Velocidade

Henrique Chaves com boa estreia no Dubai

Henrique Chaves assinou uma estreia positiva no Asian Le Mans Series, tendo conquistado o nono lugar na primeira ronda da temporada, as 4 Horas do Dubai. Já na segunda ronda terminou no décimo primeiro posto da classe GT.

O jovem português chegava ao Médio Oriente sem conhecer a sua nova equipa, a TF Sport, o carro, o Aston Martin Vantage GT3, o circuito, o Dubai Autodrome, e os seus colegas de equipa, Jonathan Adam e John Hartshorne, o que o obrigava a um esforço redobrado.

A qualificação foi realizada por Jonathan Adam, piloto oficial da Aston Martin, tendo o experiente escocês conseguido o décimo primeiro lugar entre os GT para a corrida de hoje e a pole-position para a 2ª prova, o que abria boas perspectivas para o trio do carro número noventa e cinco.

John Hartshorne foi encarregue de efectuar o primeiro turno de condução e, nas primeiras voltas, caiu para décimo sexto, entregando o carro a Henrique Chaves no décimo oitavo posto. O piloto de Torres Vedras encetou então uma perseguição notável e, com um ritmo impressionante, sobretudo para quem nunca tinha competido com o Aston Martin, guindou-se ao décimo lugar, assinando pelo caminho aquela que era até então a segunda melhor volta da corrida entre os concorrentes de GT.

Jonathan Adam realizou o último “stint”, mas a necessidade de realizar uma paragem nas boxes extra acabou por o atirar para décimo primeiro, apesar do bom andamento revelado. Após o final, diversos concorrentes foram penalizados com o tempo correspondente a uma passagem pela via das boxes, dado terem ultrapassado o tempo máximo para cada turno de condução, o que promoveu o piloto luso e os seus colegas de equipa ao nono lugar final.

No final da prova Henrique Chaves estava agradado com a sua prestação e adaptação a todo um novo ambiente. “Estou satisfeito com a minha primeira corrida ao volante do Aston Martin Vantage e no Dubai. Temos ainda de tentar melhorar o carro, que está subvirador, tendo também começado a fugir de traseira quando os pneus ficaram menos frescos, mas consegui imprimir um bom ritmo e ganhar posições em pista. Foi muito positivo”, apontou o português.

Depois da excelente prestação da corrida inaugural, o jovem português tinha boas perspectivas para a corrida de domingo, uma vez que o Aston Martin Vantage que divide com Jonathan Adam e John Hartshorne alinhava na pole-position.
 
Porém, o Gentleman Driver inglês não teve um bom início de corrida, caindo para décimo terceiro na primeira volta. John Hartshorne acabaria por entregar o carro da TF Sport a Henrique Chaves na décima nona posição. Para dificultar ainda mais a situação do piloto de Torres Vedras, pouco depois de ter saído das boxes, verificou-se uma situação de Full Course Yellow, o que permitiu aos carros que ainda não tinham parado realizar a troca de pilotos com custo muito inferior em tempo.

Henrique Chaves, ainda assim, evidenciou um ritmo forte a partir do momento em que as bandeiras verdes foram mostradas, mas mais duas situações de Full Course Yellow impediram que pudesse ganhar as posições que recuperaria em condições normais, entregando o Aston Martin a Jonathan Adam no décimo quinto posto. O escocês, piloto oficial da marca de Gaydon, prosseguiu a recuperação iniciada pelo português, mas viria a bandeira de xadrez no décimo primeiro lugar, a meio segundo do décimo classificado.

Após a prova desta tarde, Henrique Chaves mostrava-se conformado com todos os infortúnios que a equipa do carro noventa e cinco foi sofrendo. “Foi uma corrida complicada! O John (Hartshorne) teve um turno muito difícil, ficou no meio do tráfego, o que teve como resultado perder muito tempo. Depois tivemos o azar de, depois de ter entrado no carro, ter havido uma situação de Full Course Yellow, o que nos fez perder ainda mais tempo. No meu ‘stint’ não pude recuperar muito, dado que a corrida esteve neutralizada durante largos momentos. O Jonny fez um grande turno e por pouco não subia a décimo. Foi uma prova com muitas contrariedades, mas às vezes é assim“, apontou o português.

As Asian Le Mans Series prosseguem já no próximo fim-de-semana com duas corridas no circuito de Yas Marina, Abu Dhabi.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo