Velocidade

Nil Montserrat: o nível é altíssimo,tanto de equipas como de pilotos 

A NM Racing Team chega à ronda final do Supercars España com motivos para acreditar. A equipa espanhola está na luta directa pelos títulos da GT4 Pro-Bronze e da GT4 Bronze, e encara a ronda do Circuito de Jerez como o grande palco das decisões.

A formação de Barcelona, como acontece há já longos anos, disputa o Supercars Endurance com três Mercedes AMG GT4 inscritos em três divisões diferentes, GT4 Pro, GT4 Pro-Bronze e GT4 Bronze, sendo uma das grandes protagonistas da época. Nil Montserrat, chefe de equipa e figura central na estrutura catalã, faz um balanço francamente positivo de uma temporada em que a NM Racing Team consolidou o seu estatuto como uma das forças de referência do panorama ibérico de velocidade.
 

“Este era claramente o objectivo do ano, ter um carro em cada divisão e competir nas três frentes”, começa por afirmar, prosseguindo: “sabíamos que não seria nada fácil, porque cada dupla tem o seu próprio objectivo, e isso obriga-nos a estar a 110% focados na luta por três campeonatos diferentes. O balanço é muito positivo, temos cumprido com vitórias e pódios em todas as divisões”.
 

Ao longo do ano, o Supercars España tem revelado um patamar de competitividade que Nil Montserrat não hesita em considerar o mais elevado de sempre. “O nível é altíssimo, tanto de equipas como de pilotos. Sem dúvida, estamos a viver o ano mais forte do campeonato, o que coloca o Supercars Endurance como uma das competições GT4 mais competitivas da Europa”, sublinhou o líder da formação que participa também nas GT4 European Series.
 

A NM Racing Team tem sido protagonista destacado em duas divisões particularmente intensas. Na GT4 Pro-Bronze, Guillermo Aso e Filip Vava lideram com apenas dois pontos de vantagem sobre Nuno Afonso e Alexandre Areia, no Toyota GR Supra GT4 EVO2 da Gianfranco Motorsport, e cinco sobre Orlando Batina e Sérgio Azevedo, no Toyota da Batina Racing. Já na GT4 Bronze, Ricardo Costa, também em Mercedes-AMG GT4 da equipa espanhola, ocupa o topo da tabela com 108 pontos, mais onze do que Francisco Carvalho e Vasco Oliveira, ao volante de um Aston Martin Vantage AMR GT4 preparado pela Racar Motorsport.
 

Para Nil Montserrat, este duplo protagonismo traduz a força e a maturidade da estrutura. “Estamos a liderar em Pro-Bronze com o Guillermo e o Filip, que estão a fazer uma grande temporada, e também na Bronze, onde o Ricardo Costa tem feito um excelente trabalho no seu ano de estreia com o Mercedes AMG. Como se vê pela classificação, o equilíbrio é máximo. Os nossos principais adversários são os Toyota e os Aston Martin, e acredito que o título se vai decidir apenas no último fim-de-semana. Temos um grande desafio pela frente”, apontou o espanhol.
 

O chefe de equipa recorda a dupla formada por Max Huber e Tomás Granzella, inscrita na GT4 Pro, que vive o seu primeiro ano na competição. “Não se pode esquecer que o Max e o Tomás estão na sua época de estreia e já subiram ao pódio da divisão. Crescem em cada corrida e acredito que estarão ainda mais fortes nesta parte final da época, com a experiência que acumularam”, assegurou Montserrat.
 

A ronda decisiva do Supercars España 2025 terá lugar no Circuito de Jerez, um traçado que Nil Montserrat conhece bem, mas onde não acredita que exista qualquer vantagem caseira. “Sinceramente, não penso que isso nos dê vantagem. Jerez é um circuito muito familiar para todas as equipas do Supercars Endurance, mas é um traçado que nos agrada imenso e que conhecemos muito bem. Vamos dar o máximo para lutar pelas posições de honra nas três divisões e terminar o ano da melhor forma possível”, garantiu o homem forte da NM Racing Team
 

À beira do desfecho da competição espanhola, o tom é de confiança, mas também de realismo. “As diferenças são mínimas e qualquer detalhe pode decidir um campeonato. É precisamente esse equilíbrio que torna o Supercars España e o Iberian Supercars tão apaixonantes. Chegamos a Jerez com tudo por decidir e com a ambição de sair de lá campeões da competição espanhola”, concluiu Nil Montserrat.

O Supercars España encerra a temporada de 31 de Outubro a 2 de Novembro, no Circuito de Jerez, numa ronda que contará igualmente para o Iberian Supercars e para o Campeonato de Portugal de Velocidade, que terminarão as respectivas épocas no Autódromo do Estoril no final do próximo mês.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo