Serras de Fafe e Felgueiras: Mikkelsen e Araújo lideram
O Rali Serras de Fafe e Felgueiras viveu uma jornada inaugural emocionante. A primeira etapa da sexta prova dos campeonatos europeu e de Portugal de ralis transformou-se num desafio duro, pois a chuva e o nevoeiro vieram apimentar a dificuldade espalhada ao longos dos 113 quilómetros de contra o cronómetro, distribuídos por oito especiais.
Tendo Fafe como centro nevrálgico, o rali proporcionou aos aficionados um dia de grande espetáculo, com lutas titânicas pela liderança. Na guerra competitiva dos protagonistas do europeu, Andreas Mikkelsen e Dani Sordo foram protagonistas maiores de um duelo que a partir da seção da tarde, incluiu ainda o russo Alexey Lukyanuk.
Mikkelsen entrou a ganhar, mas Sordo foi mais forte nas especiais dois, três e quatro, chegando ao fim da manhã no comando da prova. Na segunda secção, Mikkelsen entrou novamente forte e recuperou a liderança do rali que manteria até ao final da etapa.

Pelo meio, Lukyanuk conseguiu a sétima especial, uma delas exquo com o comandante norueguês, enquanto o romeno Simone Tempestini também saboreou o doce trago da vitíria na classificativa numero seis. Perante a forte oposição e Sordo e Lukianuk, Mikkelsen voltaria a vencer o oitavo e último troço, terminando a jornada com apenas 4,4 segundos de vantagem sobre o russo, vendo ainda Dani Sordo atirar a toalha ao chão, desistindo nesta segunda passagem por Boticas.
Com tudo isto, é agora Armindo Araújo que assume o terceiro lugar da geral, sendo ainda o líder nas contas nacionais. O campeão em título não teve tarefa facilitada, protagonizando uma luta sem tréguas com Bruno Magalhães ao longo de toda a etapa. Os dois, alternaram nas vitórias e no comando. Armindo venceu quatro troços e Bruno três, trocando na liderança troço após troço, até que no fecho da jornada, um forcing intendo de Araújo o fez disparar na liderança, indo descansar com 13,5 segundos de vantagem sobre o piloto do novo Hyundai i20 Rally 2, que é quarto da geral.
Sem ter passado ao lado de algumas dificuldades, e de alguns erros que fizeram perder alguns segundos, Armindo Araújo acabou por minimizar essas perdas e terminar os oito especiais numa excelente posição. “Partimos para esta etapa claramente com o objetivo de lutar pela primeira posição entre o CPR e tivemos uma intensa luta com o Bruno Magalhães durante todas as especiais. Não entramos bem, depois conseguimos assumir a liderança, mas dois piões nas duas passagens por Agra, fez com que perdêssemos aí a primeira posição. A especial de Boticas acabou por se revelar o nosso grande trunfo, pois foi aí que conseguimos, nas duas passagens, ganhar o maior número de segundos à concorrência”, disse no regresso a Fafe o campeão nacional.
Ricardo Teodósio venceu uma especial, mas terminou o dia com muitos problemas no Skoda e está já a mais de seis minutos do líder nacional, sendo terceiro nas contas do CPR.
A 2ª Etapa começa este domingo às 08h30 na praça velha, em Fafe. São novamente quatro especiais, percorridas duas vezes, para o dia de todas as decisões. Seixoso, Sta Quitéria, Montim e Lameirinha. O rali terminará no pódio montado frente à Câmara Municipal de Fafe, com a consagração dos vencedores desta edição 2021 do Rali Serras de Fafe e Felgueiras.






