+ Motores

Sandro Pinto triunfa na categoria Turística do Rally de Fim d’Ano da Figueira da Foz

Ao volante de um BMW E36 318 IS, Sandro Pinto, navegado por Sílvia Ferreira, conquistou a vitória na categoria Turística do Rally de Fim d’Ano da Figueira da Foz, beneficiando de um desfecho inesperado na derradeira classificativa, que afastou da liderança a dupla Pedro Mariano / Daniel Jordão.

A terceira e última secção da prova revelou-se particularmente ingrata para a formação figueirense que até então liderava a categoria. Pedro Mariano e Daniel Jordão, aos comandos de um Porsche 912, viram a sua prestação ser abruptamente comprometida na última prova especial, quando foram obrigados a parar devido à presença de uma viatura alheia à competição na Serra da Boa Viagem, situação que lhes custou tempo decisivo e a vitória praticamente assegurada.

O episódio acabou por espelhar o que sucedera também na categoria Desportiva, com uma interferência externa a alterar de forma decisiva o rumo da classificação. Desta feita, a penalização acabou por “oferecer” o triunfo a Sandro Pinto e Sílvia Ferreira, que concluíram a prova com um total de 1.435 pontos, garantindo assim o lugar mais alto do pódio na categoria Turística.

Pedro Mariano, dirigente da Federação Portuguesa de Motociclismo (FMP) e da Federação Internacional de Motociclismo (FIM), e o navegador Daniel Jordão terminaram no segundo posto, com 1.473 pontos. Refira-se que Daniel Jordão prepara-se para alinhar já entre 3 e 17 de janeiro no Dakar Rally 2026, fazendo equipa com João Dias, em Polaris, numa das edições mais exigentes da prova rainha do todo-o-terreno mundial.

No degrau mais baixo do pódio terminou a dupla conimbricense Luís Castro Caseiro e Luís Caseiro. Aos 73 anos, o advogado de Coimbra celebrou com especial satisfação a sua primeira presença num pódio, partilhada com o filho, também advogado, de 43 anos. Aos comandos de um Mazda MX-5, a dupla somou 4.001 pontos, numa prestação marcada pela regularidade e consistência.

Às portas do pódio ficou a formação composta por Carlos Oliveira e João Neto, em BMW 320i, com 4.650 pontos, enquanto Tiago Carvalho e João Pereira, em Porsche Boxster, fecharam o “top five” da categoria Turística, com 5.370 pontos.

No total, mais oito equipas concluíram a competição na categoria Turística, contribuindo para o sucesso de mais uma edição do Rally de Fim d’Ano da Figueira da Foz, prova organizada pelo Clube de Automóveis Antigos da Figueira da Foz e promovida pelo Clube Automóvel do Centro.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo