+ MotoresVideos

Dacia revela o Sandrider com que atacará o Dakar e o Mundial em 2025

A Dacia, a marca com espírito outdoor, prossegue o seu objetivo de redefinir o essencial, com a participação no Rali Dakar e no Campeonato do Mundo de Raid (W2RC), a partir de 2025. Para enfrentar alguns dos terrenos mais exigentes do planeta, a Dacia revela o seu protótipo de competição, o Sandrider, um modelo criado para vencer.

Inspirado no concept car Manifesto, o laboratório de novas ideias da Dacia apresentado em 2022, o Sandrider é um automóvel completamente novo, concebido especificamente para os rally-raids. Apoia-se na experiência desportiva do Grupo Renault e da Prodrive, empresa britânica especializada em desportos motorizados.

Mantendo a famosa abordagem da Dacia, o Sandrider foi desenhado para se concentrar no essencial do desporto automóvel, ou seja, o máximo desempenho e a vitória. Este inovador protótipo explora de forma inteligente todas as possibilidades oferecidas pelos regulamentos da categoria T1+ Ultimate, privilegiando a agilidade e o peso. Satisfaz, em pleno, as necessidades essenciais dos pilotos e co-pilotos, que participaram ativamente no seu desenvolvimento desde o início.

Logo desde o arranque do projeto, e antes das várias sessões de teste, os pilotos e co-pilotos ofereceram a sua vasta experiência e conhecimento aos designers e engenheiros da marca, principalmente através de sessões de design prático, utilizando a realidade virtual. O Sandrider está fortemente alinhado com os valores fundamentais da marca.

Estreia em competição marcada para outubro

Revelado hoje, o Sandrider inicia agora uma longa série de testes de desenvolvimento em vários países. A estreia oficial em competição acontecerá no Rali de Marrocos de 2024, a etapa africana do Campeonato do Mundo de Rally-Raid (W2RC), a disputar entre 5 e 11 de outubro. Os Dacia Sandriders, a equipa oficial da Dacia no W2RC, vão participar no seu primeiro Dakar e nas outras etapas do Campeonato do Mundo de Rally-Raid, em 2025.

Os Dacia Sandriders reúnem três equipas que combinam experiência, talento e motivação.

O francês Sébastien Loeb, de 49 anos, venceu o Campeonato do Mundo de Ralis nove vezes consecutivas, entre 2004 e 2012. É o piloto mais bem-sucedido do desporto automóvel e é frequentemente considerado o melhor piloto de ralis de todos os tempos. Sébastien Loeb participa no Dakar desde 2016 e terá como navegador o belga Fabian Lurquin.

A piloto de ralis espanhola Cristina Gutiérrez Herrero, de 32 anos, é um dos principais nomes das provas mundiais de todo-o-terreno. Já participou em oito ralis Dakar, entre 2017 e 2024. Cristina Gutiérrez venceu a Taça do Mundo de Todo-o-Terreno, na categoria T3, em 2021. Em janeiro deste ano, tornou-se apenas a segunda mulher a vencer uma categoria (Challenger) do Dakar, depois de Jutta Kleinschmidt, que ganhou a prova à geral. O navegador de Cristina Gutiérrez será Pablo Moreno Huete.

Nasser Al-Attiyah venceu cinco vezes a Taça do Mundo de Todo-o-Terreno e é o atual bicampeão do Mundo de Rally-Raid em título. Verdadeira lenda do Dakar, venceu esta espetacular prova cinco vezes.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO SANDRIDER

  • Categoria FIA: T1+ Ultimate
  • Chassis: tubular
  • Carroçaria: fibra de carbono
  • Motor: V6, 3.0 litros, biturbo, injeção direta
  • Potência máxima:  265 kW/360 cv às 5.000 rpm
  • Binário máximo: 539 Nm às 4.250 rpm
  • Transmissão: 4X4
  • Caixa de velocidades: sequencial, 6 velocidades
  • Suspensão dianteira/traseira: duplo braço
  • Curso de suspensão: 350 mm
  • Rodas: Alumínio, 17 polegadas
  • Pneus: BF Goodrich, 37 polegadas
  • Comprimento x largura x altura: 4.140 x 2.290 x 1.810 mm
  • Distância entre eixos: 3.000 mm
  • Projeção das rodas dianteiras/traseiras: 590/550 mm

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo