Trending

C. Santos alarga família elétrica com Mercedes EQB

A C. Santos alargou a gama elétrica com o novo Mercedes EQB. A variante 100% elétrica do GLB aumenta a oferta da gama de modelos totalmente elétricos da marca Mercedes-EQ e destaca-se por poder transportar até sete passageiros. A família de Sónia Araújo já experimentou as vantagens do novo modelo zero emissões.

O Mercedes EQB irá estar em portas abertas no showroom da Boavista da Sociedade Comercial C. Santos até amanhã (sábado, dia 29). Entre as 10h00 e as 19h00, os interessados podem ver de perto e experimentar este novo SUV compacto premium. Além disso, toda a restante gama de modelos 100% elétricos da Mercedes-EQ está disponível na Boavista para apreciação: EQA, EQC e, até, o exclusivo EQS (este último apenas no sábado).

Quem já o experimentou foi a apresentadora de televisão Sónia Araújo. Como se pode ver num curto filme, a embaixadora Sociedade Comercial C. Santos transportou, com todo o conforto, até sua casa não só os filhos e o marido, como os membros de quatro patas da família: a Mel e o Simba, dois cães Castro Laboreiro. “Com sete lugares e 423 km de autonomia, o novo Mercedes EQB é 100% elétrico e 100% compatível com o meu mundo. Venha conhecê-lo na Sociedade Comercial C Santos. Para uma nova dimensão”, a frase com que Sónia Araújo remata o vídeo.

O EQB é o quarto modelo 100% elétrico da Mercedes-Benz e a ofensiva de lançamentos vai manter-se. Ainda no primeiro semestre chegará o EQE e, mais perto do virar do ano, será a vez do EQS SUV. Com possibilidade (opcional) de transportar até sete ocupantes, o EQB é a variante 100% elétrica do GLB. O EQB é, portanto, amigo do ambiente, flexível e adequado para o uso diário sem qualquer restrição.

O modelo integra a típica grelha de painel preto da Mercedes-EQ com estrela central. Outro elemento de design distintivo do mundo dos modelos elétricos da marca é a contínua faixa de luz nas secções dianteira e traseira.

Com 4684 mm de comprimento, 1834 mm de largura, 1667 mm de altura e uma distância entre eixos de 2829 mm, o EQB destaca-se pelo espaço generoso a bordo.  Os dois bancos na terceira fila podem ser utilizados por passageiros com altura até 1,65 m e também permitem a instalação de cadeiras de crianças. O compartimento de bagagens tem um piso plano e é espaçoso: o volume do compartimento de bagagens vai de 495 a 1710 litros ou de 465 a 1620 litros (capacidades das versões de cinco e de sete lugares, respetivamente).

O tablier de grandes dimensões tem um recorte na zona do condutor e do passageiro dianteiro. O condutor tem à sua disposição um Cockpit Panorâmico, com controlo e indicação através do MBUX (Mercedes-Benz User Experience).

A primeira versão do mais recente modelo Mercedes-EQ é a EQB 350 4MATIC de 215 kW/292 cv e 520 Nm de binário. Com este propulsor, o modelo de quatro rodas motrizes atinge os 100 km/h em 6,2 segundos, com uma velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 160 km/h.

O EQB 350 4MATIC tem bateria de 66,5 kWh e oferece uma autonomia de até 432 km (consumos WLTP de 19,2 kWh). A bateria pode ser carregada em 5h45 (de 10% a 100%) numa wallbox ou num posto de carregamento público (corrente AC com uma potência de 11 kW) ou 32 minutos (de 10% a 80%) num posto de carregamento rápido (corrente DC de 100 kW).

Está disponível a partir de 64 950 euros. O equipamento de série é bastante completo. Tem linha Progressive – incluindo faróis LED de alto desempenho, câmara de marcha atrás, sistema multimédia MBUX, navegação em disco rígido, rádio digital e portão traseiro EASY-PACK. O EQB terá, mais tarde, versão 250 (duas rodas motrizes), com 190 cv.

Os modelos eletrificados (conhecidos como xEV no universo Mercedes-Benz) têm ganho importância na marca. Em 2021, os veículos híbridos plug-in (PHEV), em conjunto com os modelos elétricos tiveram, novamente, grande relevância nas vendas da Mercedes-Benz Portugal (todas as concessões a operar no nosso país), com um crescimento de 23% face a 2020 (4402 unidades vendidas em 2021, contra 3579 no ano anterior). Com este resultado, foi mantida a liderança em Portugal neste importante segmento em crescimento em todo o mundo.

Atualmente, os xEV representam 38,7% das vendas da Mercedes-Benz. Hoje, mais de 80% das encomendas dos modelos Classe C, GLC (SUV e Coupé), Classe E e GLE (SUV e Coupé) são modelos PHEV.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo