GTC & Turismos –quem são os candidatos aos títulos do Supercars España?

A temporada do Supercars Endurance caminha para o seu epílogo e, em Jerez, a próxima etapa, decidem-se os títulos do Supercars España, sendo inúmeros os candidatos aos títulos, o que promete momentos de grande emoção de 31 de Outubro a 2 de Novembro.
Na etapa andaluza o pelotão da mais importante competição da Península Ibérica terá grelhas divididas, tendo os GT4 uma só para si, ao passo que a GTC e os Touring Cars terão outra, o que tornará as lutas pelos ceptros ainda mais interessantes. Desta feita, debruçamo-nos sobre a situação pontual das categorias GTC e Turismos, e respectivas divisões, e a perspectiva de grandes lutas e de jogos de estratégia é entusiasmante.
Campeonato GTC – Tudo em jogo e poucas certezas
A luta pelo ceptro da GTC afunilou-se a três protagonistas principais, embora haja ‘outsiders’ à espreita de um deslize. No topo da tabela pontual, surge Rui Miritta (Monteiros Competições, Porsche 911 Cup), com 94 pontos e uma vitória obtida em Portimão que cimentou a candidatura. Em Jerez, o português, pode adoptar o ‘modo gestão de risco’ – para defender sua vantagem pontual, e evitar um erro que poderá valer tanto como arriscar tudo pela vitória. Mas conhecendo o português, dificilmente não irá à Andaluzia para juntar mais dois triunfos ao seu pecúlio e, assim, assegurar o seu segundo ceptro no Supercars España.
A dupla Alba Vázquez / Alfonso Colomina (McLaren Barcelona – SMC Motorsport, McLaren 570S GT4) segue a doze pontos do topo, com 82. Não venceram ainda este ano, mas têm sido muito consistentes nas três rondas já realizadas, o que lhe poderá permitir virar o jogo a seu favor, muito embora tenham de, obrigatoriamente, bater Rui Miritta.

Logo atrás, com 80 pontos, também com trunfos claros, estão Ángel Santos / Alejandro Iribas (Chefo Sport by Petrogold, Ligier JS2R). Foram os grandes dominadores de Jarama, onde assinaram dois triunfos que os recolocaram no encalço do título. Se repetirem em Jerez a execução clínica de Jarama, obrigam Miritta e a dupla do McLaren a reagir sob pressão.
Entre os que ainda podem sonhar, mas precisam que os três primeiros encontrem dificuldades, destacam-se Duarte Camelo / Pompeu Simões (Speedy Motorsport, Porsche Cayman CS), que estiveram ausentes da ronda de Jarama, com 64 pontos com o triunfo na segunda corrida de Portimão no seu registo e Marcus Fothergill (Tockwith Motorsports, Porsche 911 Cup) com 55. Também António Almeida (Tockwith Motorsport, Ginetta G55), na sua primeira temporada em carros de GT, chega a Jerez com possibilidades matemáticas graças ao triunfo em Valência, mas, na prática, dependerá de uma combinação improvável de resultados alheios.
Jerez promete uma luta directa entre Miritta, Vázquez / Colomina e Santos / Iribas pelo título absoluto da GTC. Os restantes perseguidores terão de capitalizar quaisquer contratempos do trio da frente.
Divisão GTX – Duelo espanhol com portugueses à espreita
A GTX chega ao Circuito de Jerez com tudo por decidir e com a perspectiva de uma batalha intensa pelo ceptro. Após Valência, Alba Vázquez / Alfonso Colomina e Ángel Santos / Alejandro Iribas como principais candidatos ao sucesso, com 93 e 87 pontos, respectivamente; todos os demais entram para o fim-de-semana como ‘outsiders’ à espera de um passo em falso das duas duplas do topo.
Alba Vázquez / Alfonso Colomina construíram a vantagem numa temporada de consistência, tendo iniciado a temporada com uma vitória. Para Jerez, o duo do carro inglês não poderá jogar na defesa, dada proximidade dos seus perseguidores.
Ángel Santos / Alejandro Iribas apresentam um pacote competitivo muito distinto. O duo da Chefo Sport foi devastador em Jarama, onde venceram ambas as provas. Chegam a Jerez com 87 pontos e se repetirem a execução do evento de Madrid, o título pode estar ao seu alcance.
Numa posição menos favorável está o jovem português Henrique Moura Oliveira, inscrito pela Monteiros Competições num BMW M4 GT4 (F82), com 73 pontos. Sem vitórias até aqui, mas com alguma consistência precisa de um fim-de-semana praticamente perfeito para forçar as contas e conquistar triunfos, voltando em Jerez a fazer o equipa com Rúben Silva, o seu habitual colega de equipa
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Com os mesmos pontos está a dupla Duarte Camelo / Pompeu Simões. O duo que compete com um Porsche Cayman CS da Speedy Motorsport e já conhecem o sabor da vitória, com triunfos na segunda corrida de Portimão e na segunda de Valência, o que comprova a sua rapidez. Para poderem sonhar com o título necessitam de outro golpe de autoridade para transformar possibilidade em probabilidade.
A Tockwith Motorsports tem por perto a sua armada com os Ginetta G55 de Steve Kirton / Jonathan Elsworth a totalizarem 72 pontos, e os estreantes Gracie Mitchell / Luca Staccini somam 69. Ainda nenhuma das duplas venceu, mas a regularidade de pódios significa que qualquer turbulência dos líderes os coloca na luta do título.
António Almeida, também num Ginetta G55 da Tockwith Motorsports, e vencedor da primeira corrida de Valência, está mais longe (57 pontos), mas as suas esperanças encontram-se matematicamente vivas, apesar de não ter competido na prova de Jarama.
Em suma, a coroa da GTX vai decidir-se numa grande luta a dois – Vázquez / Colomina versus Santos / Iribas — com Henrique Moura Oliveira e Camelo / Simões prontos a aproveitar qualquer contratempo desse par. Num domingo com duas corridas e quatro pontos extra disponíveis, uma pole-position ou uma volta mais rápida pode ser o detalhe que escreve a última linha da temporada.
Divisão Cup – Miritta parte em vantagem
A Cup chega ao Circuito de Jerez com um enredo de alto drama: dois pilotos separados por 26 pontos vão discutir o título num domingo que vale 54 pontos, entre corridas e pole-positions e voltas mais rápidas em corrida. O campeonato está, por isso, em aberto, mas a margem de manobra é curta para quem persegue.

