Tudo a postos para a 4ª temporada da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA!
A competição da responsabilidade das duas filiais ibéricas da marca do leão está de regresso para seis jornadas emocionantes.
É inegável o sucesso das anteriores três épocas desta iniciativa de ralis, algo que voltou a comprovar-se em 2020, ano em que a discussão dos títulos se prolongou até à sua derradeira jornada, após uma época atípica com quatro ralis. São, por isso, expectáveis novas lutas entre os múltiplos Peugeot 208 Rally4 que são esperados para a Temporada 4 da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA, iniciativa que voltará a dar acesso a um aliciante Prémio Final: um programa oficial, em Portugal ou Espanha, aos comandos de um carro da nova categoria ‘Rally 2’.
Do calendário da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2021 fazem parte seis eventos, três em Portugal (em terra) e três em Espanha (asfalto), com a particularidade de voltar a incluir duas jornadas pontuáveis para o Mundial de Ralis e mais uma do Europeu da especialidade.
No terreno com a logística da Sports & You, a PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2021 iniciar-se-á, assim, no final de abril, no Rali Terras d’Aboboreira, seguindo-se o Vodafone Rali de Portugal (WRC) em maio e o Rally de Ourense, em julho. Após o interregno de Verão, a copa regressa às estradas em setembro para duas provas, o Rally Princesa de Astúrias e o Rally Serras de Fafe e Felgueiras, terminando-se a época no Rally RACC Catalunya – Rally de España. No final destes seis eventos discutidos ao volante dos competitivos Peugeot 208 Rally4 conhecer-se-ão os sucessores de Pedro Antunes / Pedro Alves, os Campeões de 2020.
“É com enorme satisfação que anunciamos o calendário desta que será a quarta época da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA. Esta iniciativa transporta os valores da marca PEUGEOT, tem-se revelado um enorme sucesso e tem marcado de forma indelével a modalidade rainha da competição automóvel, os ralis, na Península Ibérica. Não só o PEUGEOT 208 Rally4 se mostrou, como esperávamos, um carro vencedor – à semelhança do novo 208 de série – que entusiasma inúmeros pilotos e equipas, como a competitividade e a discussão dos títulos tem animado os Campeonatos nacionais. É claro, nestes fatores de sucesso não posso deixar de referir a contribuição para o lançamento de novos nomes nos ralis, ou para a confirmação de outros que, com esta nossa iniciativa, conseguiram implementar programas desportivos bastante sólidos,” refere Jorge Tomé, Brand Manager da PEUGEOT Portugal.
Prémio final aliciante: um programa oficial para 2022
Alicerçada em três temporadas repletas de emoção, protagonizadas pelo PEUGEOT 208, com elevados números de equipas e decisões sempre adiadas até às últimas provas, a PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2021 mantém os seus trunfos e volta a apostar num volume significativo de prémios, com distribuição feita por prova, e que ascendem a um valor total de 120 mil euros.
Merecedor também de destaque é o Prémio Final a atribuir ao Campeão de Pilotos, que se traduzirá num programa oficial para 2022, num campeonato de ralis em Portugal ou Espanha, aos comandos de um modelo da categoria Rally 2, viatura de competição que também terá o selo da Stellantis Motorsport.
“Depois de a dupla portuguesa Pedro Antunes / Pedro Alves ter conquistado esse mesmo prémio na temporada de 2020, a PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA irá oferecer aos seus sucessores um programa oficial em tudo semelhante, a implementar em Portugal ou em Espanha”, explica José Pedro Fontes, responsável da Sports & You. “Volto a destacar o reconhecimento desta iniciativa de ralis ibérica, reforçando a mensagem junto dos nossos clientes da Competição Cliente, de que temos uma estratégia sustentada e bem definida para os ajudarmos a alcançar o patamar de topo da modalidade. O processo inicia-se com o 208 Rally 4 da copa, integrado na categoria ‘Rally 4’, seguindo-se o prémio com um modelo da categoria ‘Rally 2’, que poderá levar a uma potencial ascensão à categoria máxima dos ralis, o futuro grupo ‘Rally 1’”.
“Em termos de participantes, considerando o volume de viaturas já entregues, quer no ano passado, quer nesta época de defeso, contamos com listas de participantes bastante robustas. Quanto a nomes, teremos que aguardar pela definição da lista de inscritos para a primeira prova da época, o Rali Terras d’Aboboreira”, acrescentou.
CALENDÁRIO DA PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2021*
30 abril a 1 maio | Rali Terras d’Aboboreira | Terra | Portugal |
20 a 23 maio | Vodafone Rally de Portugal (1ª Etapa) | Terra | Portugal |
16 a 17 julho | Rally de Ourense | Asfalto | Espanha |
10 a 11 setembro | Rally Blendio Princesa de Astúrias | Asfalto | Espanha |
24 e 25 setembro | Rally Serras de Fafe e Felgueiras (1ª Etapa) | Terra | Portugal |
15 e 16 outubro | RACC Catalunya/Rally de España (1ª Etapa) | Asfalto | Espanha |
* Nota: dependente das eventuais condicionantes inerentes aos “Estados de Emergência” que possam vir a ser implementados em ambos os países, decorrentes da evolução da pandemia.