Velocidade

Kobayashi coloca Toyota na “pole” em Le Mans

Kamui Kobayashi não perdoou quando chegou a hora da verdade, conquistado a HyperPole para as 24 Horas de Le Mans, ao rodar em 3m23,900s no Toyota GR010 # 7, batendo por 0,295s Brendon Hartley, no Toyota # 8, confirmando o favoritismo dos dois Hypercar da marca japonesa face ao Alpine A480 e aos Glinkenhaus.

Já Nicolas Lapierre teve de se contentar com o terceiro lugar da grelha de partida para a corrida que se inicia no sábado, ao gastar mais 1,674s que Kobayashi. Olivier Pla quase batia o seu compatriota no Glinkenhaus 007 LHM # 708, mas teve de se contentar com o quarto registo, a mais de sete décimas da HyperPole. Ryan Briscoe ‘fechou’ o lote dos cinco protótipos da categoria superior e também os cinco primeiros lugares do ‘grid’.

Já em LMP2 a luta foi intensa, mas António Félix da Costa fez aquilo que já fizera no terceiro treino livre e na qualificação de quarta-feira, ao garantir a melhor marca e um lugar na terceira fila da grelha de partida absoluta, depois de realizar uma volta ao traçado de La Sarthe em 3m27,950s no Oreca 07 Gibson # 38 da JOTA Sport, batendo por cinco décimas Louis Deletraz, o segundo mais rápido da categoria no Oreca # 41 da WRT, com Julien Canal a ser quarto no Oreca # 65 da Panis Racing, diante de Nyck de Vries no Oreca # 26 da G Drive e de Nicolas Jamin, no Oreca # 32 da United Autosports.

Mas Félix da Costa não será o único português a arrancar da ‘pole-position’, pois também Álvaro Parente o fará. Não que o piloto do Porto tenha feito o melhor tempo da categoria GTE Pro, mas porque o seu companheiro de equipa Dries Vanthoor, no Porsche 911 RSR-19 # 72 da HubAuto, o conseguiu, com uma volta em 3m46,882s, batendo por duas décimas Daniel Serra, no Ferrari 488 GTE # 52 da AF Corse, e por mais uma segundo Tommy Milner, no melhor dos Corvette C8.R, o # 64. O top cinco completou-se com Alessandro Pierguidi, no Ferrari # 51 da AF Corse e porGianmaria Bruni, no Porsche 911 RSR # 91 da Porsche Racing Team.

Finalmente em GTE AM, a ‘pole’ foi para Julien Andelauer no Porsche 911 RSR # 88 da Dempsey Proton, com uma volta em 3m47,987s, superando em quase seis décimas o Porsche 911 RSR # 86 da GR Racing.

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