Bienal’21 Fotografia do Porto lança convocatória ibérica para atribuição de bolsa de criação e exposição
A edição 2020/2021 da Bienal arranca com uma novidade: “Cidades na Cidade” é o mote do programa que desafia artistas de Portugal e Espanha a desenvolver projetos fotográficos sobre iniciativas comunitárias urbanas no campo da justiça social e ecológica. Candidaturas gratuitas até 30 de novembro.
A Bienal’21 Fotografia do Porto, organizada e produzida pela Plataforma Ci.CLO, lança, em parceria com aPHotoESPAÑA e com o apoio do BPI e da Fundação “La Caixa”, o programa ibérico de criação e exposição «Cidades na Cidade», através do qual pretende desenvolver projetos fotográficos sobre iniciativas comunitárias urbanas no campo da justiça social e ecológica.
Antecipando a próxima edição da Bienal, a convocatória lança uma reflexão sobre a aceleração do crescimento e da concentração populacional nos centros urbanos e as suas consequências a nível de injustiças sociais e ecológicas e pretende desvendar projetos de resposta a esses desafios e que estejam a despoletar mudanças culturais.
O programa, cujas candidaturas são gratuitas, irá selecionar dois vencedores: um artista ou coletivo português ou estrangeiro residente em Portugal e outro em Espanha. Cada artista ou coletivo selecionado receberá uma Bolsa de Criação com o apoio do BPI e da Fundação “la Caixa”, que incluirá uma oferta monetária de dois mil e duzentos euros para o desenvolvimento do projeto artístico, paga em duas fases, workshop e orientações técnicas, apoio logístico na produção e instalação dos materiais necessários, exposição na Bienal e alojamento.
Este projeto colaborativo, que envolverá interconexões com dois curadores e outros especialistas convidados, resultará numaexposição na Estação de Metro de São Bento, no Porto, entre 14 de maio a 27 de junho de 2021.
O júri é composto por 3 elementos: Gabriela Vaz-Pinheiro, Artista, Investigadora e Professora Universitária; Maria Villela, Responsável de Exposições da PHotoESPAÑA; e Virgílio Ferreira, Diretor Artístico da Ci.CLO e da Bienal Fotografia do Porto. Já o acompanhamento curatorial será realizado pelos últimos dois.
A candidatura, disponível aqui, encontra-se aberta até 30 de novembro, sendo que os resultados serão divulgados a 14 de dezembro.