Lifestyle

Møbilize, a nova marca Renault para a mobilidade e energia

290visualizações

A Mobilize propõe serviços de mobilidade, de energia e de dados a outras marcas e parceiros, utilizando os melhores ecossistemas abertos. A Mobilize revelou o protótipo EZ-1 Prototype, um veículo dedicado à mobilidade urbana partilhada.

A Mobilize visa os clientes que querem adotar formas de mobilidade mais sustentáveis e partilhadas. A Mobilize responde às novas necessidades dos utilizadores e fará emergir ecossistemas energéticos sustentáveis, em conformidade com o objetivo do Grupo Renault de atingir a neutralidade carbónica e, com a sua ambição, de desenvolver a criação de valor através da economia circular. Reúne todas as atividades do Grupo Renault no que respeita a soluções de mobilidade, de energia e de dados, utilizando toda a experiência da RCI Bank and Services em matéria de financiamento e de gestão e de otimização de frotas.

A marca irá criar parcerias e novos ecossistemas abertos para obter vantagens significativas em termos de rapidez e de economias de escala, ao mesmo tempo, que ajuda o setor automóvel a enfrentar desafios significativos, tais como a redução da diferença entre a utilização e o custo de um veículonuma realidade em que estes estão imobilizados (sem utilização) 90% do tempo e a melhoria do o valor residual para evitar que o valor de um automóvel novo seja dividido por dois ao fim de apenas três anos. A marca quer ainda contribuir para o objetivo zero pegada de CO2.

“É com grande entusiasmo que acompanhamos esta mutação do mundo do automóvel, que passa da propriedade à utilização, quando e onde houver necessidade. Para além do mundo automóvel, a Mobilize irá propor uma vasta gama de serviços inovadores nos domínios da mobilidade, da energia, e dos dados. Com a colaboração de vários parceiros vamos procurar maximizar a utilização do automóvel para trajetos simplificados, mais sustentáveis e acessíveis ao transporte de pessoas e de mercadorias, reduzindo, ao mesmo tempo, o impacto ambiental”, refere Clotilde Delbos, Diretora-geral da Mobilize.

A Mobilize propõe serviços de mobilidade flexíveis, para o transporte de pessoas e bens, adaptados à evolução das expetativas dos clientes, das empresas e das cidades, respondendo, desta forma, a problemáticas concretas com soluções complementares ao esquema tradicional de aquisição de um automóvel. Ao proporcionar uma maior utilização dos veículos, graças à economia circular e à partilha, a Mobilize contribui para um futuro mais sustentável.

Com um potencial de mais de 6 000 pontos de venda Renault na Europa, a Mobilize será capaz de proporcionar soluções de mobilidade, que podem ir de um minuto a vários anos, para todas as cidades e em todos os territórios. A Mobilize irá apoiar-se em start-ups nos setores da mobilidade e da energia para codesenvolver as melhores soluções para os seus clientes.

Utilização intensiva do veículo, graças a plataformas de software dedicadas à mobilidade, aos dados e à inteligência artificial

A Mobilize irá utilizar a Renault Software Factory, a Software République e os seus parceiros para desenvolver algoritmos sofisticados e software de tratamento de dados, que permitem melhorar a previsão dos pedidos dos utilizadores e a melhor repartição dos veículos. O objetivo da Mobilize é o de aumentar, em pelo menos 20%, a taxa de utilização dos veículos.

Quando terminar a vida útil dos veículos, os mesmos serão entregues aos serviços de manutenção e de reciclagem da Renault Re-Factory de Flins. Quando as baterias dos veículos elétricos deixarem de estar adaptadas à utilização num automóvel, a Mobilize dar-lhes-á uma segunda vida como fonte de energia estacionária.

A Mobilize vai utilizar a sólida experiência do Grupo Renault nos veículos elétricos para a gestão do valor do ciclo de vida da bateria. A marca irá investir no desenvolvimento de um ecossistema energético, que inclui soluções de carregamento inteligentes e de armazenamento de energia, para acelerar a transição energética. A marca dispõe de um conjunto de soluções que podem ser aplicadas em Smart Islands (Ilhas Inteligentes), bairros ou cidades, ajudando-os a atingir a neutralidade carbónica.

Para promover a mobilidade elétrica, propõe soluções que facilitam a adoção de veículos elétricos. Um cartão de recarga que permite aos clientes localizar facilmente as estações de carregamento públicas, e o pagamento através de um único sistema para toda a Europa são disso exemplo. Para os clientes com frotas de veículos elétricos e híbridos recarregáveis, a Mobilize propõe, através da filial Elexent, um acesso facilitado às infraestruturas de carregamento em toda a Europa.

Mobilize EZ-1 Prototype: um veículo concebido para a mobilidade partilhada

O EZ-1 Prototype é um veículo emblemático da marca Mobilize e incarna a visão da marca para o design: o serviço no centro da conceção dos veículos. O Mobilize EZ-1 Prototype é uma nova solução de mobilidade urbana e concebido para o uso partilhado. Até a comercialização será inovadora: os utilizadores apenas pagarão o que utilizarem, seja na base do tempo de utilização ou da quilometragem. Este veículo terá um acesso sem chave e interage com os utilizadores através do smartphone.

“O Mobilize EZ-1 Prototype é um objeto de mobilidade que facilmente se integra nas cidades e é emblemático da marca Mobilize. É um veículo que acompanha os utilizadores na adoção de uma mobilidade mais eficaz e mais responsável#, declara Patrick Lecharpy, diretor do design Mobilize.

É um veículo elétrico, compacto e ágil para 2 pessoas. Com apenas 2,3 metros de comprimento e as portas totalmente vidradas, oferece aos utilizadores uma vista privilegiada sobre a paisagem urbana circundante. Possui um inovador sistema de troca da bateria que permite a sua utilização non-stop. O protótipo é construído, respeitando os princípios da economia circular, com a integração de 50 % de materiais reciclados e, no final da vida útil, será reciclável a 95 % nas instalações da Re-Factory de Flins.

(Visited 24 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta