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Vítor Pascoal: “A vitória em Murça foi uma das melhores da minha carreira!”

Vítor Pascoal viveu na Rampa Porca de Murça uma verdadeira saga, com o piloto de Baião a assumir o papel de herói que tudo suplantou para conquistar a glória. De um despiste no sábado que quase deitava tudo a perder, até impor no domingo a sua lei de forma imperial na competitiva Categoria GT, foi um “filme” digno de sala cheia. O triunfo reforçou a sua liderança do campeonato, ficando assim mais próximo do “tetra”.

Foi impróprio para cardíacos. E, claramente o que aconteceu com Vítor Pascoal faz jus ao dizer popular que defende que “A Sorte protege os Heróis”.

Disposto a regressar aos triunfos, depois do 2º lugar obtido entre os GT na Penha, o piloto do Porsche 991.2 GT3 CUP do Baião Rallye Team viu-se perante a oposição de um forte plantel , com a Categoria GT a ter oito pilotos na prova organizada pelo CAMI Motorsport.

E tudo ia desmoronando logo no dia inaugural da rampa: “tenho muito que agradecer à minha equipa técnica. No sábado começamos bem nos treinos, mas tivemos uma saída na primeira subida oficial, que aconteceu, não por erro meu, mas, por ter partido uma peça da direção. Os nossos técnicos fizeram um trabalho notável para recuperar o Porsche durante a noite, sendo aqui também importante o facto de nos terem cedido algumas peças, o que agradeço profundamente”, revela o piloto eu lembra que “o toque arruinou o dia de sábado e colocou-nos sobre pressão para domingo, pois fiquei obrigado a registar dois tempos nas duas subidas de prova finais para me classificar”.

Mas, se alguém estava à espera de que o tricampeão nacional em título se iria retrair e abordar a jornada decisiva à defesa, falhou a previsão redondamente. O dia decisivo desta terceira prova do campeonato viu Vítor Pascoal arribar aos 4200 metros do traçado da denominada “Serpente de Murça” disposto a presentar o publico presente com uma das melhores exibições da sua carreira.

No dia de sábado, os cinco pilotos mais lestos da Categoria GT rodaram todos muito juntos, fazendo tempos na casa  dos 2:16 a 2:19, com Pascoal a também não conseguir melhor nas duas subidas de treinos que concluiu. No domingo, mesmo em tempo de forcing final, os seus concorrentes pouco melhoraram, almejando rodar em 2:15.

E o que fez o “Sniper de Baião”?… Na 2ª Subida de Prova cravou no cronómetro a espantosa marca de 2:13.891 e, na 3ª Subida de Prova, mesmo com a parte final da rampa já sob chuva, rodou em 2:14.901, voltando a colocar em sentido todos quantos o queriam suplantar. Foi uma vitória “das antigas”: na raça, no querer e no talento!

“Abordamos o domingo com o foco em ir em busca do prejuízo e garantir uma boa posição. Como é óbvio, nem nos passava pela cabeça a vitória , mas, também não sou de deitar a toalha ao chão. Na 2ª Subida Oficial dei tudo e noa 3ª ainda tentei lutar pelo 3º lugar do pódio absoluto, mas a parte final da rampa estava molhada e tive de ser cauteloso. Mesmo assim, juntar o triunfo nos GT ao 4º posto final na geral foi magnífico. Continuamos na luta nas duas frentes e tudo faremos para alcançar os nossos objetivos”, salientou Vítor Pascoal.

Líder reforçado na tabela pontual, o piloto do Baião Rallye Team começa já a preparar a sua dupla participação no tradicional encontro anual com o Europeu de Montanha que, uma vez mais, acontecerá na Rampa Internacional da Falperra. O evento organizado pelo Clube Automóvel do Minho acontece nos dias 17,18 e 19 de Maio.

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