Armando Carvalho lidera o Rali Alitém
Piloto do Mitsubishi Lancer comanda a prova desde o início. Fernando Peres venceu a City Stage mas abandonou no segundo troço. Líder do campeonato, André Cabeças, é oitavo.
Aos comandos de um Mitsubishi Lancer Evo V, Armando Carvalho e Ana Santos, estão no comando do Rali Alitém, após a realização da etapa inaugural da competição organizada pela Escuderia Castelo Branco. A dupla lidera a classificação geral, com 6,6 segundos de vantagem sobre os segundos classificados, Rui Madeira e Liliana Costa, que também correm com um Mitsubishi Lancer, mas a versão Evo IX. Rui da Silva Santos e João Sebastião, em Subaru Impreza, ocupam o terceiro lugar da classificação absoluta.
A manhã cinzenta e a chuva miúda que caiu antes da hora de almoço ainda deixou as equipas na expectativa. Os reconhecimentos tinham sido feitos com o tempo e o piso secos e esta alteração da meteorologia podia implicar mudanças na forma de abordar as participações de cada formação no Rali Alitém. Contudo, o sol impôs-se e a tarde de competição foi marcada pelo tempo seco e o muito pó que se levantou nos troços de terra na região de Albergaria dos Doze.
A acção começou com a City Stage que animou o público na Pista de TT do Arnal. Ao longo de pouco mais de 600 metros as equipas concorrentes no Rali Alitém preocuparam-se em dar espectáculo, pois esta classificativa não contava para as contas da prova.
Assim, e cumprida esta especial, que foi ganha pela dupla Fernando Peres/José Pedro Silva (Mitsubishi Lancer Evo IX), a caravana mudou entrou em modo contra o cronómetro. Aí, Armando Carvalho foi quem levou a melhor. O piloto entrou a todo o gás e venceu na primeira passagem por S. Simão de Litém. Contudo, a vantagem conquistada foi de apenas um segundo para Peres e 3,3 segundos para Rui Madeira, que estabeleceu a terceira melhor marca.
Com diferenças tão curtas, a segunda passagem por este troço seria decisiva para definir a classificação da primeira etapa. Neste, Fernando Peres acabou por não ser feliz. O portuense deu sofreu um acidente, felizmente sem consequências para piloto e co-piloto, e teve de abandonar. Logo atrás, Carvalho e Madeira não puderam fazer a especial em condições normais e receberam tempos nominais. Perante este incidente, os dois pilotos receberam tempos nominais e, posto isso, mantiveram as duas primeiras posições no Rali Alitém.
No final do dia, Armando Carvalho, líder da prova, fazia um balanço positivo da primeira etapa. “O dia correu-nos bem. Conseguimos entrar num bom ritmo. O carro está a portar-se de forma impecável. Há uns pequenos acertos que temos de fazer mas que são normais nas corridas. Saiu-nos muito bem e só foi pena, na segunda passagem, termos apanhado um concorrente que saía à nossa frente porque teve a infelicidade de dar um pequeno toque e tivemos de parar. Mas estamos a gostar muito. O rali é muito giro, os troços são muito bonitos.”
Se na classificação geral, o destaque vai para Armando Carvalho, que também lidera a categoria P3, em P1 é Paulo Correia (Renault Twingo R2) quem está na frente. Em P2 é Luís Almeida (Fiat Stilo) quem ocupa o primeiro lugar. Em X1, Gonçalo Figueira (Citroën AX) supera a concorrência, enquanto Gonçalo Henriques faz o mesmo mas em X2. Rui da Silva Santos leva o seu Subaru ao topo da classificação X3.
Amanhã, dia 4 de julho, as equipas têm mais quatro especiais pela frente. Os pilotos vão passar duas vezes nos dois troços escolhidos pela organização, Albergaria dos Doze e Santiago de Litém. Este é o dia de prova mais longo com um total de 46,64 km contra o cronómetro. O primeiro piloto a ir para a estrada sai do parque fechado às 9h30 e o vencedor deverá ser conhecido ainda antes das 15 horas.