José Lameiro: “Foi uma grande vitória construída de faca nos dentes!”

A 34.ª Rampa da Arrábida ficará marcada na história do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group como o palco da primeira vitória de José Lameiro na categoria Super Challenge.
O piloto aveirense, ao volante do seu Skoda Fabia MKIII preparado pela DM Motorsport e com o apoio da Diatosta, quebrou a longa invencibilidade de Luís Nunes (Skoda Fabia R5 SC), o heptacampeão nacional da especialidade. Depois de se aproximar do líder na primeira subida de prova, Lameiro foi imbatível nas duas subidas de domingo, vencendo não só a categoria Super Challenge, mas também a Divisão SC-A, numa exibição perfeita e carregada de emoção.
Visivelmente emocionado, José Lameiro destacou a importância histórica do triunfo e a satisfação de alcançar um objetivo perseguido há três anos: “Faltam as palavras num momento como este, mas é uma alegria enorme, não só por mim, mas por todas as pessoas que me acompanham e que esperavam este dia. Nós há três anos que perseguimos este momento. Sabíamos que tínhamos uma caminhada a fazer — e fizemo-la.”

O piloto fez questão de sublinhar o respeito e admiração pelo seu principal adversário: “Derrotar o Luís Nunes, que é sete vezes campeão nacional, um piloto e uma equipa fantásticos, era uma tarefa muito complicada. Aconteceu aqui e foi uma rampa feita, como se diz na gíria, de faca nos dentes, de princípio a fim, porque só assim é que é possível vencer o Luís.”
No final, dedicou o feito a todos os que o apoiam: “Quero dedicar esta vitória à minha esposa, aos meus filhos, à minha família, aos patrocinadores, a todos os que nos acompanham, aos fãs e aos outros pilotos da montanha. Muito obrigado a todos!”




José Lameiro reconheceu também o papel determinante da equipa técnica e da evolução ao longo do ano: “Foi um ano de aprendizagem, mas já com uma evolução visível nos tempos. Fomos chegando cada vez mais perto do Luís, ganhámos uma subida, depois estivemos sempre muito próximos, e fomos corrigindo e aprendendo. A DM Motorsport e a Ignition Victory fizeram um trabalho absolutamente fantástico. Ontem o carro estava problemático, mas hoje tive um carro extraordinário — um super carro — e isso permitiu-me ter a prestação que tive.”
Esta vitória representa um momento importante na carreira de José Lameiro, confirmando o seu estatuto como um dos grandes protagonistas da Montanha portuguesa. Depois de deixar o Rallycross para abraçar o desafio da Montanha, o piloto aveirense vê finalmente recompensado o seu trabalho, determinação e espírito competitivo, assinando uma vitória histórica na mítica Rampa da Arrábida.