Ralis

2022 foi ano de sucesso para a Opel nos ralis

Laurent Pellier e o Corsa Rally4 dominam o Junior European Rally Championship. O Corsa-e Rally brilha enquanto protagonista da única competição elétrica monomarca a nível mundial.

A Opel eletrificou, literalmente, os ralis internacionais na época de 2022. A ADAC Opel e-Rally Cup estabeleceu-se como a primeira taça elétrica de ralis monomarca do mundo e continuou a crescer. As equipas da Alemanha, Áustria, Finlândia, Suécia, Roménia, Grã-Bretanha e Países Baixos lutaram por pontos, taças e prémios com os seus Opel Corsa-e Rally tecnicamente idênticos. Os sete exigentes e variados ralis na Alemanha, Áustria, França e Países Baixos sublinharam assim a elevada importância internacional do trabalho pioneiro dos parceiros de longa data Opel e ADAC.

A consciência e o interesse na ADAC Opel e-Rally Cup aumentaram visivelmente em comparação com a época de 2021“, disse o Diretor da Opel Motorsport, Jörg Schrott. “Tivemos pedidos de informação de toda a Europa – de equipas que querem participar na competição e de organizadores que querem realizar uma ronda da ADAC Opel e-Rally Cup. O Corsa-e Rally também serve de referência para uma nova categoria Rally5 de elétricos, atualmente a ser desenvolvida pela FIA. Provámos que os ralis elétricos funcionam e mostrámos como podem ser, desde o veículo à infraestrutura de carregamento puramente elétrica, passando pelo conceito de segurança. Não vamos desistir de otimizar ainda mais o nosso bem-sucedido projeto“.

Estão previstas oito rondas para a temporada de 2023 da ADAC Opel e-Rally Cup, das quais pelo menos quatro terão lugar em países europeus fora da Alemanha. O anúncio do calendário está agendado para o Essen Motor Show no início de dezembro.



A ADAC Opel e-Rally Cup 2022 foi também um excelente exemplo do que são as provas de rali de elevada qualidade em termos de competição. No topo da classificação geral, uma batalha a três entre os dois alemães Timo Schulz (23) e Max Reiter (22) e o sueco Calle Carlberg (22) eletrificou os espectadores. Depois de Reiter ter ganho uma pequena vantagem pontual, a partir de meados da época foi Schulz que virou o jogo com quatro vitórias consecutivas e, sucedendo ao francês Laurent Pellier, foi coroado o segundo campeão de uma taça monomarca de ralis de automóveis elétricos.

Quinto título Junior European Rally Championship para a Opel

Timo Schulz seguiu as pisadas de Pellier em dois aspetos. Pellier, de 27 anos, foi promovido ao Junior European Rally Championship (JERC) como parte do bem-sucedido programa de desenvolvimento que a Opel e a ADAC têm vindo a realizar há uma década. O piloto dominou a temporada de 2022 no Corsa Rally4 da ADAC Opel Rally Junior Team. Pellier e a sua copiloto Marine Pelamourgues ganharam nada menos que cinco dos seis ralis da temporada no desportivo de 212 cv da Opel e já conquistaram o título na penúltima ronda na República Checa. Foi a quinta vitória do título JERC para a ADAC Opel Rally Junior Team depois de 2015 (Emil Bergkvist, Suécia), 2016 (Marijan Griebel), 2017 (Chris Ingram, Inglaterra) e 2018 (Martins Sesks, Letónia).

A Opel está agora a abrir o caminho para os ralis europeus também para Timo Schulz. “Ganhar o título na ADAC Opel e-Rally Cup e ser promovido à ADAC Opel Rally Junior Team é um sonho tornado realidade“, disse Schulz. “Farei tudo para aprender o máximo possível no Junior European Championship de 2023 e para justificar a grande confiança que a Opel e a ADAC depositam em mim“.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo