Leiria Festival Rallye: Cláudio Nóbrega e Alípio Nóbrega, agentes FBI prenderam a atenção do público!
Vinda da Madeira, a dupla do Datsun 1200 foi a favorita do público e venceu a votação para a Equipa Espetáculo deste primeiro Leiria Festival Rallye
Um fim-de-semana dedicado integralmente ao espetáculo, sem qualquer foco na competição e na discussão de lugares. Eis o cardápio proposto pelo Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria para a sua nova aposta, o Leiria Festival Rallye 2019, que decorreu nos dias 7 e oito de dezembro.
Inspirado no formato dos ralis “legends” que atraem cada vez mais adeptos um pouco por toda a Europa, a prova do NDML entregava aos concorrentes e ao público oito especiais-espetáculo, que eram percorridas sem qualquer registo de tempos. Outra novidade prendeu-se com a possibilidade que os pilotos tinham de percorrer por 3 vezes, sem qualquer paragem, o traçado da especial inaugural, Bidoeira, triplicando assim a sua interação com o público que, aliás, compareceu em grande número.
FBI ditou a sua lei
Em democracia o voto popular é soberano e assim foi neste Leiria Festival Rallye. Sem classificações, o destaque e troféus ficaram reservados para a Equipa Espetáculo, que foi escolhida pelo público, numa votação online realizada no grupo dedicado à prova do Facebook.
Registados mais de dois mil votos, o escrutínio deu o triunfo à equipa FBI Automóveis, constituída por Cláudio Nóbrega e Alípio Nóbrega. Estes “agentes especiais do espetáculo” foram tremendos na condução do Datsun 1200 que veio até Leiria desde a Ilha da Madeira. 223 votos saldaram a vitória e o troféu voou até à Pérola do Atlântico!
José Jarimba e Ricardo Ventura não regatearam nada às exigências do público para fazer o Toyota Starlet andar de lado e foram recompensados com a segunda melhor votação, 185 votos.
O “pódio virtual” ficou completo com o Toyota MR2 dos famalicenses Igor Alexandre e Inês Nunes. 168 escolhas na urna digital ditaram este registo para o belo e amarelo MR2.
Uma palavra para a presença de dois carros muito especiais. Da Irlanda, veio um belo Vauxhall Chevette HSR. Mike Dunnion, piloto e proprietário, possuiu dois e este está decorado em honra a Jimmy McRae, pai de Colin e ALister McRae e cinco vezes campeão britânico de ralis. De Espanha veio um Ford Escort RS Cosworth ex-fábrica, agora nas mãos de Ricardo e Pablo Dacal.
No final, o rescaldo da prova era positivo, seja por parte das 45 equipas que aderiram, seja pela organização.
Os responsáveis do Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria têm já olhos postos na próxima edição, prometendo melhorias para que o evento possa vir a merecer um lugar ao sol entre os rali legends europeus.