Fim de semana atribulado em Boticas para Joaquim Rino
Problemas mecânicos no BRC BR49 EVO limitaram o andamento do piloto da Articimentos. No entanto, a sua garra permitiu limitar perdas e garantir mais um pódio na Divisão Protótipos B.
À chegada à Rampa Internacional de Boticas, o piloto de Porto de Mós estava muito focado em dar continuidade à adaptação ao novo protótipo, ciente de que “a condução deste BR49 EVO é muito diferente da do meu carro anterior. Não é apenas mais potente, mas também exige um enorme conhecimento para se conseguir colocar as melhores afinações. Tenho a perfeita noção de que esta será sempre uma época de evolução contínua, mas também e como sempre, quero estar na discussão dos lugares cimeiros e dos títulos. Está no meu ADN!”.
Mas, logo na jornada de sábado e após ter utilizado as subidas de treinos para a necessária adaptação, aconteceu o pior. Um dos veios do diferencial do BRC BR49 EVO partiu, mercê da quebra de dois parafusos que se meteram entre os carretos, já no decorrer da primeira subida de prova, forçando o piloto a parar de imediato. Uma viagem relâmpago a Braga, permitiu recolher um novo componente e depois coube à equipa técnica da FR Power “dar no duro” e trabalhar noite dentro, para conseguir que Joaquim Rino alinhasse no segundo e decisivo dia de competição.
A jornada de domingo foi feita com “especial cuidado. Sabia que tinha de realizar dois tempos nas duas subidas de prova para conseguir pontuar. Depois, a chuva, juntamente com alguma cautela para não voltar a danificar a mecânica, fizeram com que eu rodasse sempre abaixo dos limites, garantindo assim o objetivo mínimo, sempre a pensar nas contas do campeonato”, reconheceu Joaquim Rino.
O piloto sentiu ainda que “o carro não parecia ter ficado a 100%, estando com alguns barulhos no motor que poderá ter ficado danificado. Vamos ver. Agora, a FR Power vai envidar todos os esforços para verificar tudo e preparar o carro ao mais alto nível para a Covilhã, onde espero poder rodar forte, num traçado que me agrada”, realçando que “do mal o menos, já que conseguimos um pódio na Divisão Protótipos e continuamos assim na luta pelo título”. Agora será a jornada “em casa”. No último fim-de-semana de Maio, o CPM JC Group disputará a Rampa Covilhã Serra da Estrela e a FR Power vai dar tudo para dar continuidade a esta senda de sucesso.