PSCI: Borja García e Alejandro Barambio (GT Corse) vencem a Endurance Race após duelo épico com Manuel Alves (LOB Motorsport)

A Endurance Race, com 50 minutos de duração, encerrou este domingo o programa competitivo da penúltima ronda da Porsche Sprint Challenge Ibérica 2025, disputada no Circuito de Jerez – Ángel Nieto, em plena Andaluzia.
Com tempo ameno e pista seca, a prova ficou marcada por dois momentos distintos: um primeiro domínio de Manuel Alves (LOB Motorsport) e uma segunda metade de intensa recuperação e ultrapassagem vitoriosa por parte de Borja García e Alejandro Barambio, da GT Corse, que conquistaram a sua segunda vitória do ano em corridas Endurance, depois do triunfo obtido em Valência.
Grelha equilibrada e arranque intenso
AS linhas da frente da grelha para a partida lançada estavam preenchidas pelas equipas favoritas, com Manuel Alves, no carro principal da LOB Motorsport, na pole position. Ao seu lado, o Porsche #77 da AF & V Motorsport, tripulado por José Barros / Nuno Batista, também alinhava na primeira linha. Na segunda, surgiam Alejandro Barambio / Borja García (GT Corse) e a dupla André Fernandes / Dylan Pereira (AF & V Motorsport), seguidos de Jorge Ramírez (RGB Racing Team), já na terceira linha, que competia a solo e prometia intrometer-se na luta pelos lugares cimeiros.

Logo no arranque, Manuel Alves reagiu melhor, assumindo a liderança e relegando José Barros para o segundo posto. Atrás, Barambio manteve o terceiro lugar e Ramírez subiu a quarto, depois de ultrapassar André Fernandes.
Nos primeiros minutos, as atenções centraram-se também na excelente recuperação de Francisca Queiroz (LOB Motorsport), que subiu à sétima posição, e no desempenho de Rui Miritta / Chloe Grant (Monteiros Competições), líderes da Categoria 1, em oitavo.
Manuel Alves domina a primeira metade da corrida
Durante os primeiros 20 minutos, Manuel Alves foi claramente o homem mais rápido em pista. Aos 10 minutos, já tinha 6 segundos de vantagem sobre o carro de Barros / Batista, enquanto a GT Corse (Barambio/García) seguia a 8 segundos.
A abertura da janela de paragens obrigatórias – o chamado “handicap time” – trouxe as primeiras trocas de pilotos. Quando o handicap terminou, Alves mantinha a liderança, mas agora com Borja García (substituindo Barambio) em rápida aproximação.
Não demorou muito para Dylan Pereira, que assumiu o volante do carro partilhado com André Fernandes, chegar ao terceiro lugar recuperando tempo volta após volta para a frente da corrida.
Um final de corrida eletrizante
A dez minutos do final, a vantagem de Manuel Alves já era inferior a dois segundos. O desgaste dos pneus do Porsche da LOB Motorsport começou a penalizar o ritmo, e Borja García encurtou distâncias de forma implacável.
A cinco minutos do fim, o espanhol lançou o ataque decisivo: reduziu a diferença para meio segundo e iniciou um duelo espetacular com Alves pela liderança. Rodaram lado a lado em várias curvas, chegando mesmo a toques ligeiros, mas sempre com enorme correção e fair play.

A quatro minutos da bandeirada, García conseguiu finalmente ultrapassar Alves, colocando o carro #22 da GT Corse na frente e manteve o comando até final e cruzou a meta com 1,9 segundos de vantagem.
Após a corrida, uma penalização de 1 segundo aplicada à GT Corse por ligeira irregularidade no tempo de paragem reduziu a diferença final para apenas 0,9 segundos, mas não impediu que García e Barambio conquistassem a sua segunda vitória do ano em corridas Endurance, confirmando a competitividade da estrutura espanhola.
A dupla André Fernandes / Dylan Pereira (AF & V Motorsport) completou o pódio, a 10 segundos dos vencedores, depois de mais uma recuperação notável do luso-luxemburguês.
Jorge Ramírez (RGB Racing Team) foi 4.º classificado, e o carro #77 da AF & V Motorsport (José Barros / Nuno Batista) fechou o Top 5. Posições merecidas mercê de duas prestações muito eficazes.
Francisca Queiroz novamente em grande forma nas corridas longas
Mais uma vez em destaque, a jovem portuguesa Francisca Queiroz (LOB Motorsport) terminou em 7.º da geral, venceu a Ladies Cup, somando mais um resultado de excelência à sua temporada de afirmação. Tem a taça reservada aos pilotos femininos praticamente conquistada e assume-se, cada vez mais, como um piloto que discute os lugares cimeiros da categoria 2 e, sobretudo, na Classe AM onde visita com regularidade os pódios.
Categoria 1: domínio total de Miritta e Grant
Na Categoria 1, o domínio foi absoluto da dupla Rui Miritta / Chloe Grant (Monteiros Competições). Depois das vitórias individuais nas corridas Sprint – Miritta no sábado e Grant no domingo, os dois fecharam o fim de semana com mais um triunfo categórico na Endurance Race, consolidando a supremacia da equipa portuguesa entre os Porsche 991 GT3 Cup.

O segundo lugar ficou para Pablo Hernández (Fenix Racing), que assim reforça a liderança no campeonato, enquanto o pódio foi completado pela dupla espanhola María Sánchez / Laura Camps, também terceiras classificadas na Ladies Cup, atrás de Queiroz e Grant.
Todos os caminhos vão dar agora ao Estoril
Com a emocionante corrida de resistência, Jerez de la Frontera despediu-se da Porsche Sprint Challenge Ibérica após um fim de semana memorável. Segue-se agora a grande final da temporada 2025 da competição com chancela oficial da Porsche Motorsport e que tem a P21 Motorsport como parceiro, marcada para o Autódromo do Estoril, em Portugal.
Nos dias 22 e 23 de novembro. a Cascais Porsche Sprint Challenge Ibérica Grand Finale promete ser o maior Porsche Meeting de sempre realizado no país e encerrar em glória a 3.ª edição da PSCI.




