Kris Meeke regressa à Irlanda para o Killarney Historic Rally ao volante de um BMW M3

Kris Meeke será a grande atração do Killarney Towers Hotel Historic Rally, marcado para 29 de novembro. O norte-irlandês fará uma participação especial ao volante de um BMW M3 E30 preparado pela equipa MATS, dos Países Baixos.
Vencedor de cinco provas do WRC, Meeke regressa a casa depois de uma época completa no Campeonato de Portugal de Ralis, onde venceu cinco ralis ao volante de um Toyota GR Yaris Rally2.
A presença de Meeke é uma homenagem a Maurice Nagle, fundador do rali em 1996 e pai do seu antigo navegador no Mundial, Paul Nagle. Durante os anos em que competiram juntos, a dupla conquistou cinco vitórias no WRC e uma amizade profunda com a família Nagle. “O Maurice sonhava ver os melhores pilotos do mundo em carros históricos nas estradas de Kerry. É um privilégio poder contribuir para manter vivo esse sonho”, sublinhou Meeke.

O evento de Killarney marcará também o regresso de Meeke às estradas irlandesas, 16 anos depois da sua última prova no país, e 18 anos após a sua participação no Historic Rally de 2007 — o mesmo ano em que venceu o Rally of the Lakes. A edição deste ano incluirá novas classificativas na região de Kenmare e terminará com uma prova noturna completa por Moll’s Gap. O rali assinala ainda o 35.º aniversário da icónica vitória de Bertie Fisher e Rory Kennedy em 1990.
“Conduzir um M3 neste rali é um sonho tornado realidade”, afirmou Meeke. “O meu pai, Sydney, que fez 80 anos este ano, trabalhou no BMW de Bertie Fisher na altura. Seria fantástico tê-lo comigo em Killarney. É especial regressar à Irlanda, rever amigos e voltar a competir nas estradas que me inspiraram.”
A participação é possível graças ao apoio de Paul Ahern, da Ahern’s BMW em Castleisland. Entre os nomes já confirmados no rali estão os campeões em título Donagh Kelly e Rory Kennedy, também num BMW M3 da MATS.
O navegador Noel O’Sullivan, natural de Killarney, acompanhará Meeke, renovando a parceria que lhes valeu top 10 no Otago Classic Rally, na Nova Zelândia, em 2024 e 2025. “Competir com o Kris na minha terra natal é especial. O M3 promete ser uma máquina fantástica e estamos ansiosos por sentir a atmosfera única deste rali”, disse O’Sullivan.
Para o diretor de prova Anthony O’Connor, a presença de Meeke confirma “o prestígio internacional do único rali irlandês dedicado a carros históricos”. O Killarney Historic Rally realiza-se a 29 de novembro, com partida cerimonial na noite anterior, no centro de Killarney.




