Joaquim Jorge e João Macedo e Silva dominaram os Clássicos em Braga
Joaquim Jorge e João Macedo Silva partilharam as vitórias nas corridas dedicadas aos Clássicos e, nos Clássicos 1300, o Datsun 1200 de Luís Alegria assinou uma “dobradinha”.
O Circuito Vasco Sameiro recebeu este domingo as duas corridas a contar para os Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos e Clássicos 1300 (CPVC e CPVC 1300), incluídas no programa do ANPAC Racing Weekend de Braga.
Saindo da “pole position”, João Macedo Silva impôs o Porsche 911 RSR afinado a contento e curado das maleitas conhecidas em Portimão na primeira jornada dupla do CPVC e CPVC 1300, a um sempre veloz e resiliente Joaquim Jorge (Ford Escort RS 1600). A diferença final cifrou-se em menos de dois segundos, o que traduz uma corrida onde um pequeno erro do piloto do Porsche seria suficiente para alterar a ordem das coisas. Isso acabou por não acontecer e Macedo Silva venceu na frente de Jorge e de Rui Costa (Ford Escort RS) que teve um desentendimento com Carlos Vieira (Ford Escort RS 1600) levando este último ao abandono da corrida somente oito voltas depois da largada.
Entre os Clássicos 1300, não houve muito para contar: Luís Alegria sublinhou na corrida a excelente prestação nos treinos cronometrados e terminou num excelente 10º lugar a geral, deixando atrás de si José Fafiães e Carlos Cruz, num pódio totalmente dominado pelos Datsun 1200.
Nas diversas classes, para além da vitória de Luís Alegria nos Clássicos 1300 e de João Macedo Silva nos Clássicos, o piloto do Porsche 911 RSR venceu a categoria H75, António Soares (Ford Escort RS MKI) foi o melhor no GR.5, Jorge Cruz (BMW 323i) venceu nos H81, João Peixoto (Mini Cooper S) liderou os H71 e Carlos Barbot (Lotus Elan 26R) foi o melhor nos H71-T1600.
A segunda corrida foi mais emocionante, cortesia de desentendimento entre o Porsche 911 RSR de João Macedo Silva e um piloto dos Clássicos 1300 que estava a perder uma volta para o líder. Joaquim Jorge tentava pressionar Macedo Silva e quando ocorreu este incidente, o piloto do carro da oval azul aproveitou a porta escancarada e rumou a caminho da vitória, seguido de outro Ford Escort RS 1600 pilotado por Rui Alves, recuperando João Macedo Silva até ao terceiro lugar.
Nos Clássicos 1300, uma vez mais, Luís Alegria dominou com o seu Datsun 1200, seguido, uma vez mais, por José Fafiães e, desta feita, por João Braga, ambos ao volante dos Datsun 1200. Alegria, uma vez mais, fechou no 10º lugar à geral esta segunda corrida dos Clássicos e Clássicos 1300, como tinha feito na primeira manga.
Destaque, ainda, para a ausência de Carlos Vieira (Ford Escort RS 1600) e de Carlos Barbot (Lotus Elan 26R), depois de terem abandonado na primeira corrida com problemas irresolúveis nos seus carros.
O Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos e Clássicos 1300 estará de regresso à competição noa dias 6 a 8 de novembro no Autódromo Internacional do Algarve (AIA).
Campeonatos de Portugal Clássicos, Clássicos 1300
18/19 Julho – Algarve – AIA
12/13 Setembro – Braga – CAMI
06/08 Novembro – Algarve – AIA
05/06 Dezembro – Estoril – MC