Ralis

Problema eléctrico tira vitória em Vouzela a Fábio Santos e Ricardo Sismeiro

Um motor pouco colaborante ditou o afastamento da dupla de uma vitória quase “cantada” na Divisão 2 Kumho em Vouzela. Mesmo assim, o resultado alcançado permite-lhes segurar as lideranças Kumho no Centro e no Asfalto, cujos títulos são os principais objetivos da época da equipa.

Desde o primeiro quilómetro que a dupla do Prototype FS Team rodou ao ataque e, de forma natural, reclamaram a primazia e a liderança entre a dezena de concorrentes que se apresentavam na batalha pelo triunfo na Divisão 2 do Desafio Kumho Portugal, sendo também certo que a equipa queria também reclamar um lugar ao sol entre os protagonistas da geral na prova

Foram os mais rápidos nas quatro primeiras especiais, mercê de um andamento verdadeiramente espectacular, construindo, nessa secção matinal, um avanço de 15,4 segundos sobre os adversários mais diretos, pecúlio forte e que lhes permitiria alguma gestão nas duas classificativas que restavam até ao fecho do rali. Dessa forma e à entrada da secção final da tarde, a dupla do Citroen Saxo estava consolidada no Top 10 da geral e no pódio das duas rodas motrizes, liderando confortavelmente na Divisão 2 Kumho.

E então, a sorte decidiu migrar para outras paragens. Um problema eléctrico na 5ª PEC forçou a equipa a rodar de forma muito lenta e a perder muito tempo, caindo na geral e na classificação entre os Kumho. Na última especial e depois de terem arrancado com o carro a trabalhar de forma quase normal, o problema voltou a manifestar-se e Fábio Santos e Ricardo Sismeiro tiveram de rodar até à célula fotoeléctrica que regista os tempos em velocidade lenta, conseguindo mesmo assim arribar ao fecho da prova, garantindo o 2º lugar entre os Kumho e um 11º lugar na geral final.

Desilusão e um certo sentimento de injustiça conviviam na alma de piloto e navegador com alívio, orgulho e satisfação por terminarem, afirmando Fábio Santos que “temos de nos sentir, apesar de tudo, muito satisfeitos. Conseguir terminar com um carro a funcionar em dois cilindros e mesmo assim, pontuar de forma forte e defender a liderança Kumho, transforma esta prova numa boa operação para o campeonato, mas não deixa de nos fazer sentir algum amargo de boca pois temos a plena convicção de que a vitória estava à vista e seria inteiramente merecida!”.

Apesar dos contratempos, o piloto prefere realçar “o carro magnífico que a equipa nos colocou nas mãos. Está cada vez melhor e é fantástico conduzir o Saxo nestas condições. Continuamos muito confiantes para enfrentar o resto da temporada!”.

Do rali resulta ainda o crescendo de motivação e segurança quando à capacidade competitiva da dupla pois, como destaca Ricardo Sismeiro, co-piloto e team manager, o Constálica Rally Vouzela demonstrou que “estamos a subir de forma quanto à nossa rapidez e à nossa capacidade estratégica, sendo cada vez mais capazes de assumir a liderança das lides na nossa Divisão Kumho, sendo também certo que o Citroen Saxo esta a ficar mais competitivo, mercê de todos os pequenos melhoramentos introduzidos e do excelente trabalho da nossa equipa entre provas. O problema técnico que nos sucedeu em Vouzela em nada mancha o trabalho. Foi circunstancial e é fácil de resolver”, acrescentando que “temos cada vez mais convicção de que poderemos lutar pelos títulos Kumho e vamos fazer tudo para o conseguir!”.

A dupla está já focada na próxima prova do CCR. Será o Rali Vidreiro, evento com especial importância por ser o que mais perto de casa fica, motivando ainda mais todos os elementos do Prototype FS Team.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo