Revelado o Calendário de 2021 da competição Group 1 Portugal
O calendário de 2021 para a competição nacional Group 1 Portugal foi apresentado com algumas novidades no formato das provas e com a inédita visita a dois circuitos espanhóis na mesma época, ao mesmo tempo que os pilotos terão oportunidade de correr em mais provas de endurance, numa competição mais habituada a realizar corridas de sprint.
A ideia da organização passa por dar mais tempo em pista em cada evento a todos os participantes. Com esta particularidade, onde as equipas do Group 1 Portugal passam a ter duas provas de 40 minutos cada, há maior possibilidade de partilhar o veículo, como também os custos inerentes. Com o patrocínio da Atomic Shop Portugal, o Group 1 arranca no fim-de-semana de 01e 02 de Maio no Autódromo do Algarve, para duas corridas de 40 minutos, cada uma a contemplar a troca de pilotos, num fim-de-semana onde se espera que já esteja um tempo ameno, com a sempre fantástica meteorologia de Portimão a ajudar.
Cerca de um mês depois, o Group 1 Portugal visita o popular evento Jarama Classic a 05/06 Junho. O regresso ao sinuoso circuito madrileno é sempre do agrado dos pilotos e assenta que nem uma luva aos clássicos desta competição. O circuito com mais de 50 anos, é um dos poucos traçados que ainda não sofreu alterações desde a sua fundação. Aqui podem surgir sempre surpresas na classificação, já que os pilotos têm um menor conhecimento do circuito. O formato será novamente de duas corridas de 40 minutos para que o valor da deslocação possa ser mais facilmente diluído pelos 2 possíveis pilotos.
No verão, o Autódromo do Estoril volta a ser palco para o Group 1 no fim-de-semana de 10 e 11 de Julho. Aqui, o formato de corrida volta a ser de sprint, com duas corridas de 20minutos. Neste caso, cada piloto pode fazer uma corrida e será também onde deverá existir mais equilíbrio no pelotão, já que o conhecimento da pista tem sempre influência.
As “ferias grandes” do Group 1 Portugal vão, então, durar até ao fim-de-semana de 06 e 07 de Novembro, altura em que o pelotão fará a segunda deslocação a território Espanhol e numa altura em que se espera que já possa existir público nas bancadas. Jerez de la Frontera é agora o destino, com o circuito a querer compensar a data tardia ajudando à deslocação ao sul da Península com condições financeiras para as equipas muito atrativas. Aqui regressa o formato mais longo das provas, com duas corridas de 40 minutos no excelente traçado Andaluz, que permite, mais uma vez, a divisão de custos entre dois pilotos.
A época de 2021 irá terminar com a tradicional prova de resistência dos 250Km do Estoril a 20 e 21 de Novembro. A grande tirada de resistência no final da temporada, onde podem participar entre 1 a 4 pilotos., já nos habituou a ser uma prova cheia de emoções, onde as agruras e a felicidade se misturam no mesmo palco, mas onde a estratégia e o trabalho de equipa é sempre fundamental. Nos últimos anos, temos assistido a provas com vários líderes e desfechos definidos nas últimas voltas, colocando sempre em dúvida quem vê a bandeirada de xadrez numa prova de cerca de duas horas.
Diogo Ferrão, responsável da Race Ready e promotor do Group 1 Portugal, referiu que “chegamos à 9ª temporada do Group 1! Apesar de Clássicos, existem muitos projetos que vão sendo afinados ao longo dos anos e contamos com mais de 100 automóveis diferentes, preparados segundo o nosso regulamento, que permite um preço/performance/fiabilidade inigualável. Depois de um 2020 morno, onde alguns projetos foram adiados e com equipas que acabaram por participar pouco devido à pandemia, acreditamos que estes novos ingredientes e uma “fome de pista”, depois de um ano de “seca”, serão fatores importantes para um 2021 ao nível de 2019, com grelhas muito bem compostas.”
No entanto, antes da época começar, será organizado um dia de Testes, no dia 13 de Março, para que máquinas e pilotos possam começar a ajustar-se à nova época e onde é sempre possível ver as equipas convidarem possíveis parceiros para a nova época, ou aproveitar o tempo total do dia de testes para desenferrujar depois deste longo período de paragem. Nestes dias é sempre bom para quem procura um lugar neste campeonato, pois pode “casar” com alguma equipa que procure um piloto para realizar a época.