Velocidade

Miguel Ramos e Henrique Chaves prontos para a finalíssima em Barcelona”

975visualizações

Chegou o momento da verdade. A última ronda temporada está ao virar do próximo fim de semana. O circuito de Barcelona está pronto para receber novamente a última prova do International GT Open, uma tradição que foi interrompida apenas uma vez, por acaso no ano passado.

Mais uma vez, também, a ultima prova será decisiva na atribuição do título geral, algo que já aconteceu por 14 vezes nas 15 edições do International GT Open realizadas até agora. A expectativa é enorme ao aproximar do grande momento e de certeza que a emoção crescerá no aproximar do fim de semana.

Na discussão do título estão duas duplas com hipóteses muito semelhantes e um outsider ligeiramente atrasado, mas ainda com hipótese de chegar ao primeiro lugar. Miguel Ramos e Henrique Chaves chegam a Espanha como líderes do campeonato e a dupla portuguesa do Teo Martín Motorsport fará tudo o que estiver ao seu alcance para manter a posição e conquistar o título, que seria o segundo para Ramos, depois do conquistado em 2015, já na altura com um McLaren da Teo Martin Motorsport.

A dupla Portuguesa tem uma vantagem de 8 pontos sobre Louis Prette-Vincent Abril, ao volante dum Ferrari 488 da AF Corse. Esta dupla Monegasca não está menos motivada e apesar de ter uma desvantagem de pontos, têm dois trunfos muito importantes para jogar. Os pilotos do Ferrari 488 podem deitar fora o pior resultado do ano (“0” que tiveram logo na primeira corrida da temporada) e não terão nenhum resultado útil para descontar. Em situação completamente diferente encontram-se Ramos e Chaves, que pontuaram em todas as corridas e se o fizerem também em Barcelona, terão de deitar fora a pior pontuação que neste momento são 8 pontos. Para além disso a dupla Portuguesa tem 2 vitórias a menos que os Monegascos (2 para 4), o que pode ser outro fator decisivo no caso de empate final em pontos.

Para além das duas duplas protagonistas, não nos podemos esquecer de Salih Yoluç e Charlie Eastwood, que tripulam o Aston Martin Vantage da TF Sport, já venceram 2 corridas este ano e estão com 20 pontos de atraso. Com um máximo de 30 pontos a serem atribuídos no fim de semana, temos de os considerar na corrida para o título.

Um fim de semana de alta tensão como é definido por Miguel Ramos “não há duvidas que é sempre melhor liderar qualquer que seja o momento e este não é exceção. Temos a perfeita noção que os 8 pontos que temos de vantagem são facilmente anuláveis pelo pormenor da eliminação do resultado menos positivo, que no nosso caso são esses mesmos 8 pontos, pelo que teoricamente vamos para Barcelona empatados. Vai ser uma dura batalha e temos de estar ao nosso melhor nível para conseguirmos ser superiores aos nossos principais opositores”.

“Temos tido uma temporada extraordinária com excelentes resultados e vamos para Barcelona para discutir o título. Temos fortes adversários, mas vamos dar o máximo para podermos acabar o fim-de-semana a celebrar. A estratégia será determinante, mas o mais importante é explanarmos o nosso potencial que, como se tem visto, chega para lutarmos sempre pelos lugares no pódio e no final faremos as contas”, apontou Henrique Chaves.
 
Apesar da evidente competitividade demonstrada ao longo de toda a época, o português sabe que terá dificuldades num circuito onde já obteve bons resultados, tendo em 2019 assegurado um terceiro e quarto lugares, assim como uma volta mais rápida. “O ano passado fomos muito competitivos e conseguimos boas classificações. Este ano a prioridade é garantir o título e sabemos que continuamos com mais 20Kg devido ao BoP, tal como já tinha acontecido em Spa-Francorchamps, mas acreditamos que, ainda assim, estaremos na luta pelas vitórias e, no final, poderemos celebrar o campeonato”, concluiu com confiança Henrique Chaves.

Horário Previsto

Sábado, 31 de outubro

08:35 – 09:05 International GT Open Qualifying 1

13:30 – International GT Open – Race 1 (70’) LIVE TV em  www.miguelramossport.com e também em direto na SportTV1.

Domingo, 1 de novembro

08:35 – 09:05 International GT Open – Qualifying 2

13:20 – International GT Open – Race 2 (60’) LIVE TV em www.miguelramossport.com e também em direto na SportTV1.

Deixe uma resposta