André Cabeças em Mesão Frio com evoluções no DS3 R5
O piloto que defende as cores da Shore, vai estar na prova mesãofriense para, juntamente com o seu navegador Bino Santos, testar em competição as evoluções introduzidas pela Sports & You no Citroen. Vencedores da edição 2019, num dos triunfos que os conduziu ao título brilhantemente conquista no Campeonato Norte de Ralis da época transata, André Cabeças e Bino Santos estão de volta à prova organizada pelo Clube Automóvel da Régua, mas, desta feita, com objetivos e argumentos técnicos completamente diferentes.
O Team Shore Racing decidiu que a época de 2020 seria de transição para outros voos e de adaptação a novas exigências. Foi adquirido um Citroen DS3 R5 e, como nos refere André Cabeças, os objetivos seriam sempre “muito diferentes do que estávamos habituados. Entramos num mundo novo, que, sabíamos à partida, iria exigir de mim, do Bino e de toda a equipa um longo período de adaptação. Como tal, 2020 passou a ser uma época de aprendizagem do que é pilotar um R5 e tínhamos noção de que não seria tarefa fácil”.
A presença em Mesão Frio insere-se “na estratégia que delineamos. Vamos extracampeonato, inseridos no grupo X5 e, até pelas características do rali, muito exigente e muito técnico, será um longo teste em competição e que nos permitirá ganhar muita experiência. Queremos terminar, fazendo assim muitos quilómetros contra o cronómetro”.
“Castelo Branco foi uma lição para não esquecer!”
A dupla vem de um momento menos positivo. No Rali de Castelo Branco e ainda numa fase inicial da prova da Escuderia, o Citroen DS3 R5 da Shore acabou fora de estrada, com danos suficientes para atirar precocemente André Cabeças e Bino Santos para fora do rali.
O piloto assume que “cometi um erro básico que pagamos muito caro. Não foi, de todo, qualquer excesso de entusiasmo. Foi simplesmente um momento menos bom no ataque a uma curva e acabamos fora de estrada. Pilotar um R5 leva-nos a estar sempre no fio da navalha, no limite e exige total concentração e uma longa e profunda adaptação que ainda não temos. É uma lição que não vamos esquecer!”.
DS3 R5 com evolução já em Mesão Frio
O tempo que mediou desde Castelo Branco até este novo desafio, não serviu apenas para resolver os danos causados pelo acidente. O carro foi alvo de “um trabalho profundo, feito em conjunto pela nossa equipa e pela Sports & You. Finalmente, decidimos e tivemos tempo para colocar o Kit de Evolução que a Citroen desenvolveu em 2017 para este DS3 R5. Até agora, o meu carro estava com especificações de 2014, o que limitava muito a sua performance e o seu equilíbrio”.
André Cabeças revela que este “upgrade dá mais potência e binário ao motor e melhora a refrigeração, tornando-o mais fiável e mais competitivo, dando-me também mais segurança para poder, paulatinamente, tirar todo o seu potencial”. O objetivo da dupla da Shore passa agora por “e já em Mesão Frio, andar mais rápido que em Castelo Branco e tentar rodar nos ralis que vamos fazer abaixo de 1 segundo por quilómetro em relação aos R5 da nova geração, que são tripulados pelos pilotos mais rápidos do nosso campeonato principal. É esse o nosso objetivo para 2020”.
O 9º Rali de Mesão frio terá início ao início da noite de sábado, 15 de agosto, sendo disputada uma única especial, nesse primeiro dia. No domingo, 16 de agosto, serão 7 as especiais a disputar. O rali terá 65,22 quilómetros de PEC’s e 59,88 kms de ligação. Em termos de calendário 2020, o Team Shore Racing vai ainda marcar presença nos Ralis Vidreiro, Montelongo; Casinos do Algarve e Camélias.