Arctic Rally Finland: Ott Tanak domina e vence na Lapónia
Mercê de um domínio forte, o estoniano Ott Tanak, num Hyundai i20 WRC, assegurou a sua primeira vitória da época 2021 no Rali do Ártico Finlândia uma “imaculada” vitória, voltando à luta pelo título depois da “partida em falso” no Monte-Carlo. O piloto oficial da marca coreana liderou a 2.ª prova do WRC desde a primeira à última especial, vencendo metade das classificativas realizadas. Acompanhado pelo seu co-piloto Martin Järveoja , Tanak assinou o 14º triunfo da carreira no Mundial.
Imprópria para cardíacos foi a luta pela segunda posição. o “jovem lobo” Kalle Rovanperä almejou voar no seu Toyota Yaris WRC e levar de vencida o belga Thierry Neuville, terminando num brilhante 2º lugar, conquistado por apenas 2,3 seg (!), naquela que é a sua melhor classificação de sempre, na curta carreira no WRC. Para além do 2º posto, Rovanpera venceu a Power Stage e é agora líder do Mundial com 4 pontos de avanço sobre Neuville. O Belga esteve soberbo e assegurou mais um excelente resultado, repetindo “a dose” da abertura de época no Mónaco, parecendo que está a apostar na regularidade para conseguir chegar a um título mundial que tem perseguido sem sucesso. O seu 3º posto foi ainda precioso para a Hyundai na luta pelo titulo de Construtores.
De vota à ação, Craig Breen acabaria por levar o Hyundai i20 Coupe WRC à quarta posição final, vencendo o “duelo” britânico travado com Elfyn Evans. Autor de dois melhores registos durante a prova, o vice-campeão mundial em título manteve desde o inicio a quinta posição da geral e certamente se focalizou mais em levar o Yaris a bom porto, pensando sobretudo nas “contas” do campeonato, onde ocupa, a par do seu colega de equipa Sébastien Ogier (20.º), o terceiro lugar na tabela pontual. Depois do seu abandono por despiste no final do dia de ontem, o campeão mundial acabaria por voltar à competição e almejou assegurar um magro um ponto na Power Stage.
Uma palavra para as magníficas exibições de Oliver Solberg (Hyundai i20 Coupe WRC) e de Takamoto Katsuta (Toyota Yaris WRC). O japonês foi 6º e demonstrou uma velocidade fantástica a que aliou uma segurança de ferro, terminando no 6º lugar. Uma posição atrás, Oliver Solberg fez da sua estreia entre os grandes um momento que, mais do que promissor, antevê que o filho de Peter Solberg vai rapidamente reclamar um lugar ao sol no WRC.

Lappi imperial na luta pelo triunfo entre os WRC 2
O finlandês Esapekka Lappi num VW Polo GTI R5 da equipa Movisport liderou a prova finlandesa de “de costa a costa”. A sua exibição fez, uma vez mais provar que é piloto de Mundial e que merece ter lugar nas equipas de fábrica. No Ártico, Lappi não deu veleidades à concorrência e quem mais se aproximou, mesmo que a muita distância, foi Andreas Mikkelsen (Skoda Fabia Rally2 evo). O pódio da categoria fechou com mais um VW polo GTI R5, tripulado pelo russo Nikolay Gryazin.

Teemu Asunmaa (Skoda Fabia Rally2 evo) conquistou a vitória no WRC3, categoria em que o co-piloto português Hugo Magalhães navegou o VW Polo GTI R5 do saudita Rakan Al-Rashed até à 11.ª posição nesta categoria e o 29.º lugar na geral.
A próxima prova do WRC será o Rali da Croácia, que se disputará entre os dias 22 e 25 de abril.
