Velocidade

GT3 Cup: Carlos Vieira vence Corrida 1 no Estoril

Carlos Vieira venceu a primeira corrida da terceira jornada da GT3 Cup, no circuito do Estoril, depois de ter apanhado um valente susto, quando esteve muito perto de ficar na gravilha, ao apanhar óleo na pista na reta interior, libertado por outro concorrente. Perdeu aí a liderança para Francisco Carvalho, numa altura em que José Rodrigues estava já fora de “combate” (problemas de motor), mas depois recuperou para subir ao lugar mais alto do pódio.

“Estive mesmo quase a bater, mas consegui safar-me e voltar à pista no segundo lugar. Depois ainda tinha 8 minutos para lutar pela vitória e alcancei o objetivo, pois o carro estava perfeito”, contou Carlos Vieira que dominara a corrida desde o arranque, cavando uma diferença de 6 segundos para a concorrência. De início, José Rodrigues apossou-se do segundo lugar, mas quando o motor do seu carro começou a falhar, chegando mesmo a desligar-se, caiu para além da décima posição. “Foi pena, mas são coisas das corridas e hoje calhou-me a mim. Vamos ver se resolvemos o problema para a segunda corrida”, referiu, desalentado, o piloto de Braga que ainda logrou, depois, terminar no oitavo lugar.

Francisco Carvalho chegou a ter esperanças de repetir a vitória de Braga quando viu, à sua frente, Carlos Vieira em situação de apuro com o óleo libertado na pista pelo carro de Luís Rocha: “Sim, o triunfo chegou a passar-me pela cabeça, mas cometi dois erros, primeiro na parabólica interior e depois na curva 3, quando faltava uma volta. Aí fiz sinal ao Carlos para passar, pois a vitória dela era mais do que merecida e não ia estar ali a arriscar. O segundo lugar foi bom para mim”, confessou o piloto da Guarda.

Muito certinho, Vasco Barros subiu ao terceiro lugar do pódio, destacado do adversário mais direto. “Tentei ganhar ritmo e andei sempre no máximo possível. A situação de óleo na pista não me atrasou e como nunca estive submetido a grande pressão, foi só gerir a minha posição até final, até porque o comportamento do carro começava a degradar-se”, declarou o piloto da VLB Racing.

Luís Rocha estava a fazer uma corrida notável e era quinto classificado, o que significava a liderança da categoria AM, mas acabou por ser traído por um problema de motor, forçando-o ao abandono. Jorge Areia terminou em quarto e com a vitória na categoria GD, depois de uma corrida feita de trás para a frente. “A qualificação não correu bem, mas sabia que com um pouco de calma na corrida poderia evoluir e chegar-me mais à frente. E assim aconteceu, cumprindo o objetivo de ser primeiro na categoria”, comentava. João Vieira foi segundo classificado (“correu tudo bem e esta segunda posição é ótima”, disse) da mesma categoria, na frente de Rui Silva, que declarou, no final: “A caixa de velocidades estava a falhar, o que me atrasou um pouco de início, mas depois consegui recuperar e este lugar no pódio foi ótimo”.

Na categoria AM o primeiro lugar pertenceu a Alexandre Martins, que seguiu uma estratégia acertada, como confidenciou: “Procurei não forçar muito o carro e ver como as coisas se passam à minha frente, seguindo atrás do Mário Silva. Isso foi meio caminho para fazer uma boa corrida. O carro estava ótimo e só tenho que agradecer à Araújo Competições e à Racar”. João Posser, segundo classificado da mesma categoria, não escondia a sua satisfação: “No arranque passei logo de 16º para 9º e depois foi andar certinho, e sem ninguém por perto, até ao fim”.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo