Viagem rumo ao “Lancia Design Day”: os veículos icónicos que inspiraram os futuros modelos
A Lancia inicou o seu percurso rumo ao evento “Lancia Design Day” de 28 de novembro: uma viagem do passado ao futuro em que a Marca irá descrever os elementos de design que inspiraram os seus três novos modelos do futuro.
São três ‘encontros’ em antecipação ao “Lancia Design Day”, evento a realizar no próximo dia 28 de novembro, o primeiro do Renascimento da Lancia, para descrever o estilo de alguns dos seus ícones do passado, modelos que inspiraram o design dos seus três futuros modelos.

Nesta viagem do passado para o futuro, as estrelas são os modelos Lancia que fazem parte do imaginário coletivo: do Aurelia ao Flaminia, dos Fulvia ao Beta HPE, Gamma, Delta, Stratos e 037. São automóveis que variam bastante entre si, alguns graciosos e elegantes, outros brutais e eficientes, mas todos partilhando de um estilo capaz de se manterem intemporais. Foi isso que os manteve belos, contemporâneos e autênticas expressões do design italiano até ao presente.
“O design e a beleza destas ‘obras-primas em movimento’ inspiraram-nos na criação dos três modelos Lancia do futuro”, afirmou Luca Napolitano, CEO da Lancia. “O conjunto inclui o novo Ypsilon em 2024, o nosso novo porta-estandarte que nos permitirá entrar no segmento de maior expressão da Europa, e o novo ‘Delta’ esculpido e musculado, em 2028, com as suas linhas geométricas que vão espicaçar os entusiastas dos automóveis de toda a Europa. Gostamos de descrever a Lancia como uma marca ‘Progressive Classic’ (‘Clássica Progressiva’), onde ‘Classic’ significa o aproveitamento e respeito para com o valor da nossa herança, e ‘Progressive’ que marca a nossa habilidade em olhar para o futuro, com ambição. A inovação e o design intemporal sempre foram os nossos valores, sendo que queremos agora acrescentar sustentabilidade e responsabilidade, colocando o cliente sempre no centro das nossas propostas. São estes os princípios de orientação do plano a dez anos do nosso Renascimento: através deles, pretendemos tornar-nos numa marca credível e respeitada no mercado europeu ‘premium’. Os protagonistas deste roteiro serão os três novos modelos Lancia do futuro que concebemos para os tornar reconhecíveis e consistentes entre si. Os três modelos irão contar com três elementos de design distintamente Lancia: o cálice, as linhas sinuosas e as formas geométricas-primitivas. Inspirado na secção frontal dos icónicos Lancia Aurelia e Delta, o novo cálice será reinterpretado num conceito moderno, mas preservando a sua característica distintiva que reúne uma linha vertical e horizontal, de modo a incluir o logótipo da Marca. Em complemento, os três novos modelos irão apresentar linhas sinuosas nas suas laterais, um elemento típico de alguns dos modelos históricos da Lancia, como o Aurelia B20. Por fim, há um terceiro elemento de design Lancia: as formas geométricas-primitivas tanto na frente como na traseira, entre as quais se destacam os faróis traseiros redondos, fazendo a ponte com o espírito mais brutal e técnico da Marca, expresso nos lendários 037, Stratos e Delta, as ‘bestas’ das corridas que dominaram o mundo dos ralis durante mais de 20 anos”.
Além da elegância e da ousadia há um terceiro elemento no design Lancia, que é o ecletismo, ou seja, a tendência para ser-se inspirado por várias fontes, até mesmo algumas contrastantes, de forma a criar algo simultaneamente harmonioso e consistente. É o que acontece, por exemplo, nas salas de estar das casas italianas que inspiraram a Lancia a criar os originais e acolhedores interiores dos modelos Gama e Beta. O mesmo requinte dos interiores pode ser encontrado no Fulvia Coupé de 1965, simultaneamente elegante, agressivo e de alto desempenho. Este é outro exemplo do ecleticismo da Lancia.



