Falperra: Pedro Salvador regressou, “voou” e venceu!
Foi total a supremacia que Salvador exerceu com a sua “barchetta” Silver Car CS, vencendo e convencendo em todas as subidas do fim-de-semana reservadas à competição reservada ao Campeonato de Portugal JC Group.
Uma palavra para a lista de participantes particular do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group. 86 pilotos, distribuídos pelas diversas vertentes, marcam assim um recorde para a presente temporada que está a decorrer sob o signo da expansão para a modalidade.
E um nome sobressaiu por inteiro: Pedro Salvador.
Não é à toa que é considerado um dos melhores pilotos de montanha de sempre e, de cada vez que regressa à luta no CPM JC Group, traz consigo um talento extraordinário que o transforma num crónico candidato às vitórias.
Na Falperra, o piloto natural de Chaves rubricou o que gíria se intitula como “barba, cabelo e unhas”, ao levar a sua Silver Car CS à vitória na geral absoluta, sendo, de longe, o mais rápido nas seis subidas do programa e, logicamente, conquistando o tempo mais rápido, ao rodar na derradeira subida de prova em 1:53.895.
Foi com imenso prazer que voltei à Falperra e ao Silver Car CS. Encontrei a barchetta num estado evoluído de set up, de acordo com o trabalho que tinhamos feito no Masters. É um carro fabuloso na relação preço/ competitividade.Uma prova fantástica, em conseguimos um nível de performance assinalável, com uma moldura humana incrível. Obrigado a todos pelo apoio e muitos parabéns ao CAM por mais uma edição memorável. De momento esta foi uma participação esporádica. Confesso que gostava de fazer a Rampa de Boticas com este carro, pois para além de ser uma prova que se disputa mto próximo de casa, tem também um traçado mto interessante
Numa prova em que o naipe de protótipos era alargado e de grande qualidade, a conquista da segunda posição absoluta seria alcançada por um rápido e eficaz Hélder Silva, na Osella PA2000 EVO2 PA.30.

O Campeão nacional absoluto em título esteve sempre mais forte do que todos os restantes adversários e, como Salvador não está inscrito no campeonato, saiu de Braga com a pontuação máxima, o que o recoloca na coliderança, após as quatro provas já realizadas.
No final, Hélder Silva sentia-se “muito feliz com este resultado. Foi uma rampa muito intensa e muito dura. Optamos por um andamento forte, mas sempre dentro dos limites. O nosso foco foi sempre tentar vencer entre os que disputam o campeonato e cedo percebi que o Pedro Salvador estava com um andamento impressionante. Parabéns ao Pedro pela fantástica vitória. Este segundo lugar e a recolha da totalidade dos pontos acabou por tornar a Falperra numa prova perfeita para os nossos objetivos. Estamos novamente no comando do campeonato, em igualdade de pontos e com todas as condições para renovar o título absoluto no fecho da época.
Carlos Vieira (Nova 03 GSXR 1000) voltou a competir na Montanha e de novo na Falperra. Desconhecendo a barchetta, foi aumentando paulatinamente de ritmo e logrou reclamar um lugar no pódio absoluto final.
Nas contas da Divisão Protótipos B, quarto triunfo da temporada para Nuno Guimarães (Silver Car S2), que voltou a suplantar um aguerrido Joaquim Rino (BRC BR49 EVO), segundo colocado.
Na Categoria GT assistimos a uma verdadeira “batalha de gigantes”.
Se no dia inicial José Silvino Pires impôs o seu mais potente Porsche 911 GT3 R, a manhã de domingo apareceu com a confirmação da ausência do bracarense no segundo dia de competição, deixando a discussão do triunfo entregue a um duo: Gabriela Correia e Vítor Pascoal.
Este chegava invicto à Falperra e foi mais rápido do que a “Princesa da Montanha” na subida de prova realizada no sábado.

Mas a talentosa jovem de Braga esteve imparável no domingo, impondo um ritmo infernal ao seu Mercedes AMG GT4 e sendo mais rápida do que o Porsche do seu oponente nas duas subidas de prova, conquistando com todo o mérito a sua primeira vitória desta época.
“É sempre bom subir ao pódio na Falperra, mas tivemos alguns problemas no carro, desde logo o rapport de caixa, que era demasiado curto e que esgotava nas retas. Para qualquer piloto, disputar esta prova é uma emoção especial e, além disso, saímos daqui com mais uma pontuação importante para o nosso campeonato”, afirmou na final a jovem piloto do JC Group Racing Team.
Pascoal terminou em segundo, um bom resultado operacional sobretudo pela recolha de pontos que o solidifica na liderança da tabela pontual dos GT. Já o regressado Pedro Marques (Porsche 991 GT3 CUP) rubricou uma boa exibição, premiada com o terceiro posto final.
Nas lides competitivas da Categoria Turismo, a Falperra voltou a trazer de volta um Joaquim Teixeira verdadeiramente imperial.
O piloto transmontano do Cupra TCR construiu o seu justo triunfo na Categoria e, logicamente na Divisão T2, mercê sobretudo de uma subida inicial de prova fantástica, onde colocou os opositores a mais de 4 segundos.

“Cumpri os objetivos com que vim para a Rampa da Falperra. Consegui vencer novamente a categoria Turismos, e a Divisao Turismos 2 alem das vitorias no grupo e classe. Foi um pleno vitorioso. Nao foi facil devido à competitividade dos meus adversários e os problemas no Cupra nas duas subidas de domingo. Estou satisfeito, e agora vamos partir para a próxima prova com objetivo de nova vitoria”, afirmou Joaquim Teixeira.
No domingo geriu a vantagem e conquistou assim a segunda vitória da temporada, na frente de Luís Nunes (Skoda Fabia R5), que dominou a Divisão T1 e de Pedro Silva (Audi RS3 LMS) que para além do pódio na categoria, foi 2º na Divisão 2.
Quanto às referidas divisões, Manuel Pereira (Mitsubishi Lancer EVO) e Pedro Marques (Subaru Impreza WRX) secundaram Luís Nunes na T1, enquanto Paulo Silva (Audi RS3 LMS) garantiu o 3º posto na T2.
Na Divisão Turismo 1, voltamos a assistir a um duelo incrível entre Bruno Carvalho (Citreon Saxo) e Parcídio Sumavielle (Renault Clio RS R3), com Carvalho a triunfar com apenas 1,4 segundos. O regressado Carlos Silva (Renault Clio RS R3) assinou uma exibição de fino recorte, coroada com o 3º lugar final.
O Campeonato ruma agora até ao “teto” de Portugal Continental. No último fim-de–semana de Maio será tempo de iniciarmos a segunda metade do campeonato, com a Rampa Covilhã Serra da Estrela.




