Velocidade

Triplo pódio premeia grande exibição do Bompiso Racing Team na abertura do Open

Sempre muito eficazes e combativos, Daniel Teixeira e Joaquim Teixeira levaram o Cupra TCR a conquistar 3 pódios nas corridas que abriram a época em Portimão,

Pai e filho apresentavam-se em Portimão para enfrentar a tripla tirada inaugural da edição 2020 do Open de Velocidade. Normalmente, nestas lides, o Bompiso Racing team faz alinhar Joaquim Santos com Daniel Teixeira, já que Joaquim Teixeira é o “ponta de lança” da equipa no Campeonato de Portugal de Montanha JC Group. A dupla escalada para este arranque de época apresentou-se no Autódromo Internacional do Algarve confiante e focada em pontuar forte para começar da melhor forma a luta pelo título entre os Turismo, um dos dois que serão atribuídos nesta época do OPEN.

Sabiam, no entanto, que Portimão representava também um momento de adaptação ao Cupra TCR pois, na época de 2019, a equipa utilizava um Seat Leon MKIII, sendo substanciais as diferenças entre as duas “montadas”. O novo Cupra só tinha sido utilizado uma vez em competição, até este fim-de-semana, e já nos idos de Março, na Rampa Porca de Murça, altura em que Joaquim Teixeira brilhou ao mais alto nível, estreando o Cupra com um triunfo absoluto entre os Turismos, no arranque da época de Montanha.

Nas duas qualificações, com Daniel ao volante na primeira e Joaquim na segunda, a equipa colocou o Cupra no Top 6 absoluto, sendo segundos nos Turismo na Q1 e terceiros na Q2. Estes resultados foram positivos e, segundo Daniel Teixeira, deixaram-nos “muitos felizes porque não tínhamos rodado com o Cupra em circuito, antes desta prova e não esperávamos ser logo tão competitivos”.

Quanto à estratégia de escolha de pilotos para as duas corridas Sprint, foi decidido que Daniel Teixeira estaria ao volante da corrida inicial de sábado, cabendo a Joaquim Teixeira tomar o volante na Corrida 2.

Após uma partida cautelosa, Daniel Teixeira teve de utilizar todos os seus dotes de piloto para evitar um incidente na curva 3, mas, ao fazê-lo, o jovem craque transmontano foi forçado a “alargar a trajetória e, ao sair largo, caí para 3º entre os TCR, tendo, de imediato, ido em busca do prejuízo”. E se bem o pensou, melhor o fez, pois rapidamente suplantou o Honda Civic TCR de José Rodrigues, regressando ao 2º lugar e, quando partia no encalço do líder, encontrou pela frente o Porsche 991 GT3 de Pedro Marques. Aqui, o piloto viveu a dificuldade de “tentar ultrapassar com armas diferentes. Foi um duelo incrível, mas, perante a potência e velocidade do Porsche, demorei imenso tempo a consumar a ultrapassagem e, quando o fiz, já estávamos na parte final da corrida e eu tinha os pneus muito degradados, tendo optado por manter a posição”.

O Dia de Domingo, segundo da jornada algarvia, reservava aos pilotos duas corridas: a segunda de Sprint e a de Endurance. Joaquim Teixeira assumiu os comandos para a Corrida 2. Com o Cupra novamente “calçado” com pneus já usados, o galardoado piloto optou por um arranque tranquilo e logo se viu envolvido numa luta “fantástica com colegas da Montanha e esta durou quase até meio da corrida. Felizmente aí, forcei ainda mais e consegui me isolar, assegurando um excelente 3º lugar, além de levar o carro sem problemas até ao final, objetivo também importante tendo em conta a corrida de Endurance que ainda havia para disputar”.

Para o fecho do fim-de-semana, estavam reservados 40 minutos de competição, tendo a equipa decidido que Daniel faria o turno inicial, passando depois o volante a Joaquim Teixeira.

A Corrida 3 seria atribulada. Logo na primeira volta, na curva 5, um incidente levou à entrada do “safety car” e o mesmo esteve em pista durante muito tempo, condicionando “praticamente todo o turno pois acabei por só fazer 3 ou 4 voltas limpas e, ainda na sequência da confusão, tinha caído para 3º dos TCR, lugar que consegui manter até ao fim do turno”. Daniel Teixeira revela ainda que se sentiu “menos confiante no Cupra nesta última corrida, pois não me adaptei à mudança de setup que decidimos fazer e, como tal, optei por gerir bem e não estragar nem pneus nem mecânica”.

Joaquim Teixeira saiu o seu turno final com a missão de “manter a posição e conquistar mais um pódio e mais pontos para o campeonato”, ficando o piloto satisfeito por “ter cumprido esse duplo objetivo”. No rescaldo, o piloto realçava “a excelente operação pontual que fizemos e os 3 pódios obtidos. Para arranque de época, temos de considerar muito positivo e, para além disso, ficámos com a certeza de que, com um maior conhecimento do carro, a equipa será ainda mais competitiva!

O Open de Velocidade terá a sua segunda jornada no Circuito de Braga, que se disputará nos dias 12 e 13 de setembro.  

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