Henrique Chaves com corrida difícil em Monza
Henrique Chaves mostrou este domingo competitividade nas 3 Horas de Monza, mas um conjunto de circunstâncias impediram que saísse da quarta etapa da Endurance Cup do GT World Challenge Europe com um bom resultado.
O piloto de fábrica da Aston Martin Racing estava optmista para a prova realizada no ‘Templo da Velocidade’ e a qualificação mostrou que tinha motivos para isso, uma vez que o Aston Martin Vantage GT3 número trinta e quatro da Walkenhorst Motorsport estava competitivo.
A sessão que definiu a grelha de partida para a prova de três horas, dividida em três segmentos, evidenciou um grande equilíbrio de andamentos, tendo os trinta e quatro mais rápidos – num plantel de cinquenta e dois– ficado separados por cerca de um segundo. A média das melhores voltas assinadas por David Pittard, Valentin Hasse-Clot e Henrique Chaves ficou a apenas três décimos de segundo do trio mais rápido, mas isso significou ficar no oitavo posto da grelha de partida, tal as pequenas diferenças que se verificaram na qualificação.
Ainda assim, as expectativas eram positivas para a corrida, mas o arranque começou a definir algumas contrariedades para a formação do carro inglês – na confusão que se gerou na Chicane del Rettifilo, David Pittard sofreu um ligeiro toque que danificou a carroceria do Aston Martin, muito embora se tenha mantido entre os dez primeiros. No entanto, aquando das paragens nas boxes, a equipa foi perdendo tempo nas trocas de pilotos e de pneus, uma vez que o acesso à válvula do sistema pneumático que eleva os macacos estava limitado pelos danos sofridos na travagem para a primeira curva.
Para agravar a situação do trio da Walkenhorst Motorsport, em duas das passagens pelas boxes, o Aston Martin número trinta e quatro perdeu demasiado tempo por ter carros nas ‘pit-boxes’ seguintes, obrigando os mecânicos a ter de manobrar o GT britânico para poder sair, o que significou perder ainda mais tempo. Para além de tempo, num plantel tão competitivo, foram perdidas muitas posições em pista, atirando o trio onde pontifica Henrique Chaves caiu para o vigésimo oitavo posto. Quando o piloto de fábrica da Aston Martin Racing entrou em pista para realizar o derradeiro turno, imprimiu um ritmo fortíssimo, mas era difícil recuperar muitos lugares, terminando em vigésimo terceiro.
“Tínhamos um carro competitivo e penso que poderíamos lutar por um lugar no pódio, ou até algo mais. No entanto, tivemos tantas contrariedades, um toque logo no início da corrida, o tráfego nas boxes e, tudo isso junto, fez-nos perder muitos lugares e tempo. Num plantel tão forte, era impossível recuperar até às posições onde naturalmente estaríamos. Foi um fim-de-semana desapontante ao nível de resultados”, afirmou o piloto de Torres Vedras.
No entanto, Henrique Chaves sublinha a competitividade demonstrada, o que lhe dá esperança para o futuro. “Temos vindo a melhorar ao longo do ano e em Monza tivemos um carro muito performante. Tem sido um trabalho intenso da parte de todos nós na equipa e na Aston Martin Racing. Falta apenas uma corrida para terminar a temporada e estou confiante de que poderemos acabar com um bom resultado”, concluiu o português.
A próxima etapa do GT World Challenge realiza-se nos dias 28 a 30 de Novembro na Arábia Saudita, as 6 Horas de Jeddah.