No comando está Rui Miritta, com 132 pontos. O piloto português construiu esta vantagem com uma sequência notável: vitórias nas duas corridas de Portimão, novo triunfo em Jarama e diversas pole-positions e voltas mais rápidas. Em Valência, voltou a vencer, consolidando uma liderança que o coloca no papel de favorito à entrada para a ronda decisiva. Para Miritta, Jerez não é apenas gestão, uma vitória na primeira corrida poderá bastar para fechar matematicamente o campeonato.
O último adversário capaz de travar o líder é Marcus Fothergill (Tockwith Motorsports, Porsche 911 Cup) com 106 pontos. O britânico soma uma vitória importante em Jarama e pódios sucessivos que lhe permitem chegar à ronda final com esperança. Para reverter os vinte e seis pontos de desvantagem, Fothergill precisa de um domingo quase perfeito, ajudado por um deslize de Miritta numa das corridas.
Os restantes pilotos da Cup estão já fora do raio prático do título. Ángel Lanchares (Lan GP Racing, Porsche 911 Cup) ocupa o terceiro posto com 71 pontos, depois da vitória na primeira corrida de Valência. Esta é a dupla mais próxima dos dois primeiros, mas sem possibilidade de os alcançar em termos matemáticos. Ainda assim, será um protagonista a ter em conta, capaz de roubar pontos decisivos aos dois da frente.
Vítor Costa (Monteiros Competições, Porsche 911 Cup), com 69 pontos, e Dave Bennet, 62, que faz equipa com Marcus Fothergill, são ainda candidatos a um lugar no pódio do campeonato, estando o terceiro posto de Ángel Lanchares em risco
Tudo aponta, assim, para uma disputa de alto nível entre Miritta e Fothergill, num duelo de Porsches, em que a mínima falha pode decidir o título.
Campeonato Turismo – Batalha da juventude
A Categoria Turismo chega ao Circuito de Jerez com seis jovens talentos da FPAK Junior Team, ao volante dos Ginetta G40 preparados pela Monteiros Competições, a separar-se por diferenças mínimas na classificação. A época foi uma lição de aprendizagem para estes pilotos, que ao longo do ano foram alternando companheiros de equipa e partilhando os três carros da formação.

No topo, Tomás Martins lidera com 93 pontos, depois de uma época marcada por consistência e vitórias em Portimão e Jarama. Martins tem margem, mas não pode relaxar: um mau resultado na primeira corrida de Jerez pode colocar o título em aberto até à bandeira de xadrez da segunda.
O seu principal rival é João Faria, segundo classificado com 87 pontos. Faria assinou uma época de grande regularidade, pontuando alto em todas as corridas e vencendo em Jarama. Se voltar a evidenciar a performance em Jerez que mostrou até agora, tem argumentos para roubar o título ao líder.
Também Tomás Gomes, com 80 pontos, está matematicamente na luta. Gomes foi um dos mais rápidos da temporada, com uma vitória na primeira prova de Portimão e presença constante no pódio, e precisa de um fim-de-semana irrepreensível para se colocar na disputa.
Logo atrás, Martim Romão (75 pontos) pode não ter vencido ainda, mas soma pódios sucessivos que o mantêm na discussão. O cenário é semelhante para Rodrigo Vilaça (57) e Diogo Castro (56), que precisam de um domingo quase perfeito e de uma combinação de resultados favorável para se intrometerem na luta direta.
A situação na Divisão TC é um espelho da própria classificação geral dos Turismos. Tomás Martins lidera com 100 pontos, seguido de João Faria (92) e Tomás Gomes (83), com Martim Romão (80) ainda dentro do alcance matemático do título. Rodrigo Vilaça (64) e Diogo Castro (59) precisam de um domingo perfeito para se manterem na equação. Tal como na geral, as margens são curtas e cada ponto extra – uma pole-position ou uma volta mais rápida – pode transformar a luta pelo título num verdadeiro duelo à décima de segundo no Circuito de Jerez.
Tudo aponta para um fecho de temporada vibrante. Se Martins vencer a primeira corrida, poderá chegar à segunda em posição de ‘match-point’; se Faria ou Gomes reduzirem a diferença para menos de cinco pontos no domingo de manhã, o campeonato poderá decidir-se com os pontos da pole-position ou da volta mais rápida. Jerez promete um braço-de-ferro de uma geração que promete carreiras interessantes.
A composição das duplas de pilotos para o fim-de-semana de Jerez ainda não é conhecida, podendo o seu escalonamento ter impacto nas possibilidades de alguns deles.
O Circuito de Jerez será o palco de todas as decisões, numa ronda que conta igualmente para o Iberian Supercars e para o Campeonato de Portugal de Velocidade. De 31 de Outubro a 2 de Novembro, será na Andaluzia que se conhecerão os campeões de 2025 do Supercars España.