Velocidade

Tomás Pinto: “O maior desafio da temporada foi sem dúvida alguma a corrida dos C1”

No ano em que fez 16 anos de idade,  Tomás Pinto juntou  a mais uma época d aprendizagem no Campeonato de Portugal Rotax, a sua estreia nos automóveis. O “jovem lobo” de Peso da Régua quer continuar a melhorar em 2024, época em que representará o Famaconcret Racing Team.

No início da temporada, o que esperava de 2023?

No início de 2023 o meu objetivo era fazer uma boa época nos karts, a cada corrida tentar obter os melhores resultados. No início da época troquei de equipa e não me arrependi nada de o ter feito, pois a Dino Motorsport conseguiu sempre tornar o meu kart bastante competitivo e sempre rápido como eu queria. No meio do ano 2023, o meu amigo Luís Silva fez-me uma proposta para eu fazer pela sua equipa as 24h de C1 em Dezembro. Eu fiz 16 anos em setembro e lá fui para a minha primeira corrida de carro. Um ano em cheio!”.

Qual foi o maior desafio? 

O maior desafio da temporada foi sem dúvida alguma a corrida dos C1, porque para além de ser a minha primeira prova num carro de corrida foi numa prova de 24h, um prova totalmente diferente das que eu faço, pois é uma resistência e não um sprint. Tive de me habituar às trocas de pilotos, tive de me habituar a conduzir a noite, ao longo tempo de condução e perceber as melhores estratégias da equipa na gestão do carro. Foi uma experiência inesquecível e que me fez crescer muito como piloto”.

Qual foi o melhor momento e o momento mais despontante?

O melhor momento da temporada foi também na corrida dos C1. Tinha feito apenas 10 minutos do meu turno da noite e o motor partiu!… Quando cheguei a boxe estava bastante triste e a minha equipa, Luís Silva, Catarina Silva, Luís Silva Jr, Hélder Marques, Joana Silva, Sara Carvalho, Ana Claudia, João Silva  e o meu pai, Nuno Pinto – faço questão de mencionar todos, porque eles não me deixaram baixar os braços –  tudo fizeram, juntamente com a equipa técnica da A. Miranda Competições para recuperar o carro. Conseguiram montar o motor muito rápido, eu voltei para a pista e foi dos melhores momentos de sempre. Dei tudo e consegui fazer os tempos dos pilotos da frente, incluindo ter feito o terceiro melhor setor até então. Ultrapassei muitos carros e consegui sempre manter o ritmo durante o turno de hora e meia. O Luís Silva, nas boxes, puxou por mim, até ficou sem voz e fez com que os meus bons tempos saíssem. Nunca ninguém pensou que ia conseguir isto, nem eu, dado que era a minha primeira vez no carro, mas consegui surpreender toda a gente e não deixei ficar mal a minha equipa.

O pior momento da temporada foi na corrida de karting em Portimão, onde tive bastantes problemas com a afinação do kart e estive envolvido em alguns acidentes que danificaram bastante o kart, mas nunca baixei os braços e consegui levar o kart até ao fim, tendo recuperado 9 posições na última manga”.

Que balanço faz da temporada?

Para mim foi uma temporada muito positiva, consegui ser rápido, evoluir significativamente a cada corrida. No Troféu Rotax éramos sempre cerca de 40 pilotos em pista, havia sempre bastante confusão nas partidas e muita competitividade nas qualificações, pois quase todos os pilotos rodavam no mesmo segundo o que tornar exigente a condução em pista. Estou feliz com o que fiz nas três provas em que participei. Diverti-me muito ao longo do ano, descobri pistas novas, fiz muitos amigos e acho que esta temporada vai ficar marcada para mim pela estreia nos carros desta maneira, para mim foi fantástico. Logo a seguir aos C1, ainda foi possível ir até à Ilha da Madeira, para fazer a Taça de Karting da Madeira. Não conhecia a pista, mas, ao fim do segundo dia já estava a rodar no tempo dos pilotos da frente. Infelizmente, problemas mecânicos impediram-me de fazer um melhor resultado, mas foi uma excelente experiência. Quero agradecer ao meu pai por todo o apoio, conselhos e ajuda que me deu ao longo deste ano. Ele é incrível no apoio e nos conselhos que me dá!”.

Já tem os seus planos definidos para 2024?

Em 2024 vou alinhar pela Famaconcret, Racing Team. A época está já praticamente definida, mas cabe à equipa fazer o anúncio. O meu compromisso para 2024 é com o Luís Silva, líder da estrutura e ele é que vai decidir o que eu vou fazer. Acho que vai ser um ano fantástico, cheio de novidades e vou tentar sempre ser rápido e cumprir os objetivos como piloto e para a equipa”.

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