Supercars Endurance: emoções até ao cair do pano

As corridas da ronda de Jerez do Supercars Endurance foram emotivas e imprevisíveis, tendo inúmeras definições sido tomadas com a bandeira de xadrez à vista, inclusivamente com impacto no desfecho dos títulos do Supercars España, assim como irão ter reflexo nas decisões dos títulos do Iberian Supercars e do Campeonato de Portugal de Velocidade.
A corrida de Jerez da categoria GT4 do Supercars Endurance destacou-se pelo ritmo intenso, estratégia e emoção até à bandeirada final. Disputada com os títulos no horizonte, a prova espanhola ofereceu múltiplas mudanças de liderança e confirmou a intensidade competitiva que tem caracterizado a temporada.
Mathieu Martins, desta vez em dupla com Henrique Ventura Oliveira no Aston Martin Vantage AMR GT4 da Racar Motorsport, dominou a primeira metade da corrida matinal. O piloto luso-francês arrancou da pole-position e rapidamente construiu uma vantagem confortável, sustentando um ritmo forte e constante.
Contudo, um Safety-Car logo após o início da segunda metade veio baralhar as contas. O reagrupamento do pelotão e o tráfego intenso durante as dobragens acabaram por custar caro à dupla da Racar Motorsport, que perdeu duas posições nas voltas finais. Ainda assim, o terceiro lugar final colocava Mathieu Martins em posição privilegiada para se sagrar campeão da categoria GT do Supercars España na segunda corrida
O triunfo ficou nas mãos de Francisco Abreu e Francisco Mora, no Toyota GR Supra GT4 EVO2 da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal, que partiram da terceira posição. A dupla portuguesa soube gerir a corrida com inteligência: Abreu fez uma primeira parte controlada e estratégica, enquanto Mora adoptou um ritmo de ataque na fase final, aproveitando da melhor forma a neutralização do Safety-Car para conquistar a liderança e garantir uma vitória importante.
Na segunda posição terminaram César Machado e Adrián Ferrer, também em Toyota GR Supra GT4 EVO2 da Speedy Motorsport, que partiram da segunda posição e mantiveram-se sempre entre os mais rápidos. O duo luso-espanhol foi exemplar na consistência, capitalizando no momento certo para assegurar mais um pódio importante. Apesar de terem ficado às portas do pódio da divisão GT4 Pro, Luís Tavares e João Aguiar-Branco, no Porsche Cayman RS CS da Speedy Motorsport, tiveram um muito meritório quinto lugar da geral.
Por fim, na GT4 Pro- Bronze, José Cautela e Lourenço Monteiro, no McLaren Artura GT4 da McLaren Barcelona – SMC Motorsport, voltaram a mostrar competitividade, terminando sexto lugar absoluto, vencendo a sua divisão com autoridade. Seguiram-se Guillermo Aso e Filip Vava, que assim se isolaram na frente da sua divisão na tabela de pontos, e a dupla Miguel Cristóvão / Patrick Cunha, num Porsche Cayman CS RS.
Entre os GT4 Bronze, o triunfo coube a Gonzalo de Andrés e Álvaro Lobera, no outro McLaren Artura GT4 da McLaren Barcelona – SMC Motorsport. A dupla espanhola partiu da quarta posição das geral e assinou uma corrida sólida, reforçando a ideia de competitividade que os carros de Woking deram este fim-de-semana. Kyam Potez regressou ao pódio da GT4 Bronze, Mercedes-AMG GT4 da Lema Racing, no segundo posto, ao passo que Borja Hormigos e Héctor Hernandez conquistaram o primeiro pódio com o BMW M4 GT4 EVO da Autoworks Motorspors.
Na GT4 Am, a vitória pertenceu a Rúben Vaquinhas e Pedro Bastos Rezende, no Aston Martin Vantage AMR GT4 operado pela Gianfranco Motorsport. Com esta vitória, o duo do carro inglês mantiveram-se na luta pela ceptro do Supercars España na sua divisão, embora a dupla espanhola Smorg/Javier Macías, em BMW M4 GT4 EVO, da Promotion Motorsport, ainda liderasse à entrada da última corrida. Vicente Desí e Josep Perera fecharam os lugares de honra, no Mercedes-AMG GT4 da PCR Sport.
