Velocidade

Adversário termina com participação de Miguel Ramos e Henrique Chaves em Spa

Os dois pilotos portugueses estiveram na luta pela vitória nas 24 Horas de Spa-Francorchamps, a terceira etapa do GT World Challenge Europe Endurance Cup, mas um toque de um concorrente acabou por colocar o carro nas barreiras de proteção e fora da corrida.

Miguel Ramos, Henrique Chaves e os seus colegas de equipa – Alexander West e Dean MacDonald – chegaram mesmo a liderar a corrida e, muito embora, a luta pelo triunfo fosse feroz, no mínimo, o segundo posto estava perfeitamente ao seu alcance.

No entanto, a meio da manhã, quando Miguel Ramos estava aos comandos do McLaren, um adversário deu um toque no português, enviando-o para as barreiras na aproximação a Blanchimont, uma curva que se faz a fundo. Miguel Ramos foi obrigado a ir ao centro médico do circuito, felizmente, sem problemas físicos de relevo, para além de se sentir algo combalido.

Dessa forma, uma vitória numas das mais importantes provas de endurance do mundo escapava sem que os homens do McLaren 720S GT3 número 188 tivessem qualquer responsabilidade. “É inadmissível que um piloto cometa uma falha daquela comprometendo definitivamente a nossa corrida. Estávamos na luta pela vitória e acredito que, no mínimo, estaríamos em segundo no final das vinte e quatro horas. A equipa esteve muito bem, assim como os pilotos e o carro, não merecíamos acabar assim”, afirmou Henrique Chaves.

Apesar do seu profundo desagrado com o que aconteceu, o piloto de português pretende deixar esta desilusão para trás das costas e focar-se nas próximas provas. “É desapontante ver um resultado desaparecer assim desta forma, mas temos de olhar em frente. O mais importante é que o Miguel saiu de um violento acidente sem mazelas físicas. Agora vamos tentar esquecer o que se passou e olhar para as corridas que temos pela frente”, sublinhou Henrique Chaves.

Já Miguel Ramos considerou “irresponsável a forma como o Froggatt abordou esta manobra. Entendo que todos estamos em pista para lutar por qualquer posição, todos os pilotos são ultracompetitivos, os carros têm andamento muito semelhantes, pelo que temos de ter alguns cuidados e respeitar os nossos adversários. O Froggatt nunca iria passar naquele ponto do circuito e aliás ele já se mantinha na minha ilharga traseira há uns bons metros, pelo que foi uma total irresponsabilidade o que ele fez ao ter tentado passar para o lado esquerdo, sem prever que me iria tocar e as consequências que daí poderiam advir. Felizmente o carro absorveu bem o impacto nas barreiras num ponto em que circulava a fundo. Fico ainda mais triste pelo Henrique, Alex e Dean, pois fizeram um excelente trabalho durante toda a semana e foi a mim que calhou estar ao volante no momento errado. Adoro este desporto, sou muito competitivo, mas respeito muito os meus adversários pois sei que eles tentam o mesmo que eu, mas no limite, como em tudo na vida, não vale tudo para ganhar. Fica mais difícil em termos do Campeonato de Endurance, até porque esta prova era muito importante, mas ainda não acabou e faltam duas corridas para tentar recuperar. Vamos agora para a pausa de Verão e no início de setembro voltaremos mais fortes na Alemanha”.
 
A próxima ronda do GT World Challenge Europe Endurance Cup disputa-se em Hockenheim nos próximos dias 3 e 4 de Setembro, mas entretanto, nos dias 27 e 28 de Agosto terá em Barcelona mais uma etapa das European Le Mans Series.

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