Joaquim Rino soma novo pódio em Santa Marta
Cada vez mais confiante no seu novo BRC BR49 EVO, o piloto de Porto de Mós assinou uma exibição forte em Santa Marta, alcançando na prova do Clube Automóvel da Régua mais um justo terceiro lugar a Divisão Protótipos B, a que juntou novo Top 5 absoluto no Campeonato de Portugal de Montanha JC Group.
A quinta prova da temporada assistiu a uma das melhores exibições da época de Joaquim Rino. Aos comandos do BRC BR49 Evo com as cores da Articimentos e preparado pela FR Power, o consagrado piloto esteve muito sempre muito consistente, tirando bom partido do seu protótipo, que, à parte de um pequeno problema com a alavanca da caixa de velocidades, apresentou excelentes índices de fiabilidade. O carro tinha sofrido alterações técnicas antes da viagem até Santa Marta de Penaguião, de modo que o piloto da região Oeste se pudesse sentir mais confiante e capaz de extrair todo o “sumo” da sua nova “montada”.
Agora que está mais habituado ao protótipo, que exige uma afinação perfeita, muito sensível, e como tal a exigir da parte de Rino um período de adaptação mais prolongado, de modo a extrair todo o seu potencial, dada a enorme carga aerodinâmica do BRC BR49 Evo.
“Foi um fim-de-semana fantástico. Tivemos um pequeno percalço na caixa de velocidades na manhã de domingo. Mas antes e depois disso, correu tudo bem, com o BRC a estar nas melhores condições, dando-me confiança para tornar o meu ritmo mais intenso”, assinalou o piloto de Porto de Mós, que destacou o facto de ter “melhorado os tempos subida a subida, o que diz bem do potencial que ainda tenho para extrair deste RC. É um protótipo fantástico e, com o tempo, vai-me permitir ser ainda mais rápido. Fui sempre muito consistente e só na última subida é que não melhorei porque senti que o carro estava a escorregar um bocadinho mais, mas correu tudo bem”.
A evolução na condução do BRC é um dos fatores que Joaquim Rino considera para os resultados e os tempos que vem realizando nas provas mais recentes, e que em Santa Marta foi mais uma vez determinante para a classificação alcançada. Isto apesar de ainda não extrair todo o potencial do seu protótipo: “Nuns locais sim, noutros ainda não consigo extrair toda a potência do carro. Mas estou a adaptar-me cada vez mais ao carro para dele retirar tudo quanto tem. Precisava de ter tempo para mais testes, mas a minha vida profissional é muto intensa e acabo por me sentar no BRC apenas nos fins-de-semana de competição. Felizmente, conto com o apoio da FR Power que tudo faz para que possamos evoluir”.
Menos de três semanas separam Joaquim Rino do próximo desafio. Será nos dias 24 e 25 de julho que o Targa Clube terá a responsabilidade de organizar a edição 2021 da Rampa do Caramulo, sexta prova da temporada, prova e que o piloto da Articimentos quer “tentar ser ainda mais rápido e, quem sabe, alcançar o melhor resultado da época.