 
Título da GT4 Pro decidido nos instantes finais com drama
A segunda corrida de Jerez serviu um desfecho de alto-tensão para a categoria GT4 do Supercars Endurance. A luta pelo ceptro da GT4 Pro do Supercars España arrastou-se até às últimas voltas, com estratégia, tráfego e um Safety-Car tardio a baralharem por completo as contas de uma corrida sempre viva e entusiasmante.
Francisco Mora e Francisco Abreu, no Toyota GR Supra GT4 EVO2 da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal, ditaram o ritmo na primeira metade. O handicap de 10 segundos deixava, porém, a equação em aberto. Ao mesmo tempo, Henrique Ventura Oliveira, que saíra de quarto com o Aston Martin Vantage AMR GT4 da Racar Motorsport, caiu três posições no arranque, cenário que favorecia a dupla do Toyota na corrida ao título.
Após as trocas de piloto, tudo parecia encaminhar-se para a consagração dos recrutas do Toyota: Abreu regressou à pista em segundo, no encalço José Carlos Pires, no Toyota GR Supra GT4 EVO2 da Speedy Motorsport, combinação mais do que suficiente para selar o campeonato, mesmo com a recuperação de Mathieu Martins até ao quarto lugar, logo atrás do Toyota de César Machado.
A tensão subiu quando um despiste do Aston Martin Vantage AMR GT4 EVO de Francisco Carvalho e Vasco Oliveira, devido a uma falha de travões, motivou a entrada do Safety-Car e agrupou o pelotão para as voltas finais. Pouco depois do recomeço, Abreu atacou Pires, mas a tentativa não resultou e o contacto entre os dois Toyotas forçou o abandono do carro da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal. A sorte do título virou naquele instante e Mathieu Martins, em dupla com Henrique Ventura Oliveira, confirmou a coroa da GT4 Pro e da categoria GT do Supercars España com o Aston Martin da Racar Motorsport.
A vitória na corrida sorriu a José Carlos Pires e Tomás Guedes, que levaram o Toyota GR Supra GT4 EVO2 da Speedy Motorsport ao triunfo após largarem de 5.º lugar. A formação liderada por Pedro Salvador assinou uma dobradinha com César Machado e Adrián Ferrer, depois de uma prova cirúrgica e consistente. O pódio ficou completo com Mathieu Martins e Henrique V. Oliveira.
Na GT4 Pro-Bronze, mesmo com um handicap superior à concorrência directa, José Cautela e Lourenço Monteiro impuseram o McLaren Artura GT4 da McLaren Barcelona – SMC Motorsport, ficando ainda no quarto posto da geral, no que foi a sua melhor performance da temporada. No entanto, foram Filip Vava e Guillermo Aso, em Mercedes-AMG GT4 da NM Racing Team, com um quarto lugar na classe, que conquistaram o ceptro da GT4 Pro-Bronze do Supercars España. Bruno Pires e Mark Kastelic, em Mercedes-AMG GT4 da Lema Racing, foram os segundos classificados, e o pódio foi completo por Alexandre Areia e Nuno Afonso.
Na GT4 Bronze, o triunfo coube a Andrés Prieto e Ricardo Costa, que conduziram o Mercedes-AMG GT4 da NM Racing Team até ao décimo primeiro lugar da geral, tendo o piloto português conquistado o ceptro da sua divisão. A dupla lusa Luís Calheiros / Paulo Macedo e o lituano Andrius Zemaitis foram os segundos e terceiros da sua divisão.
Beneficiando do abandono de Smorg e Javier Macías, Rúben Vaquinhas e Pedro Bastos Rezende, aos comandos do Aston Martin Vantage AMR GT4 preparado pela Gianfranco Motorsport, venceram a corrida da GT4 Am, selando os ceptros da divisão no Supercars España e no Campeonato de Portugal de Velocidade. Vicente Desí e Josep Perera terminaram no segundo lugar.
Depois da etapa de Jerez, a caravana do Supercars Endurance marca encontro para a etapa do Autódromo do Estoril, entre 28 a 30 de Dezembro, onde se definirão os campeões do Iberian Supercars e do Campeonato de Portugal de Velocidade.



