A Lancia está de volta aos Ralis
A Lancia regressa ao mundo dos ralis com o Ypsilon Rally 4 HF, uma concentração de potência e agilidade nascida de uma colaboração entre a Lancia e a Stellantis Motorsport, que irá facilitar a evolução de jovens pilotos na categoria “Rally4”, fruto dos 212 CV de potência do modelo e do equipamento de competição concebido em conjunto com parceiros premium.
Foi no Centro de Provas da Stellantis em Balocco (VC) que na passada sexta-feira se realizou um Media Drive para celebrar o regresso da Marca Lancia ao mundo dos ralis. Sendo uma das pistas mais famosas para a inovação no desporto automóvel e para a afinação de modelos de alta performance, o Centro de Provas de Balocco foi palco de outro evento de alta octanagem, há algumas semanas, no qual Carlos Tavares, CEO da Stellantis e piloto experiente, testou o Ypsilon Rally 4 HF.
Luca Napolitano, CEO da Lancia, afirma: “2025 marcará o regresso da Lancia aos desportos motorizados, uma vez que pretendemos restabelecer a nossa presença nas competições desportivas contemporâneas. Com uma mistura de tradição e inovação, a Lancia olha para o futuro com paixão e ambição. Com 2026 marcado para ser o ano do Gamma, que será produzido na fábrica da Stellantis de Melfi, 2025 é dedicado ao regresso do nome HF, que aparecerá primeiro no Ypsilon e mais tarde no Gamma e no novo Delta com o ‘badge’ “HF Integrale”. Sempre que o HF é mencionado, não podemos deixar de recordar os lendários Stratos, 037 e Delta, que dominaram os ralis durante duas décadas, conquistando um total de 15 Campeonatos do Mundo em competições de Pilotos e Construtores, recorde que ainda não foi batido. Sempre fomos líderes nos desportos motorizados e nos ralis, mas agora, com a elegância e simplicidade que nos distingue, estamos a regressar nos ‘Rally4’, a categoria de desenvolvimento para os pilotos profissionais do futuro, enquanto procuramos melhorar o nosso passado com paixão e orgulho.”
A Lancia prepara-se para escrever um novo capítulo na sua história com a introdução do Ypsilon Rally 4 HF e do novo Ypsilon HF, ambos apresentados em maio último. O primeiro foi concebido para competição, contando com um motor 1.2 Turbo, de três cilindros, com 212 CV e uma transmissão mecânica de cinco velocidades com um diferencial mecânico de deslizamento limitado. A configuração de tração dianteira garante agilidade e elevado desempenho, tornando-o ideal para os jovens condutores que pretendem afirmar-se. Criada para que se aperfeiçoem os fundamentos do desporto, a categoria “Rally4” representa a paixão pura e o primeiro passo para os campeões de amanhã. Além disso, estreando-se com o Ypsilon Rally 4 HF, o “Trofeo Lancia Rally” dividir-se-á por 6 provas do Campeonato Italiano de Ralis de 2025, com os prémios individuais e de fim de época a totalizarem cerca de 300.000 euros. O Campeão do troféu terá, então, a oportunidade de conduzir o Ypsilon Rally 4 HF oficial da equipa Lancia Corse HF no Campeonato Europeu de Ralis de 2026.
Eugenio Franzetti foi colocado ao leme da Lancia Corse HF graças à sua vasta experiência no mundo do desporto automóvel. Eis o que ele tem a dizer sobre este veículo que nasceu de uma colaboração entre a Lancia e a Stellantis Motorsport: “O Ypsilon Rally 4 HF é uma homenagem à história da Lancia nos ralis. Compacto, rápido e incrivelmente agradável de conduzir, foi concebido para proporcionar emoção e entusiasmo, tal como o lendário Fulvia Coupé HF dos anos 60. Afinal de contas, ele foi criado para aqueles que querem sentir o nosso legado de coragem, inovação e vitória quando se sentam ao volante. Estamos na fase final de afinação, com a homologação prevista para 1 de janeiro de 2025 e planeamos entregar os primeiros modelos no final desse mês.”
O Ypsilon Rally 4 pode já ser encomendado através da Stellantis Motorsport Racing Shop e está disponível por 74.500 euros. Para a afinação do modelo, a marca recorreu a Miki Biasion, verdadeira lenda do desporto automóvel que, entre os anos 80 e 90, ficou indissociavelmente ligado à Lancia, tornando-se no piloto italiano mais bem-sucedido da história. Além disso, as pistas são um importante campo de testes para melhorar a tecnologia e a segurança de todos os veículos da série. No caso do novo Ypsilon, o campeão veneziano elogiou particularmente esta “transferência” que permitiu ao modelo Lancia distinguir-se em termos de reatividade, conforto e tranquilidade, tanto em traçados de montanha com vento, como em estradas urbanas. Atrás do icónico Delta da equipa Martini Racing, Biasion conquistou os Campeonatos do Mundo de Ralis de 1988 e 1989, ajudando a Lancia a tornar-se a marca mais bem-sucedida de sempre, com 10 Campeonatos do Mundo de Construtores, 3 Campeonatos do Mundo de Construtores e de Resistência, uma 1000 Miglia, duas Targa Florio e uma Carrera Panamericana.
Biasion afirma: “Se em criança sonhava com as pistas, sonhava com o vermelho de um Ferrari. No entanto, se sonhava em tornar-me piloto de ralis, então sonhava com o Lancia. Sinto-me honrado por ter trabalhado em conjunto com as equipas Lancia e Stellantis Motorsport na afinação do Ypsilon HF e do Ypsilon Rally 4. Espero inspirar todos os jovens pilotos que se fazem à estrada com o nosso Lancia Ypsilon Rally 4 HF a tornarem-se profissionais e futuros campeões. O legado de vitórias e corridas da Lancia está de volta e estou feliz por fazer parte dele.”