Monte-Carlo: Ogier lidera, Loeb brilha!
As duas especiais noturnas que inauguraram a nova era do WRC mostraram que o “estatuto é um posto”. Sébastien Ogier venceu as duas especiais e lidera, tendo logo atrás de si Sébastien Loeb. Os dois terminaram a jornada inaugural separados por 6,7 segundos.

A edilção 2022 do Rali de Monte-Carlo arrancou sob o signo da incerteza quanto ao valor e fiabilidade dos novos Rally 1 híbridos. A etapa noturna de arranque mostrou que a nova fórmula tem potencial e poderá mesmo vir a fazer esquecer a fabulosa geração anterior de “Rally Car”, mesmo que os quilómetros iniciais de competição tenham mostrado algumas fragilidades técnica,s próprias da juventude dos projetos, bem como alguma dificuldade de adaptação por parte dos pilotos.
Alheados de tudo isso, os dois “mestres” que dominaram o panorama do Mundial de Ralis nas últimas duas décadas, voltaram a provar porque é que entre si têm 17 títulos mundiais e são os mais bem sucedidos pilotos da história do campeonato.
Fazendo valor todo o seu talento e a sua experiência, Sébastien Ogier, desta feita acompanhado pelo compatriota Benjamin Veillas, impôs sua lei, vencendo as duas especiais do programa e colocando assim o Toyota GR Yaris Rally 1 no comando da prova, a exemplo do que em muitas edições anteriores, o atual campeão do mundo fez, sempre a caminho dos seus múltiplos triunfos na prova monegasca.
Após 38,5 kms contra o cronómetro, possuiu uma vantagem de apenas 6,7 segundos sobre Sebastien Loeb que assinou uma condução magistral aos comandos do bem nascido Ford Puma Rally 1 da M-Sport. Tendo a seu lado a copiloto Isabelle Galmiche, Loeb fez o segundo tempo nas duas PEC e provou que está na luta pela vitória no rali e que é uma mais valia para a marca americana.

Logo atrás, no terceiro posto, está a dupla formada por Elfyn Evans e Martin Scott no segundo Yaris da equipa oficial nipónica. está a 4,5 segundos de Loeb e a 11,2 de Ogier, revelando motivação para querer lutar com os dois consagrados que o precedem na geral.
Nesta primeiira análise comparativa entre o atual momento de forma das novas máquinas das três equipas oficiais, uma palavra a a -Sport que vê mais dois Puma Rally 1 colocados nas 4º e 5º posições, atrávés de Adrien Formoaux e Gus Greensmith, com Craig Breen a aparecer no 7º posto. 4 Ford no Top 7.
Muito tímido foi o arranque da Hyundai, tendo em Thierry Neuville o seu melhor representante, mas apenas no 6º lugar, já a 28,5 segundos do líder. Tanak é 8º e Solberg fecha o top dez. Foram várias as queixas dos pilotos da marca coreana quanto ao comportamento do i20 N Rally 1.
Amanha, sexta-feira, a 2ª etapa do rali de Monte-Carlo tem 6 classificativas, com um total de 97,96 quilómetros.




