José Grosso deu espetáculo no Rally Legend Madeira
Aos comandos do seu raro Ford RS 2000 Xpack de 1978, José Grosso e Carla Gouveia encararam a edição 2022 do prestigiado Rally Madeira Legend com o seu habitual mote: privilegiar o espetáculo, para lá dos tempos e assim o fizeram enquanto a mecânica do carro americano o permitiu.
A dupla leiriense da Grossorent integrou um naipe de excelência, com o evento a ter uma lista de participantes verdadeiramente de luxo. A ideia inicial de José Grosso era estar na prova integrado no pelotão do Legends Show, fora de competição, mas a nova abordagem técnica do Regulamento acabou por os colocar na Categoria Legends Open

A prova iniciava-se com uma dupla passagem noturna pelos 7,19 quiómetros da classificativa de Palheiro Ferreiro.
“Foi um desafio enorme. À noite, com nevoeiro, piso húmido, torna-se um troço para os especialistas locais, que o conhecem na perfeição. Obviamente não é o meu caso, nem de muitos outros pilotos e tentei andar o mais rápido que me foi possível, baseado nas passagens durante o reconhecimento”.
E quis o destino que fosse um arranque atribulado.
“Na primeira passagem, com o acidente do Cláudio Nóbrega, que nos antecedia na estrada, o tempo deixou de ter qualquer importância. Depois, decidi atacar na segunda ida ao troço e quando íamos a rodar muito forte, em plena reta, perto da chamada zona da pedreira, em quarta à fundo, o carro desligou por completo, motor, luzes, tudo(!) e, felizmente, tive o sangue-frio de travar a fundo e, sem ver nada, conseguir reduzir a velocidade até dar um toque praticamente já com o carro a parar”.
A preocupação imediata de José Grosso e Carla Gouveia foi “sair do carro e avisar a equipa seguinte, pois estávamos numa zona sem qualquer visibilidade. Corri umas centenas de metros e felizmente conseguimos fazer parar os carros seguintes, evitando males maiores”.
A desistência ficava consumada, mas e com os ânimos mais serenados, a equipa percebeu que os danos no Ford Escort eram menores, embora o carro se recusasse a trabalhar e tivesse de ser rebocado.
Assim foi feito e para as oficinas do Team FBI que “com a sua amabilidade e sabedoria, identificaram o problema: um simples fusível, que sai do corta corrente, queimou e tinha simplesmente desligado o carro por completo!”.
Como tal, José Grosso usou da prerrogativa de ser autorizado a participar na Super Especial de fecho do Rally Madeira Legend 2022, em plena Avenida do Mar, no Funchal, sendo acompanhado de dois navegadores muito especiais:

“Como já participei na Super Especial fora de prova, coloquei-me à disposição da organização para fazer as passagens com convidados e surgiu a hipótese de levar comigo o Lourenço e o Vicente, dois gêmeos de seis anos, invisuais de nascença. Jamais esquecerei. Foi emocionante poder proporcionar aos dois uma experiência que eles jamais esquecerão, tal como eu recordarei sempre o momento. Foi único!”.
Terminada a participação no Rally Madeira Legend, o piloto colecionador de Leiria prepara já a sua habitual participação no leiria Festival Rallye evento organizado pelo Núcleo de Desportos Motorizados de Leirias e que decorrerá de 2 a 4 de dezembro.




