Lifestyle

Clube Escape Livre celebra 40 anos em 2026

Nasceu na Guarda no dia 12 de setembro pela mão de Luís Celínio e da equipa que fazia o Programa Escape Livre na Rádio Altitude, e cumpre 40 anos de existência em 2026. A atividade do Clube Escape Livre tem sido motivada por um lema que o acompanha desde a primeira hora: “o automóvel na promoção e divulgação da região da Guarda”. O programa de celebrações estende-se até ao dia 12 de setembro de 2026 e o presidente do Clube Escape Livre apresentou, ontem, no auditório do Paço da Cultura, na Guarda, alguns dos momentos mais importantes dos próximos 365 dias.

O programa de celebração do 40º aniversário do Clube Escape Livre terá quatro momentos diferentes, todos desenhados para recordar as quatro dezenas de anos de paixão pelo automóvel e devoção à Guarda e à região Centro. Desde a primeira hora que o Clube Escape Livre tem promovido eventos que ligam o automóvel ao convívio, ao turismo, à gastronomia e à divulgação do património nacional.

O primeiro momento foi o lançamento da edição especial do vinho Beyra comemorativa dos 40 anos do Clube Escape Livre, na conferência de imprensa ontem realizada no espaço do Paço da Cultura, paredes meias com o Museu da Guarda. Contou com a presença de várias individualidades como o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, o Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal Região Beiras e Serra da Estrela, António Miraldes, o enólogo Rui Roboredo Madeira e o mágico Luís de Matos.

Todas as entidades presentes no evento destacaram o trabalho de promoção da região da Guarda, das Beiras e do Interior, elogiando a atividade do clube ao longo destes 40 anos e prometendo reforçar os laços de parceria para o futuro.

Depois será a vez de uma exposição que decorrerá no mesmo Paço da Cultura e destacará aqueles que foram dois eventos que marcaram estes 40 anos: o Rali da Guarda que arrastava personalidades e jornalistas até à cidade mais alta e a Land Rover Rota Histórica, realizada durante mais de duas décadas. Junta-se, ainda, o desfile de todos os títulos e prémios recebidos pelo Clube Escape Livre ao longo dos seus 40 anos de vida. Esta exposição estará patente entre janeiro e março de 2026.

O terceiro momento será o magnífico espetáculo de Luís de Matos no dia 21 de fevereiro de 2026. O reconhecido ilusionista português tem estado presente, desde sempre, de mãos dadas com o clube nos momentos mais importantes e, certamente, esgotará o Teatro Municipal da Guarda.

Finalmente, o quarto momento será o lançamento do livro comemorativo dos 40 anos do Clube Escape Livre. Um documento precioso que para lá de contar toda a história das quatro décadas de vida do clube numa edição muito especial, servirá para memória futura do Clube Escape Livre.

No final da conferência de imprensa que lançou as comemorações dos 40 anos do Clube Escape Livre, foram distribuídas pelos presentes as primeiras unidades das garrafas de vinho feitas especialmente para assinalar o aniversário.

Numa parceria com o reconhecido e premiado enólogo Rui Roboredo Madeira, foram realizadas 400 garrafas de Beyra Vinhas Velhas, especialmente rotuladas e embaladas, para celebrar este marco na história do clube da cidade mais alta.

Na ocasião, o enólogo Rui Roboredo Madeira referiu que “o Clube Escape Livre é o maior promotor daquilo que são as melhores coisas que a Beira e o Interior têm como a gastronomia, os vinhos e as paisagens, a uma escala nacional, por isso não poderíamos deixar de nos associar a este marco histórico dos 40 anos do Clube Escape Livre com um produto da região, o vinho Beyra Vinhas Velhas.”

Por seu turno, Luís Celínio. Presidente do Clube Escape Livre, deixou uma “mensagem de confiança e esperança: se os primeiros 40 anos foram de conquista e afirmação, os próximos 40 anos serão, certamente, de renovação. O Escape Livre continuará a ser sinónimo de paixão, de qualidade e experiências únicas e marcantes.”

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo