Filipe Matias ganhou a primeira corrida do Estoril Racing Festival dedicada aos Legends
Manuel Fernandes (BMW 320d) rubricou a “pole position”, mas conheceu problemas mecânicos no seu carro. A chuva foi uma constante deixando a pista muito escorregadia e traiçoeira levando a alguns despiste e à intervenção do “Safety Car”.
Após a sessão cronometrada de ontem, Manuel Fernandes saiu para a primeira corrida a contar para o Campeonato de Portugal de Velocidade Legends, integrada no programa do Estoril Racing Festival disputado no Autódromo do Estoril, na ”pole position”. Ficou a ideia de que o BMW 320d do piloto de Vila Real fosse dominar mais uma corrida dos Legends. Mas as corridas de automóveis são férteis em reviravoltas inesperadas na narrativa das provas e foi exatamente isso que aconteceu nesta primeira manga da derradeira jornada dupla dos Legends disputada num encharcado Autódromo do Estoril.
A muita chuva caiu de forma inclemente ao longo de toda a prova, dominada por Manuel Fernandes até ao final da primeira volta. O BMW 320d começou a dar dores de cabeça ao piloto e Filipe Matias aproveitou para assumir a liderança da prova. Porém, o piloto do Volvo 850 T5 não conseguiu manter-se na frente de Manuel Fernandes que, pouco depois, reassumiu a liderança.
Que manteve até que o “Safety Car” teve de entrar em ação devido aos despistes de Gustavo Moura Jr. (Alfa Romeo 165) e de Jorge Marques (Toyota Starlet 1.3S). Logo na primeira volta tinha sido Joaquim Soares (BMW M3) vítima das condições terríveis devido a chuva. Pelo caminho já tinham ficado, com problemas mecânicos e parados nas boxes, Manuel Araújo (Fiat Punto 85) e Nelson Silva (Peugeot 205 Rallye). Retomada a corrida, Manuel Fernandes ficou na frente, mas o BMW 320d continuava a manifestar evidentes dificuldades e Filipe Matias fez um esforço final para subir ao degrau mais alto do pódio, o que conseguiu na derradeira volta.
Destaque, ainda, para António Barros (BMW M3) que seguiu durante muito tempo no terceiro lugar. Porém, surpreendido pelas condições do piso acabou por errar e perdeu posições para Nuno Figueiredo (Volvo 850 T5 Estate) e para o exótico Renault Spider de João Luís. Contas feitas, vitória para Filipe Matias (Volvo 850 T5), segundo lugar para Manuel Fernandes (BMW 320d) fechando o pódio Nuno Figueiredo com o Volvo 850 T5 Estate.
Nas diversas classes, a Livre foi ganha por Filipe Matias (Volvo 850 T5) e a Especial por João Luís (Renault Spider). A L99 teve como vencedor o BMW M3 de António Barros, enquanto que entre os L99 2000 a vitória foi para José Almeida (Honda Integra Type R). Nos L90 2000, primeiro lugar para Hugo Branquinho (Honda Civic EF3) e nos L85 1300 sucesso para Paulo Mendes (Toyota Starlet 1.3). Finalmente, no FEUP 2, vitória para João Sousa e no FEUP 3 ganhou Gustavo Moura.