Rampa da Penha anulada
A próxima prova do Campeonato de Portugal de Montanha, a Rampa da Penha, prevista para o próximo fim-de-semana de 17 e 18 de Outubro em Guimarães, foi anulada devido à actual situação pandémica.
Foi com surpresa que o DEMOPORTO e a Confraria de Nossa Senhora da Penha, organizadores da Rampa da Penha, receberam a decisão. Num comunicado emitido pelas autoridades competentes, foi informado que não seria autorizada a realização da prova.
Nesse documento pode ler-se que:
“Por razões de saúde pública, tendo em conta a situação epidemiológica que se verifica na Região Norte e em particular no concelho de Guimarães, em resultado da pandemia da doença COVID-19 e acatando principio da precaução em saúde, é impreterível que sejam adoptadas a título preventivo medidas mais restritivas, sendo assim o nosso parecer para a realização da “Rampa da Penha” nos próximo dias 17 e 18 de Outubro de 2020, é desfavorável (…).”
Por parte do DEMOPORTO e da Confraria de Nossa Senhora da Penha, a reacção foi de compreensão, realçando, no entanto, que estava previsto todo um plano de prevenção e contenção da doença, de acordo com as regras estabelecidas pela FPAK, juntamente com a DGS.
“No DEMOPORTO estamos cientes dos riscos e da necessidade de implementar medidas de segurança e procedimentos de acordo com a actual situação pandémica. Na Penha pretendíamos implementar uma serie de procedimentos de segurança que iam de encontro às medidas de contenção necessárias, de acordo com a nossa experiência de provas prévias.” Declarou Carlos Cruz, o Presidente o DEMOPORTO.
Recorde-se que há apenas duas semanas, o mesmo DEMOPORTO realizou o Rally Montelongo, pontuável para o Campeonato da Europa, prova que se pautou pelo sucesso, tendo decorrido sem quaisquer incidentes sanitários. Para a Rampa da Penha, o mesmo clube pretendia implementar um plano de contingência semelhante.