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Dacia pronta e ambiciosa para o Rali Dakar

Depois do domínio evidenciado no Rali de Marrocos, em outubro, substanciado com uma vitória na estreia, os Dacia Sandriders fazem do Rali Dakar, a derradeira aventura do desporto automóvel, o seu próximo e formidável desafio.

A ronda de abertura do Campeonato do Mundo de Rally-Raid FIA 2025 (W2RC), de 3 a 17 de janeiro, é um teste sem paralelo para pilotos e máquinas. Realizado nas dunas de areia e em passagens rochosas de oeste a leste da Arábia Saudita, o próximo Rali Dakar marca o início da candidatura dos Dacia Sandriders ao título do W2RC de 2025 e segue-se aos 1º e 2º lugares conquistados no Rali de Marrocos, que serviu, acima de tudo, como um ensaio geral para o Rali Dakar.

Após a etapa do Prólogo, a 3 de janeiro, o Rali Dakar 2025 assenta num percurso com 5.145 quilómetros cronometrados, disputados ao longo de 12 dias de intensa competição. Com início em Bisha, no oeste da Arábia Saudita, o evento termina em Shubaytah, no leste, com um dia de descanso em Hail e uma paragem noturna, na capital Riade. Incluída no itinerário está a etapa Chrono 48H, com 971 quilómetros de competição.

A Chefe de Equipa da Dacia Sandriders, Tiphanie Isnard, não tem ilusões quanto ao árduo desafio que espera a equipa de três carros.

“Estamos prestes a defrontar o que só podemos descrever como um desafio humano extraordinário, mas que estamos determinados a enfrentar com coragem e convicção, tendo em conta o esforço que fizemos para nos prepararmos”, afirmou Isnard

“Embora seja um evento duro, com pouco descanso durante quase três semanas intensas, estamos entusiasmados com o que nos espera e mal podemos esperar para começar”.

“É claro que vamos para a prova como vencedores, depois da nossa vitória no Rali de Marrocos. Mas esse resultado de nada servirá se subestimarmos a tarefa que temos pela frente ou se não nos mantivermos concentrados ao longo de cada etapa.”

Após o Rali de Marrocos, a equipa dos Dacia Sandriders, equipados com pneus BFGoodrich, teve menos de um mês para preparar os seus carros da categoria Ultimate, antes da sua partida, por mar, para a Arábia Saudita. O Diretor Técnico, Philip Dunabin, explicou quais as alterações introduzidas nos Dacia Sandriders, movidos a combustível sustentável, antes do Rali Dakar 2025.

Para Nasser Al-Attyah, o objetivo é a vitória e estou muito confiante de que isso será possível. Mostrámos, em Marrocos, o potencial do nosso Dacia Sandrider, mas também a competitividade em condições difíceis e a qualidade da nossa jovem equipa. Mas com um percurso difícil, especialmente durante a primeira semana, temos de ser inteligentes, evitar correr riscos desnecessários e mantermo-nos concentrados. Duas das minhas cinco vitórias no Dakar foram na Arábia Saudita, por isso, tenho uma boa ideia do que podemos esperar. Mas este é um rali em que temos de contar com o inesperado, todos os dias, durante mais de duas semanas. Não vai ser fácil, mas vamos fazer tudo o que pudermos para ganhar.

Já Sebastien Loeb afirma que está “muito entusiasmado por começar o Dakar com os Dacia Sandriders. Trabalhámos arduamente para nos prepararmos para esta corrida e agora o entusiasmo está realmente a crescer. O nosso objetivo é sempre ganhar, mas sabemos quantos factores críticos têm de se alinhar para que isso aconteça. Vai ser um Dakar difícil e talvez tenhamos de gerir a nossa posição, mais do que fazer força para o podermos vencer. Vamos avaliar como as coisas evoluem dia após dia, mas tenho a esperança de que a nossa experiência seja uma vantagem fundamental. Estamos prontos para dar tudo o que temos e sei que a equipa vai fazer o mesmo.”

Cristina Gutiérrez confessa que os seus sentimentos são “antes do Dakar são muito fortes. Foi um ano incrível de aprendizagem. O Pablo e eu somos como duas crianças pequenas, mas sentimos que nos adaptámos muito bem à categoria Ultimate e que isso também nos fez dar o melhor de nós próprios. Sinto-me muito feliz por fazer parte da Dacia Sandriders, porque sinto que faço parte de uma verdadeira família. O ambiente entre toda a equipa é incrível e partimos com um grande entusiasmo para fazer um bom Dakar. Estamos conscientes de que é o primeiro ano em que estamos todos juntos, mas também estamos confiantes, depois dos testes e do Rali de Marrocos. Estou muito entusiasmada com o que aí vem e com os Dacia Sandriders”.

Os Dacia Sandriders vão enfrentar uma distância total de 7.726 quilómetros, no Rali Dakar 2025, incluindo 5.180 quilómetros cronometrados.

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