Lexus anunciou números de 2020
As vendas mundiais da Lexus de janeiro a dezembro de 2020 totalizaram 718.715 unidades (uma redução de 6% em relação ao ano anterior). Enquanto o primeiro semestre do ano foi afetado pela pandemia de COVID-19 com uma queda de 16% em relação ao primeiro semestre de 2019, as vendas de julho a dezembro aumentaram 2% em relação ao mesmo período de 2019.
Em 2020, aos modelos da Lexus com maior expressão foram o ES e RX, bem como a gama LC, que foi impulsionada pelo bem-sucedido lançamento do novo LC Cabrio, um descapotável muito aguardado em todo mundo. O UX 300e, o primeiro modelo 100% elétrico da Lexus, excedeu as expectativas rapidamente nos vários mercados onde foi lançado em 2020, que dá boas expectativas para comercialização alargada em 2021. No final do ano passado, em alguns mercados a Lexus também apresentou uma versão renovada do seu topo de gama – o LS.
Por região, as vendas anuais acumuladas na China marcaram um recorde histórico (223.650 unidades, + 11% vs. 2019), aumentando as vendas globais da marca. Na Europa, a Lexus vendeu 70.814 veículos, alcançando uma quota de mercado premium recorde de 2,3% e alcançando pela primeira vez 3% na venda a clientes particulares, embora as vendas tenham caído -19%. O principal volume de vendas da Lexus advém da sua gama de SUV – RX, NX, UX, GX e LX com vendas combinadas de 57.833 veículos que equivalem a 81% do volume total. As vendas de veículos eletrificados com a tecnologia híbrida representaram 96% das vendas da Lexus na Europa Ocidental e Central. À semelhança da Europa, em Portugal os resultados foram afetados pela pandemia, no entanto a marca continua a sua forte aposta no nosso país e a alargar a sua rede de concessionários.
O presidente / diretor de marca da Lexus International, Koji Sato, afirmou que “gostaria de expressar minha sincera gratidão a todos e cada um de nossos clientes em todo o mundo, bem como a todos os membros de nossa equipa nas áreas de vendas, produção e desenvolvimento. E a todos aqueles que estão a fazer o melhor para cumprir com as suas responsabilidades a enfrentar várias dificuldades, saibam que têm o meu mais profundo respeito. Este ano, a Lexus dará um novo passo no sentido de tornar os estilos de vida diversificados dos nossos clientes mais gratificantes. Esta Primavera, vamos revelar a nossa nova visão da marca, juntamente com um novo “concept”, que ilustra as nossas intenções para o futuro e marca o início da próxima geração da Lexus. Para além disso, este ano, lançaremos o primeiro modelo sob nossa nova visão e continuaremos a apresentar novos modelos no próximo ano e depois. Também, daqui em diante, ao termos consideração pelos nossos clientes em todo o mundo e através do nosso empenho na produção de automóveis que excedem as suas expectativas, continuaremos a aceitar o desafio de proporcionar felicidade a todas as pessoas que entram em contacto com a Lexus. Estou ansioso por em breve poder partilhar mais com todos.”