Toyota Innovation Camp: a inspirar jovens para o sucesso na inovação
Para despertar o interesse das futuras gerações em estudos STEM e fornecer-lhes competências empreendedoras, a Toyota Motor Europe e o seu parceiro JA Europe organizaram, em outubro, a 2ª edição do Innovation Camp.
O Innovation Camp recruta estudantes do ensino secundário de toda a Europa que estão dispostos a aceitar o desafio de desenvolver soluções para os problemas de sustentabilidade que a nossa sociedade enfrenta.
O evento de 3 dias reúne jovens talentos com mentores de negócios que são colaboradores da Toyota. Cada uma das equipas participantes passa por 3 sessões de mentoria, onde os mentores ajudam os alunos a obter uma compreensão mais clara dos principais elementos de inovação e resolução de problemas. Os alunos passam por uma experiência intensa de pensamento e treino na resolução de problemas. Têm ainda a oportunidade de aprender a trabalhar em equipa com tecnologias digitais. No último dia do evento, cada equipa, apresenta o seu projeto perante mentores, júri e público em geral.
O tema do Toyota Innovation Camp 2022 foi a sociedade do hidrogénio – o futuro da indústria automóvel. O hidrogénio pode mudar a mobilidade – e está pronto para fazer ainda mais. Mudar para uma sociedade baseada no hidrogénio pode ajudar a reduzir as emissões de carbono.
10 equipas compostas por 52 alunos de 7 países – Portugal, República Checa, França, Noruega, Espanha, Turquia e Ucrânia aceitaram o desafio: como é que se pode usar o hidrogénio na sua comunidade para acelerar a transição energética e nos transformarmos numa sociedade neutra em carbono?
Equipas participantes e seus projetos
• Dreamers (Espanha): Carregador portátil movido a hidrogénio que permite que todos recarreguem os seus dispositivos
• English Forces (Ucrânia): Consciencializar sobre a nossa batalha contra as emissões de carbono usando hidrogénio
• Hydro Team (Turquia): Sistema de energia usando células de combustível de hidrogénio para pessoas que vivem na parte sul do país
• Hydrogenz (Portugal): Posto de carregamento de hidrogénio doméstico que funciona com uma rede de transporte versátil
• Hidroscope (Portugal): Transforme hidrogénio em energia para aquecer casas e abastecer carros
• Outsiders (Ucrânia): Estação de hidrogénio para reabastecer foguetes
• Revolution (Turquia): sistema de ar condicionado alimentado por hidrogénio
• Equipa Batsfjord (Noruega) VENCEDORES: Pequena cidade no norte da Noruega pode-se tornar a primeira vila de pescadores com zero emissões de carbono, substituindo os motores a diesel dos barcos de pesca por células a combustível de hidrogénio
• Team MDF (França): Estação de carregamento de hidrogénio para smartphones, laptops e bicicletas elétricas suportada por um aplicativo que localiza os mais próximos onde se pode carregar a qualquer momento e visualiza a pegada de carbono
• Team Way To Go (República Checa): Comboios movidos a hidrogénio que funcionam sem catenárias



