Ford Europa aposta tudo nos veículos elétricos
A Ford Europa aposta tudo nos veículos elétricos com vista a uma rentabilidade sustentável. A fábrica de Colónia da marca norteamericana iniciou um transformação de mil milhões de dólares.
A Ford está a dar um passo significativo na sua transformação europeia com o compromisso de apostar tudo nos seus veículos elétricos de passageiros e de crescer substancialmente na eletrificação do seu já líder negócio de veículos comerciais. A marca comprometeu-se com o facto de que, em meados de 2026, a totalidade da sua gama de modelos de passageiros na Europa terá uma capacidade de emissões zero, em configuração totalmente elétrica ou híbrida plug-in, tornando-se, em 2030, uma gama exclusivamente elétrica.
De uma forma similar, toda a gama de veículos comerciais da Ford terá, já em 2024, uma capacidade de emissões zero, com recurso a motores 100% elétricos ou híbridos plug-in. Em 2030, dois terços das suas vendas de veículos comerciais deverão ser de veículos 100% elétricos ou híbridos plug-in. Este anúncio surge no seguimento da notícia do regresso da Ford à rentabilidade na Europa, alcançada no quarto trimestre de 2020, e de um grande investimento no domínio da eletrificação. A Ford anunciou que está a investir a nível global, e até 2025, pelo menos 22 mil milhões de dólares em eletrificação, quase o dobro do valor previamente alocado aos veículos elétricos.
“Reestruturámos com sucesso o nosso negócio e regressámos à rentabilidade no quarto trimestre de 2020. Agora, aceleramos em direção a um futuro totalmente elétrico na Europa com a proposta de novos veículos e uma experiência de cliente de classe mundial”, disse Stuart Rowley, Presidente da Ford Europa. “Este ano, esperamos continuar com esta dinâmica forte na Europa e manter-nos focados em conseguir o objetivo de alcançar uma margem EBIT de 6% como parte do plano de transformação da companhia para as suas operações automóveis a nível global.”
No centro da transformação das operações da Ford na Europa, durante os últimos dois anos, esteve uma evolução positiva de mil milhões de dólares em custos estruturais, as compensações de mercados de baixo desempenho, a criação de uma linha de veículos pensada para os três grupos de negócio e orientados para os clientes, as parcerias para impulsionar o crescimento e os níveis superiores de rentabilidade transversal a todo o negócio.
O investimento de mil milhões de dólares na fábrica da Ford em Colónia
A liderar o avanço da Ford em direção a um futuro totalmente elétrico está o novo investimento de mil milhões de dólares para a modernização da fábrica de Colónia, na Alemanha, um dos maiores centros de produção na Europa e sede estrutural da Ford Europa. O investimento vai transformar as operações atuais de produção de veículos no novo Ford Cologne Electrification Center para a produção de veículos elétricos, as primeiras instalações deste género da Ford na Europa.
A Ford confirmou ainda que o primeiro veículo elétrico de passageiros, de produção em massa na Europa e destinado a clientes europeus, será fabricado nestas novas instalações a partir de 2023, estando em aberto a possibilidade de também vir a ser produzido em Colónia um segundo modelo totalmente elétrico.
“O nosso anúncio de hoje, de transformação das instalações de Colónia, a base das nossas operações na Alemanha há 90 anos, é um dos mais significativos que a Ford fez ao longo de uma geração. Sublinha o nosso compromisso com a Europa e com um futuro moderno onde os veículos elétricos assumem o centro da nossa estratégia de crescimento,” referiu Rowley.
“A decisão de transformar o centro de produção e desenvolvimento de Colónia no centro de mobilidade elétrica da Ford na Europa é um sinal importante para toda a força de trabalho,” referiu Martin Hennig, Chairman do Conselho Geral de Trabalhadores da Ford-Werke GmbH. “Oferece uma perspetiva a longo prazo aos nossos colaboradores e ao mesmo tempo encoraja-os a colaborarem na modelação deste futuro elétrico”.
Já Rowley acrescentou: “Vamos disponibilizar uma gama excecional de veículos eletrificados, apoiados por experiências e serviços digitais centrados no cliente, convidando os nossos clientes a juntarem-se a nós na viagem até um futuro totalmente elétrico que acaba de começar com o lançamento do Mustang Mach-E 100% elétrico. Em combinação com a nossa liderança na área dos veículos comerciais, irão formar a base de uma rentabilidade sustentável do negócio da Ford na Europa.”