Filipe Albuquerque 3º em Paul Ricard
Tudo estava no caminho certo para que Filipe Albuquerque e Phil Hanson conseguissem a primeira vitória do ano na jornada inaugural do European Le Mans Series em Paul Ricard. A dupla do Oreca com o número 22 estava no comando da prova quando um furo obriga a uma entrada extra nas boxes e consequente perda de posições. O quarto lugar na pista acabou por ser o resultado possível num fim-de-semana que estava a correr na perfeição.
A saírem da ‘pole position’ perderam e ganharam posições mas quando a corrida entrava na parte final, depois de terem feito a última paragem nas boxes, um furo deitou tudo a perder e a vantagem de 10 segundos para o segundo classificado viria a não ser suficiente para chegarem aos lugares do pódio: “Foi uma pena e muito frustrante. Estava tudo a correr como planeado. Estávamos confortavelmente na frente. Só tínhamos de gerir o andamento até à bandeira xadrez. Mas, o azar bateu-nos à porta e o furo obrigou a uma ida às boxes não planeada. As nossas ambições caíram por terra e tivemos que nos conformar com o resultado”, começou por explicar Albuquerque.
Mas Filipe Albuquerque e Phil Hanson acabariam por ascender ao terceiro lugar do pódio na primeira corrida do European Le Mans Series depois de ter sido imposta uma penalização de três voltas ao segundo classificado por incumprimento do regulamento desportivo no que toca ao tempo em pista de um dos pilotos.
Albuquerque vê assim minimizado o furo que lhe roubou a vitória: “No meio do nosso azar, esta penalização acaba por nos ajudar a subir ao pódio. Regras são regras e temos todos que as cumprir. São pontos importantes que recuperamos”, referiu o piloto português, satisfeito ainda por ter ficado demonstrado que “temos andamento para ganhar o campeonato. Perdemos esta batalha mas a guerra não está perdida. Há muitos pontos em jogo e vamos continuar na luta. A próxima corrida é em Spa em Agosto e vamos entrar para ganhar. Já percebemos que sem problemas somos candidatos à vitória. Isso dá-nos a confiança necessária para não esmorecer”, concluiu o piloto de Coimbra.
O resultado das 4h de Le Castellet assim como a pontuação no Campeonato podem ser consultadas em: https://www.europeanlemansseries.com/