Velocidade

CPV: Teixeira domina qualificação e aquece decisão no Estoril

A sessão de qualificação das categorias GTC e Turismos do Supercars Endurance, disputada este sábado no Autódromo do Estoril, confirmou o elevadíssimo nível competitivo que marca a derradeira etapa da temporada, com os títulos do Iberian Supercars e do Campeonato de Portugal de Velocidade ainda por decidir e com margens reduzidíssimas a separarem os principais candidatos.

Qualificação 1 – Teixeira impõe a sua lei

Na primeira sessão cronometrada, Daniel Teixeira voltou a demonstrar porque é um dos protagonistas deste fim-de-semana decisivo, ao registar a volta mais rápida aos comandos do Hyundai Elantra N TCR da JT59 Racing Team. O piloto de Murça foi o mais veloz e, naturalmente, o melhor entre os Turismos, reforçando a sua posição nas lutas pelos títulos da categoria.

Na segunda posição classificou-se Rui Miritta, em Porsche 911 Cup da Monteiros Competições, o mais rápido da divisão Cup, confirmando o forte andamento do líder das classificações tanto no Iberian Supercars como no Campeonato de Portugal de Velocidade. Logo atrás, Ángel Santos, ao volante do Ligier JS2 R da Chefo Sport Petrogold, destacou-se como o melhor dos GTX, num arranque de qualificação em que os carros franceses voltaram a mostrar excelente competitividade no traçado do Estoril. O quarto tempo absoluto pertenceu a Duarte Camelo, em Porsche Cayman CS da Speedy Motorsport, também ele inscrito nos GTX, reforçando a sua candidatura aos títulos. A fechar o top-cinco surgiu Henrique Moura Oliveira, aos comandos do BMW M4 GT4 (F82) da Monteiros Competições, mantendo-se firme na luta pelos ceptros da GTX.

Entre os restantes destaques, João Posser, em Porsche 911 Cup da Veloso Motorsport, esteve entre os mais rápidos da Cup, enquanto Frederico Formiga, ao volante do SEAT Leon Supercopa MK2 da Art of Speed, foi o melhor da divisão TC. Na luta interna da FPAK Junior Team, João Faria bateu Tomás Martins, ao passo que Diogo Castro não pôde sair para a pista devido ao Ginetta G40 não ter ficado pronto após os problemas de caixa registados no dia anterior.

Qualificação 2 – Ninguém parou Teixeira

A segunda sessão cronometrada voltou a ter Daniel Teixeira como grande referência. O piloto da JT59 Racing Team melhorou ainda mais o seu registo e voltou a assinar o melhor tempo, reforçando o seu estatuto de homem a bater nas duas corridas que encerram a época.

Tal como na sessão anterior, atrás do líder dos Turismos voltou a surgir Rui Miritta, novamente no segundo posto absoluto e outra vez o mais rápido da divisão Cup, num sinal claro da consistência com que chega à fase decisiva do campeonato. O terceiro tempo da geral foi obtido por Gabriel Caçoilo, em Ligier JS2 R da Chefo Sport Petrogold, garantindo à formação espanhola a liderança da GTX. Na quarta posição ficou Chloe Grant, que divide o BMW M4 GT4 (F82) da Monteiros Competições com Henrique Moura Oliveira, confirmando o bom desempenho da dupla luso-britânica e mantendo vivo o sonho do português na luta pelos títulos. A fechar o top-cinco ficou Pompeu Simões, em Porsche Cayman CS da Speedy Motorsport, permanecendo na batalha pelas posições cimeiras e protegendo as aspirações da equipa aos ceptros que se decidem este fim-de-semana.

Entre os TC, voltou a destacar-se o SEAT Leon Supercopa MK2 da Art of Speed, desta vez com Frederico Castro ao volante, que foi o mais rápido da divisão. Na FPAK Junior Team, Martim Romão levou a melhor sobre Rodrigo Vilaça por apenas três décimos de segundo, num dos duelos mais próximos do dia, enquanto Tomás Gomes, à semelhança do seu colega de equipa, não participou devido aos persistentes problemas de caixa no seu Ginetta.

Os momentos decisivos do Supercars Endurance poderão ser acompanhados ao vivo no Autódromo do Estoril, com bilhetes disponíveis nas bilheteiras do circuito. Em pista, a derradeira etapa da temporada contará com forte exposição mediática, com transmissão em direto assegurada pela DAZN Portugal e DAZN Espanha, bem como através do canal de YouTube da Race Ready. O evento terá ainda cobertura internacional, com emissões em língua inglesa na AlphaLive, em alemão na Deutsch Motorsport Television e em italiano no Parc Fermé, permitindo aos adeptos seguirem as corridas a partir de vários pontos da Europa.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo