Ralis

Peugeot Rally Cup Ibérica com ambição reforçada em 2022

Quem sucede a Alejandro Cachón / Alejandro ‘Jandrin’ Lopez, os Campeões da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2021? É uma questão que irá ter resposta no final das seis provas que prometem voltar a marcar o ritmo das grandes emoções nos campeonatos de ralis em Portugal e Espanha, após o sucesso inegável das quatro épocas decorridas.

Será a Temporada 5 da iniciativa coorganizada pela PEUGEOT Portugal e a PEUGEOT Espanha, com o apoio da Sports & You, e que permite aos jovens talentos ibéricos progredirem na sua carreira. Os múltiplos PEUGEOT 208 Rally4 que se aguardam no alinhamento de concorrentes aos títulos de 2022 voltarão a percorrer diferentes palcos da Península Ibérica, em seis jornadas emocionantes – três em Portugal (em terra) e três em Espanha (em asfalto) – integrando duas provas do Mundial de Ralis e outra do Europeu.

Em 2022, a PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA voltará a afirmar-se como o troféu de referência na Península Ibérica, contando com um montante de prémios particularmente aliciante, no conjunto dos que são distribuídos em cada rali, entre Pilotos e Equipas, e os valiosos Prémios Finais de temporada que darão direito a um programa oficial:

Suportando a transição energética que pauta a evolução da marca PEUGEOT e o seu compromisso com o desporto automóvel, algumas das provas da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2022 irão ter um PEUGEOT e-208 100% elétrico como “Carro de segurança”, em apoio às respetivas organizações.

Está tudo a postos para a 5ª temporada da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA. Do calendário da competição em 2022 fazem parte seis eventos, os primeiros três em Portugal (em pisos terra) e de seguida três em Espanha (em troços de asfalto), e neles incluem-se duas jornadas pontuáveis para o Mundial de Ralis (WRC) e mais uma do Europeu (ERC).

Será sob um ambiente internacional que a PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2022 irá arrancar em meados de março, no Rali Serras de Fafe e Felgueiras (11 e 12 de março), a primeira das provas portuguesas do ERC 2022 e também pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), a que se seguirá o Rali de Mortágua (29 e 30 de abril), jornada do Campeonato de Portugal de Ralis de 2 Rodas Motrizes (CPR2RM), terminando-se a ronda portuguesa com o Vodafone Rali de Portugal (19 a 21 de maio), aqui simultaneamente em ambiente de Mundial e de Nacional de Ralis, na jornada lusa do WRC e que também pontua para o CPR 2022.

Das provas portuguesas em terra, a PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2022 transitará, na sua segunda metade, para a fase de asfalto, que irá correr-se em Espanha. A ‘contenda’ inicia-se no Rally de Ourense (17 e 18 de junho), fazendo-se, após o interregno de verão, o regresso às estradas no Rally de Llanes (23 e 24 de setembro), naquelas que são duas das provas pontuáveis para o SuperCampeonato de Espanha de Ralis (SCER). A época terminará, uma vez mais, no Rally RACC Catalunya – Rally de España (20 a 23 de outubro), a segunda jornada do presente calendário pontuável para o WRC.

No final destas seis provas discutidas ao volante dos competitivos PEUGEOT 208 Rally4 ficar-se-á a conhecer os sucessores de Alejandro Cachón / Alejandro ‘Jandrin’ Lopez, os Campeões de 2021, dupla que, com esse resultado, assegurou uma participação oficial no SuperCampeonato de Espanha de Ralis 2022 com uma viatura da Stellantis Motorsport, da categoria “Rally2”.

CALENDÁRIO DA PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2022*

11 e 12 marçoRally Serras de Fafe e Felgueiras (1ª Etapa)**TerraPortugal
29 e 30 abrilRali de MortáguaTerraPortugal
19 a 21 maioVodafone Rally de Portugal (1ª Etapa)**TerraPortugal
17 e 18 junhoRally de OurenseAsfaltoEspanha
23 e 24 setembroRally Villa de LlanesAsfaltoEspanha
20 a 23 outubroRACC Catalunya/Rally de España (1ª Etapa)**AsfaltoEspanha

* Provisório; dependente de eventuais condicionantes que possam afetar ambos os países, decorrentes da pandemia de COVID-19; ** Para efeitos de classificações e pontuações, apenas se consideram os resultados da 1ª Etapa.

Uma particularidade desta nova Temporada 5 da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA, alguns ralis irão ter um PEUGEOT e-208 100% elétrico como “Carro de Segurança”, em apoio às respetivas organizações. Sublinha-se assim a transição energética abraçada pela marca PEUGEOT, da qual já é um ator principal em Portugal, e que se estende das iniciativas corporativas e de uma ampla gama de produtos ao desporto automóvel e aos ralis em particular.

Prémios ainda mais aliciantes nesta nova temporada

Fiel ao objetivo de fazer eclodir futuros talentos da disciplina, colocando-os frente a frente com nomes de créditos firmados que veem neste troféu um vetor para continuar a evoluir e a estruturar as suas carreiras nos ralis, a organização da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA espera conquistar um volume significativo de inscrições. Tal decorre não só do aliciante calendário e dos créditos competitivos do 208 Rally4, como também do pacote de prémios que há para distribuir pelo plantel.

A primeira novidade refere-se aos Prémios a distribuir às Equipas em cada prova, traduzidos em produtos Pirelli ao longo do desenrolar dos ralis, aos quais se junta um Prémio Final que será atribuído à Equipa Campeã. Este ano, esse Prémio consistirá num voucher no valor de € 5.000 que deverá ser utilizado na aquisição de um veiculo da categoria “Rally4” ou, em alternativa, num outro voucher no valor € 10.000 destinado à compra de uma viatura da categoria “Rally2”, ambas viaturas dos departamentos de Competição da Stellantis e a utilizar na época de 2023.

Com distribuição feita por prova, a PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2022 tem esta época um valor total de € 140.000 para distribuir entre Pilotos e Equipas, ao longo das seis provas e em função dos resultados alcançados em cada uma delas pelas diferentes duplas (Piloto e Navegador).

Naturalmente que o bolo maior irá para os pilotos e para quem terminar cada prova nos lugares do pódio, distribuindo-se o restante montante pelos demais classificados no ranking da copa em cada um dos seis ralis.

Adicionalmente, a PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA sublinha a sua diferenciação entre as demais iniciativas do mundo dos ralis em ambos os lados da fronteira com o Grande Prémio Final que estará reservado aos futuros “Campeões” de 2022: um programa oficial de ralis em 2023 num carro “Rally2”, em Espanha ou Portugal, ou num carro “Rally4” no Europeu de Ralis (ERC).

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