Velocidade

Toyota domina nas 24 Horas de Le Mans

A Toyota alcançou uma indiscutível vitória e ‘dobradinha’ nas 24 Horas de Le Mans, na estreia dos novos hypercar, impondo os seus GR010 com o # 7 de Kamui Kobayashi, Mike Conway e José Maria Lopez a chamaram a si o triunfo pela primeira vez na carreira.

A tripla do Toyota # 7 bateu Kazuki Nakajima, Sébastien Buemi e Brendon Hartly no # 8, os vencedores da prova do ano passado. Uma prova em que a equipa de Colónia apenas sofreu uns sustos, começo da prova, quando Buemi sofreu um toque do Glikenhaus de Oliver Pla, e também já este domingo quando o sistema de alimentação de combustível dos dois GR010 deu algumas dores de cabeça.

A Alpine levou o seu A480 ao terceiro lugar final, apesar de Mathieu Vaxiviére cometer o seu único erro durante toda a prova, tal como Nicolas Lapierre no começo da prova. Mas depois a equipa recompôs-se e bons turnos dos dois franceses e de André Negrão, juntamente com um ‘iimming’ de situações de ‘safety-car’ que não ajudaram a Glinkenhaus, apenas fez com que Franck Mailleux, Romain Dumas e Oliver Pla se tivesse de contentar com a quarta posição no # 708. Mesmo um feito, depois dos incidentes do começo da prova, e apesar da estrutura norte-americana ser privada, pequena e um projeto com muito menos meios do que as rivais, sem ter ainda assegurado o resto do Campeonato do Mundo de Endurance.

Em LMP2 a prova parecia caminhar para uma ‘dobradinha’ da WRT. Mas Le Mans provou mais uma vez ser pródiga em drama, e quando já se celebrava a vitória de Yfei Ye, Robert Kubica e Louis Deletraz, o Oreca 07 Gibson # 41, no final da prova pelo piloto chinês, deteve-se a algumas curvas da meta na derradeira volta da corrida, entregando a vitória ao Oreca # 31, de Robins Frijns, Charles Milesi e Ferdinand Habsburg. Um resultado que confirma o bom trabalho da equipa belga, que dominou a categoria na segunda metade da prova. O azar de uns foi a sorte de outros, pois o Oreca # 28 da JOTA Sport de Stoffel Vandoorne, de Tom Blomqvist e Sean Gleael, foi segundo e apenas a sete décimas do vencedor, com o Oreca # 65 da Panis Racing, confiado a Will Stevens, James Allen e Julien Canal a terminar em terceiro.

Infelizmente desta vez os pilotos portugueses não foram felizes. António Félix da Costa começou fulgurante liderando a categoria e chegando a rodar no segundo lugar absoluto, antes de Anthony Davidson se atrasar ao ter um percalço no sábado que ‘afundou’ o Oreca # 38 da JOTA Sport na classificação. O piloto de Cascais fez depois um ‘forcing’ que o levou até à oitava posição, e quarta em termos de campeonato, ‘salvando’ pelo menos pontos importantes para o FIA WEC. Já Filipe Albuquerque teve um fim de semana mais complicado, pois para além de partir apenas de 12º da categoria, viu Fabio Scherer envolver-se em alguns incidentes que acabariam por fazer o Oteca # 22 ‘afundar-se’ na classificação, sendo apenas 18º em LMP2.

A categoria GTE Pro ficou decidida o começo de domingo, com Côme Ledogar, James Calado e Alessandro Pierguidi a alcançarem um triunfo indiscutível aos comandos do Ferrari 488 # 51 da AF Corse, que nem um ‘forcing’ final de Antonio Garcia conseguiu impedir. No Corvette C8.R # 63 o espanhol, Jordan Taylor e Nick Tandy tiveram de contentar-se com o segundo posto, à frente do Porsche RSR-19 # 92 de Kevin Estre, Neel Jani e Michael Christensen. Infelizmente Álvaro Parente não conseguiria terminar a prova nesta categoria, devido aos muitos problemas que deu o Porsche RSR # 72 da HubAuto, que dividiu com Dries Vanthoor e Maxime Martin, e que Vanthoor tinha colocado na ‘pole-position’. Já em GTE Pro a vitória não fugiu ao Ferrari 488 # 83 da AF Corse, que Nicklas Nielsen, François Perrodo e Alessio Rovera conduziram soberbamente, batendo Dylan Pereira, Felipe Fraga e Ben Keating, no Aston Martin Vantage # 33 da TF Sport .

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