Sandro Pinto triunfa na categoria Turística do Rally de Fim d’Ano da Figueira da Foz

Ao volante de um BMW E36 318 IS, Sandro Pinto, navegado por Sílvia Ferreira, conquistou a vitória na categoria Turística do Rally de Fim d’Ano da Figueira da Foz, beneficiando de um desfecho inesperado na derradeira classificativa, que afastou da liderança a dupla Pedro Mariano / Daniel Jordão.
A terceira e última secção da prova revelou-se particularmente ingrata para a formação figueirense que até então liderava a categoria. Pedro Mariano e Daniel Jordão, aos comandos de um Porsche 912, viram a sua prestação ser abruptamente comprometida na última prova especial, quando foram obrigados a parar devido à presença de uma viatura alheia à competição na Serra da Boa Viagem, situação que lhes custou tempo decisivo e a vitória praticamente assegurada.
O episódio acabou por espelhar o que sucedera também na categoria Desportiva, com uma interferência externa a alterar de forma decisiva o rumo da classificação. Desta feita, a penalização acabou por “oferecer” o triunfo a Sandro Pinto e Sílvia Ferreira, que concluíram a prova com um total de 1.435 pontos, garantindo assim o lugar mais alto do pódio na categoria Turística.

Pedro Mariano, dirigente da Federação Portuguesa de Motociclismo (FMP) e da Federação Internacional de Motociclismo (FIM), e o navegador Daniel Jordão terminaram no segundo posto, com 1.473 pontos. Refira-se que Daniel Jordão prepara-se para alinhar já entre 3 e 17 de janeiro no Dakar Rally 2026, fazendo equipa com João Dias, em Polaris, numa das edições mais exigentes da prova rainha do todo-o-terreno mundial.

No degrau mais baixo do pódio terminou a dupla conimbricense Luís Castro Caseiro e Luís Caseiro. Aos 73 anos, o advogado de Coimbra celebrou com especial satisfação a sua primeira presença num pódio, partilhada com o filho, também advogado, de 43 anos. Aos comandos de um Mazda MX-5, a dupla somou 4.001 pontos, numa prestação marcada pela regularidade e consistência.
Às portas do pódio ficou a formação composta por Carlos Oliveira e João Neto, em BMW 320i, com 4.650 pontos, enquanto Tiago Carvalho e João Pereira, em Porsche Boxster, fecharam o “top five” da categoria Turística, com 5.370 pontos.
No total, mais oito equipas concluíram a competição na categoria Turística, contribuindo para o sucesso de mais uma edição do Rally de Fim d’Ano da Figueira da Foz, prova organizada pelo Clube de Automóveis Antigos da Figueira da Foz e promovida pelo Clube Automóvel do Centro.



