OPEN: Teixeira & Teixeira, sociedade familiar com hábito de vitória!
Na ausência do “patrão” Joaquim Santos, o Bompiso Racing Team reedita a dupla familiar transmontana formada por Joaquim Teixeira e Daniel Teixeira. Pai e filho têm brilhado, vencendo em várias disciplinas. Vão a Portimão obviamente com o foco na vitória.
É já neste fim-de-semana que se avizinha que o Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, vira palco da jornada de abertura do Open de Velocidade 2020. A equipa costuma fazer alinhar nas lides de velocidade uma dupla formada por Joaquim Santos e Daniel Teixeira, deixando a luta no Campeonato de Portugal de Montanha para o multicampeão dessa modalidade Joaquim Teixeira.
Compromissos profissionais afastam Joaquim Santos da jornada de Portimão, isto dias depois do “patrão” do Bompiso Racing Team ter dominado uma prova de Supercars no Ralicross. Assim sendo, Joaquim Teixeira foi convocado e junta-se ao seu filho Daniel para tripularem o Cupra TCR com que o pai brilhou na Rampa Porca de Murça, em fevereiro último, vencendo então a categoria Turismos.
Joaquim Teixeira encara esta convocatória “com muita vontade porque, ao fim de muitos meses sem competição, a adrenalina aperta. Vou substituir o habitual colega Joaquim Santos e vamos procurar dignificar a equipa BOMPISO RACING TEAM, que em 2019 se sagrou campeão de TCR DSG no TCR IBERICO. Inicialmente a equipa não era para participar, mas como sei que o Daniel gostava muito de fazer esta prova, mas como o nosso colega e amigo Joaquim Santos, também mostrou vontade que o Daniel fizesse a corrida, optei por aceitar fazer equipa com o meu filho Daniel”. Reconhece que “a concorrência vai ser forte, mas é isso que nos dá mais alento para encarar a competição e tudo faremos para voltar a vencer!”. A sua presença no OPEN deve ser “apenas nesta prova, pois, se a equipa continuar nas restantes provas, será com a dupla Daniel Teixeira e Joaquim Santos”.
Depois, já na pele de pai, o campeão de Montanha expressou o desejo de ver “o meu filho Daniel a correr em, pelo menos, duas das três provas do TCR Ibérico, uma em Espanha e uma em Portugal. Tem um talento imenso e merece essa oportunidade!”.
Quanto a Daniel Teixeira, que é hoje, reconhecidamente, um dos mais talentosos “jovens lobos” da velocidade lusitana, esta prova inaugural será “fim-de-semana difícil, sobretudo de adaptação a um carro novo, o qual irei conduzir pela primeira vez no sábado de manhã. A este facto soma-se o nível muito alto de adversários que iremos defrontar, com muita experiência em TCR, pelo que iremos necessitar naturalmente de algumas provas para estar ao mesmo ritmo competitivo dos restantes. No entanto, parto com a ambição habitual de tudo fazer para conseguir um bom resultado, que dignifique o Bompiso Racing Team, bem como todos os nossos patrocinadores”.
O jovem craque lembra ainda que “participação só foi decidida muito recentemente, após um esforço de várias partes, para que conseguíssemos reunir as condições necessárias. Nesta prova, não irei alinhar com o meu habitual colega nestas andanças, Joaquim Santos, que não poderá esta presente devido a compromissos profissionais, mas que estará muito bem representado pelo meu pai. Gostaria de salientar o apoio da BOMPISO, na pessoa do Joaquim Santos, fundamental para que esta nossa participação aconteça, bem como da Equipa MartinsSpeed, na pessoa do Luís Pedro Martins, que num panorama atípico, fez um esforço enorme para nos proporcionar as condições necessárias”.
A competição terá quatro jornadas que vão visitar os três circuitos permanentes de Portugal (Portimão, Estoril e Braga) em julho, setembro, outubro e dezembro. As provas terão dois formatos: Sprint (2 corridas com duração de 20 minutos cada onde cada piloto fará uma prova) e Endurance (1 corrida com duração de 45 minutos com troca de piloto). Cada fim de semana de corridas terá duas provas Sprint e uma prova Endurance. Contas feitas, serão 95 minutos de corrida em cada uma das quatro jornadas propostas no calendário.