Automóveis

1º protótipo de veículo com um inovador sistema integrado de bateria inteligente inicia testes em condições reais

A Stellantis, em parceria com a Saft (uma subsidiária da TotalEnergies), revelou um protótipo de veículo inovador com tecnologia IBIS — um projeto de pesquisa colaborativa com sede em França que visa desenvolver um sistema de armazenamento de energia e conversão elétrica mais eficiente, sustentável e económico. Com testes reais em estrada já em andamento, este feito representa um grande avanço na promoção da eletrificação para aplicações de energia móveis e estacionárias. 

Uma nova era na conceção de motores elétricos 

O primeiro veículo elétrico a bateria (BEV) totalmente funcional equipado com IBIS é um Peugeot E-3008 de nova geração, construído sobre a plataforma STLA Medium. Este protótipo é o resultado de anos de desenvolvimento, modelagem e simulação pela Stellantis e Saft, com o apoio da E2-CAD, Sherpa Engineering e instituições de investigação francesas líderes na área, como CNRS, Université Paris-Saclay e Institut Lafayette. 

Desde meados de 2022, está em funcionamento um primeiro demonstrador IBIS para aplicações estacionárias, que permiu validar conceitos técnicos fundamentais e gerar inúmeras patentes. A transição para um protótipo móvel representa um grande avanço no desenvolvimento do sistema. 

Como funciona: integração que simplifica tudo

O IBIS repensa o trem de propulsão elétrico ao incorporar as funcionalidades de inversor e carregador diretamente na bateria, independentemente da sua composição química ou aplicação. Esta arquitetura suporta corrente alternada (CA) e corrente contínua (CC), fornecendo energia elétrica diretamente ao motor ou à rede, enquanto simultaneamente alimenta a rede de 12 V do veículo e os sistemas auxiliares. 

Principais benefícios

  • Eficiência e desempenho: até 10% de melhoria na eficiência energética (ciclo WLTC) e 15% de ganho de potência (172 kW vs. 150 kW) com o mesmo tamanho de bateria. 
  • Poupança de peso e espaço: reduz o peso do veículo em cerca de 40 kg e liberta até 17 litros de volume, permitindo uma melhor aerodinâmica e flexibilidade de design. 
  • Carregamento mais rápido: os primeiros resultados mostram uma redução de 15% no tempo de carregamento (por exemplo, de 7 para 6 horas num carregador CA de 7 kW), juntamente com uma economia de energia de 10%. 
  • Manutenção simplificada: manutenção mais fácil e maior potencial para reutilização de baterias em segunda vida, tanto em aplicações automóveis como estacionárias. 

O IBIS também simplifica a manutenção e facilita a reutilização de baterias em fim de vida em aplicações automotivas estacionárias, reduzindo a necessidade de recondicionamento extensivo. 

Ned Curic, Diretor de Engenharia e Tecnologia da Stellantis: “Este projeto reflete a nossa convicção de que a simplificação é inovação. Ao repensar e simplificar a arquitetura do grupo propulsor elétrico, estamos a torná-lo mais leve, mais eficiente e mais económico. Este é o tipo de inovação que nos ajuda a oferecer veículos elétricos melhores e mais acessíveis aos nossos clientes.”

Hervé Amossé, Vice-Presidente Executivo de Sistemas de Armazenamento de Energia da Saft: “O projeto IBIS é uma prova consistente da liderança da Saft em termos de inovação. Ao incorporar a tecnologia IBIS nas nossas aplicações de última geração, estamos a inaugurar uma nova era de soluções energéticas inteligentes, flexíveis e sustentáveis. A Saft continua a liderar o caminho na investigação avançada, oferecendo soluções de longo prazo e económicas, adaptadas às necessidades em constante evolução do mercado.”

Próximos passos: A fase 2 do projeto teve início em junho de 2025, com o apoio contínuo do governo francês por via do programa France 2030. A atenção foco transita agora para testes em condições reais de condução, o que pode abrir caminho para a integração da tecnologia IBIS nos veículos de produção da Stellantis até ao final da década. 

Além do setor automóvel, a arquitetura IBIS é promissora para uma ampla gama de aplicações, incluindo a ferrovia, exploração aeroespacial, transportes marítimos e centros de dados, reforçando o empenho da Stellantis e da Saft numa eletrificação escalável e sustentável.

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